«À exceção de Rúben Dias, há um défice de centrais com grande qualidade» – Entrevista BnR com Fernando Meira

- Advertisement -

– Futebol atual e a Seleção Nacional – 

«É difícil descrever aquilo que é viver um Campeonato do Mundo,
mas foi algo que me marcou para sempre
».  

BnR: O que significou para ti ser titular num dos melhores mundiais de sempre da nossa seleção nacional (2006)?

FM: Foi algo especial, foi a parte mais alta da minha carreira. É uma experiência espetacular jogar ao mais alto nivel, na nossa seleção, num Campeonato do Mundo. Foi prestigiante para mim e eu adorei ter essa experiência. Infelizmente, as coisas não correram bem porque acabámos por perder nas meias-finais frente à França apenas por um pênalti. Mas foi uma experiência incrível. É difícil descrever aquilo que é viver um Campeonato do Mundo, mas foi algo que me marcou para sempre.

BnR: Se te dessem a escolher, qual é que achas que foi a seleção mais forte: a de 2006 ou a de 2016, que acabou campeã da Europa?

FM: Não há comparações possíveis. São seleções diferentes, são jogadores diferentes, são gerações diferentes… Nós tínhamos os nossos pontos fortes e fracos e essa seleção também os tinha. No futebol é preciso ter sorte e nós, com um pouco de sorte, podíamos ter ido, pelo menos, à final e a partir daí tudo também diz respeito a um pouco de sorte quando só há quatro equipas. A sorte não teve no nosso lado porque, como disse, sofremos um golo de pénalti.

Meira somou 54 internacionalizações pela equipa A de Portugal
Fonte: UEFA
BnR: A seleção nacional foi recentemente vencedora da Liga das Nações. Achas que foi um desfecho justo?

FM: Sim, Portugal mereceu ganhar a Liga das Nações. Tem feito um excelente percurso com malta jovem e com qualidade. O Fernando Santos tem feito um trabalho estupendo. O Ronaldo tem motivado e tem sido um exemplo para os mais novos. Mas o treinador tem aquela mais-valia de saber motivar as “tropas”

BnR: Fala-se numa “crise” de centrais em Portugal. Achas que o futuro está assegurado com jogadores como Rúben Dias, Diogo Leite ou Ferro?

FM: Concordo que existe essa “crise”. Não se vêem grandes centrais jovens. À exceção do Rúben Dias, há um défice de centrais portugueses com grande qualidade e, por isso, é importante que se formem e que os mais novos acreditem que podem lá chegar um dia.

BnR: Quem é o favorito a ser campeão nacional?

FM: Acredito que o Benfica é o grande favorito para ser campeão nacional. Mantendo o Bruno Lage e mesmo após a perda do João Félix, acredito que se vai reforçar como deve ser. O FC Porto teve muitas perdas e não será fácil criar agora uma estrutura que seja capaz de ser mais forte do que aquela que foi o ano passado. Por isso, o Benfica é o grande favorito a ser campeão nacional.

BnR: Para terminar, tens algum plano ou objetivo na tua vida, a curto/médio prazo?

FM: Vivo um dia de cada vez. Gosto de aproveitar o facto de estarmos cá. Não faltam exemplos de doenças e coisas más no mundo de todos nós. Devemos aproveitar o facto de termos saúde e podermos viver. Eu gosto de viver um dia de cada vez e para a minha família e com a sensação de dever cumprido. Quero dar a melhor educação aos meus filhos e fazer de tudo para que eu, a minha mulher e os meus filhos possamos ser felizes.

 

Foto de Capa: UEFA

Artigo Revisto por: Ana Ferreira

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa nacional garante: FC Porto vai apresentar queixa contra Frederico Varandas

O FC Porto avança com queixa contra Frederico Varandas, presidente do Sporting, após Clássico da passada segunda-feira.

FC Porto: Tomás Pérez já viajou para o Brasil

Tomás Pérez não treinou pelo FC Porto nesta quinta-feira de manhã e já viajou para o Brasil. Médio será emprestado.

Al Hilal: Entrada de Karim Benzema deixa ex-Benfica de fora dos inscritos na Liga Saudita

Darwin Núñez está fora da lista de jogadores inscritos do Al Hilal na Liga da Arábia Saudita. Karim Benzema presente.

Casper Ruud confirmado no Estoril Open: «Mal posso esperar por regressar»

Casper Ruud vai participar na 11.ª edição do Estoril Open. Torneio decorrerá de 18 a 26 de julho no Clube de Ténis do Estoril.

PUB

Mais Artigos Populares

Vítor Pereira vai mesmo regressar à Premier League

Vítor Pereira vai ser o próximo treinador do Nottingham Forest. Técnico português prepara-se assim para regressar à Premier League.

Chelsea pondera contratar internacional brasileiro da Premier League

O Chelsea pondera avançar para a contratação do médio brasileiro Bruno Guimarães no próximo mercado de verão.

À atenção do Benfica: Kylian Mbappé em dúvida para o jogo do Real Madrid frente à Real Sociedad deste sábado

Kylian Mbappé está em dúvida para o jogo do Real Madrid frente à Real Sociedad, marcado para o próximo sábado. O avançado está com desconforto no joelho esquerdo.