📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«Gostaríamos de ter mais pontos do que aqueles que temos mas a temporada não está perdida» – Entrevista Bola na Rede a Lukás Hornícek

- Advertisement -

Lukás Hornícek é o vencedor do prémio de “Talento do Mês” do Bola na Rede. O guarda-redes do Braga deu uma entrevista exclusiva ao nosso site no momento de receber o prémio.

Vencedor do Prémio Talento Bola na Rede relativo ao mês de outubro de 2025, Lukás Hornícek deu uma entrevista ao nosso site. O guarda-redes do Braga destacou-se no excelente mês de outubro dos minhotos com apenas um golo sofrido em Alvalade em cinco jogos disputados.

«Claro que gostaríamos de ter mais pontos do que aqueles que temos neste momento, mas a temporada não está perdida».

Bola na Rede: Lukás, antes de mais, parabéns pelo prémio. O que significa para ti ser distinguido como Talento do Mês de outubro pelo Bola na Rede?

Lukás Hornícek: Muito obrigado. Para mim, significa muito, mas acima de tudo destaco a coragem da equipa. Temos estado acima da média na Primeira Liga e ser reconhecido como o melhor guarda-redes do mês é uma coisa extraordinária.

Bola na Rede: Quais eram as expectativas da equipa para esta nova temporada com a chegada do novo treinador Carlos Vicens?

Lukás Hornícek: Sabíamos que era importante crescermos todos os dias com as ideias do mister e temos conseguido fazê-lo. Claro que gostaríamos de ter mais pontos do que aqueles que temos neste momento, mas a temporada não está perdida. Ainda temos muito tempo para conquistar mais pontos e ficar lá em cima na tabela. Esse é o nosso objetivo agora e foi também o que definimos no início da época: lutar com Benfica, Porto e Sporting, com as melhores equipas de Portugal.

Bola na Rede: Em relação ao mês de outubro, no qual o Braga e o Lukás estiveram em grande destaque, 15 golos marcados e apenas um golo sofrido em seis jogos. Sentes que foi um mês de afirmação não só para ti, mas também para a equipa?

Lukás Hornícek: Sim, acho que foi um mês muito importante para nós, não só pela confiança no nosso jogo, mas também pelo próprio estilo de jogo com que nos temos afirmado. De certa forma, os resultados também nos tranquilizaram depois de uma fase menos positiva. Agora, temos de continuar a construir o nosso caminho com essas vitórias e começar a amealhar mais pontos.

Bola na Rede: Na Europa League, o Braga já venceu Feyenoord, Celtic e Estrela Vermelha. Agora perdeu diante do Genk, mas tem tido uma prestação exemplar na competição. Existe algum objetivo definido internamente para esta prova?

Lukás Hornícek: Sim, tentamos sempre definir os objetivos mais altos possíveis, por isso, é claro que queremos ganhar a Liga Europa. Mas, tendo começado bem a prova e com os nove pontos que temos neste momento, temos uma boa oportunidade de ficar já entre os primeiros oito classificados. Esse é o nosso foco e o nosso objetivo para os próximos jogos da competição.

Lukás Hornícek Bola na Rede
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

«O meu primeiro objetivo é jogar no Braga, fazer boas exibições e ajudar a equipa a conquistar bons resultados. Só depois espero voltar a ser chamado à Seleção».

Bola na Rede: Já foste convocado para a seleção da Chéquia esta época, embora ainda não te tenhas estreado oficialmente. É um dos teus grandes objetivos a curto prazo?

Lukás Hornícek: Sim. O meu primeiro objetivo é jogar no Braga, fazer boas exibições e ajudar a equipa a conquistar bons resultados. Só depois espero voltar a ser chamado à Seleção, conseguir afirmar-me na baliza da Chéquia e mostrar o meu valor.

Bola na Rede: Defrontaste o Matheus esta temporada, um colega que tiveste durante muitos anos e da mesma posição. Quão importante foi para ti teres tido o Matheus e também o Tiago Sá ao teu lado no teu desenvolvimento até chegares a titular do Braga?

Lukás Hornícek: Acho que foi essencial. O Matheus sempre foi uma pessoa muito séria, trabalhadora, chegava ao centro de treinos muito cedo para fazer ginásio, sauna e depois treinar connosco. Já o Tiago Sá é um jogador muito experiente, com muita paciência e um enorme amor pelo clube. Acho que absorvi todos esses aspetos positivos dos dois, e foi também por isso que consegui tornar-me no jogador que sou hoje.

Bola na Rede: No início da pré-época disseste que querias ir passo a passo e que o teu primeiro objetivo seria a afirmação como titular. Tendo em conta este início de temporada, sentes que já conquistaste a confiança do mister e atingiste esse objetivo?

Lukás Hornícek: Acho que sim, mas isto é futebol e todos sabemos que, se eu baixar o rendimento ou facilitar, posso perder o meu lugar. Por isso, o meu objetivo é continuar a melhorar todos os dias e tentar mostrar a minha melhor versão em cada treino e em cada jogo.

Bola na Rede: Apesar da derrota no Dragão e do empate em Alvalade, a equipa mostrou muita personalidade e, em vários momentos, esteve por cima do jogo. Tendo em conta que a equipa assume várias estruturas durante o jogo, tem sido fácil interiorizar e colocar em prática essas dinâmicas que o mister Carlos Vicens quer implementar?

Lukás Hornícek: No início foi difícil. Tivemos de trabalhar muito durante a pré-temporada e até nos primeiros jogos da Primeira Liga. É um estilo de jogo exigente, mas quando estamos todos ligados, todos a correr e a querer ter bola, tornamo-nos uma equipa muito difícil para os adversários, mesmo quando eles colocam muitos jogadores na frente. Isso também nos cria espaço lá na frente para atacar. Agora, acho que estamos muito bem nesse aspeto.

Lukás Hornícek Bola na Rede
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

«Ser um guarda-redes completo é quase impossível, todos temos algumas fragilidades, mas é nisso que devemos focar-nos: praticar ao máximo para estarmos sempre a 100% na baliza».

Bola na Rede: Falando agora do teu jogo, tens sido um elemento importante na construção a partir de trás, muitas vezes funcionando como um líbero. Como tem sido essa adaptação e sentes que hoje és melhor no jogo de pés do que no início da época?

Lukás Hornícek: Foi uma mudança, mas também tem a ver com o estilo de jogo que as outras equipas passaram a adotar. Quando tenho de assumir, sinto-me confortável, porque sei que os meus colegas têm muita qualidade para lidar com alguns passes menos bons que às vezes faço. Sinto que, em relação ao jogo de pés, foi algo a que estivemos muito atentos e que temos vindo a desenvolver desde o início da temporada e a verdade é que temos trabalhado bem. Agora, acho que já estou com mais qualidade do que tinha no início da época.

Bola na Rede: Sei que foste pai há pouco tempo, parabéns por esta nova etapa da tua vida. Como tem sido esta nova fase da tua vida?

Lukás Hornícek: Em termos de futebol, tenho tudo muito claro. Obviamente, ser reconhecido é algo muito bonito, mas não quero dar-lhe demasiada importância, para mim, o que importa é a equipa. Quanto a ser pai, é a melhor coisa do mundo. Estou extremamente feliz, mesmo que, às vezes, chore durante a noite ou não consiga dormir tão bem. É simplesmente extraordinário.

Bola na Rede: Quais são as tuas perspetivas individuais para o resto da temporada?

Lukás Hornícek: Gostaria de continuar a evoluir, tanto entre os postes como no posicionamento e em tudo o que for necessário. Ser um guarda-redes completo é quase impossível, todos temos algumas fragilidades, mas é nisso que devemos focar-nos: praticar ao máximo para estarmos sempre a 100% na baliza.

Bola na Rede: E em termos coletivos, quais são os objetivos da equipa para o que falta jogar?

Lukás Hornícek: Como o mister nos explicou no início da temporada, queremos ir subindo degrau a degrau até ao cimo da montanha. Esse tem de ser o nosso objetivo: não podemos pensar demasiado à frente. O mais importante é continuar a trabalhar, focar-nos no presente e encarar cada jogo da melhor forma possível.

Bola na Rede: Agora segue-se o Nacional, uma equipa que já vos venceu esta temporada. O que esperas deste jogo da Taça de Portugal?

Lukás Hornícek: Eles vão entrar com a mesma vontade e ambição que tiveram contra nós na Primeira Liga, mas acho que agora estamos numa fase diferente da temporada. Nota-se que a equipa está mais confortável e confiante, e acredito que o Nacional vai sentir isso. Queremos vingar-nos (risos) e não podemos facilitar contra qualquer equipa. O objetivo é ganhar o jogo.

Lukás Hornícek Bola na Rede
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede
Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e trabalha atualmente na área do jornalismo desportivo. Apaixonado pelo mundo do desporto, tem no futebol a sua principal área de interesse e análise.

Subscreve!

Artigos Populares

Olheiro BnR | Noah Markmann

Na época passada, Noah Markmann começou a ganhar os primeiros minutos pela equipa principal do Nordsjælland

Cruzeiro de Leonardo Jardim empata e praticamente diz adeus à luta pelo Brasileirão

O Cruzeiro empatou frente ao Juventus a três bolas esta quinta-feira, em jogo da 34.ª ronda do Brasileirão.

Rui Borges analisa lado esquerdo do ataque: há dois fortes sucessores para Pedro Gonçalves na Taça de Portugal

O Sporting vai enfrentar o Marinhense na quarta eliminatória da Taça de Portugal. Pedro Gonçalves encontra-se lesionado.

José Mourinho pondera surpresa na Taça de Portugal

José Mourinho pode lançar um sistema de três centrais no encontro frente ao Atlético, para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Promessa do Sporting que chegou do Real Madrid operado: «Em breve estarei de volta»

Paulo Iago, jovem jogador que pertence aos quadros do Sporting, foi submetido a uma cirurgia, para acabar com a saga de lesões que tem sofrido.

Elma Aveiro revolta-se com críticas a Cristiano Ronaldo: «Isto não é para quem quer, é para quem pode»

Elma Aveiro respondeu às reações direcionadas a Cristiano Ronaldo. Tudo aconteceu depois do encontro entre o jogador e Donald Trump.

Fim da linha: Fábio Carvalho lesiona-se e só volta em 2026/27

O Brentford anunciou que Fábio Carvalho foi operado e não vai voltar a entrar em campo na presente temporada.