«No início do Belenenses SAD X SL Benfica vieram-me as lágrimas aos olhos» – Entrevista BnR com Tomás Ribeiro

– Passado Azul –

«No início do Belenenses SAD X SL Benfica vieram-me as lágrimas aos olhos»

Bola na Rede: Acabaste por ser um dos primeiros grandes produtos da Liga Revelação. Que importância teve a competição para ti?

Tomás Ribeiro: Imensa. A Liga Revelação foi uma das melhores coisas que já criaram em Portugal. O jogador português é muito bom a nível técnico e tático e, ao mesmo tempo, é muito trabalhador. A Liga Revelação vai continuar um papel muito importante no que toca a jovens que possam, ao fim e ao cabo, ver facilitada a transição de júnior para sénior.

Bola na Rede: Acontece também que na formação não participaste com regularidade, por exemplo, em fases finais dos campeonatos nacionais ou na Youth League, como acontece com outros jogadores.

Tomás Ribeiro: Fez-me crescer a outros níveis. Nunca tive o peso de jogar em equipas ditas grandes em Portugal, mas creio que ter jogado no CAC, no Clube de Futebol “Os Belenenses”, cresci mentalmente como atleta. Aprende-se muito. Como em tudo na vida, seja nas situações positivas, seja nas situações não tão positivas, há sempre algo de bom a tirar. Mesmo nas próprias lesões. No futebol há uma coisa boa: no dia a seguir, temos sempre mais uma oportunidade. Portanto, se as coisas não estão a correr bem e deitarmos a toalha ao chão, aí é que as coisas não vão mudar.

Bola na Rede: Na maior parte do tempo, enquanto sénior, estiveste com o mister Petit. Ele soube espremer ao máximo as tuas capacidades?

Tomás Ribeiro:  Para um jovem como eu, tive que trabalhar e ouvir muito para garantir um lugar a titular. Muito lhe devo a ele. Uma das características que tive que mudar foi o responder e ser teimoso. O próprio mister trabalhou isso comigo. Bebi muito de todos os treinadores, mesmo os da formação. Tive treinadores que, até agora, sempre quiseram retirar o melhor de mim.

Bola na Rede: A braçadeira pesou no braço de um jovem de 22 anos?

Tomás Ribeiro: A braçadeira é um símbolo de orgulho e responsabilidade. Não tem a ver com privilégios e benefícios. Em onze jogadores de campo, há um que tem que usar a braçadeira, mas há onze que têm que ter um papel determinante no jogo, no treino ou no balneário. No Belenenses SAD, até podia ser o capitão e usar a braçadeira, mas há um capitão dentro do balneário, um capitão que põe a música. Cada um de nós é diferente e, por ser diferente, há de ser mais forte nuns aspetos do que noutros. Foi um orgulho tremendo usar a braçadeira este ano no Belenenses SAD, mas cada jogador deve tentar tirar o capitão que tem dentro de si.

Bola na Rede: Como capitão, o que é que disseste aos nove jogadores que foram para dentro do campo no jogo frente ao SL Benfica?

Tomás Ribeiro: Disse-lhes que a vergonha estava a acontecer e que ia ser um dia negro para o futebol português, mas que entrassem dentro de campo e honrassem o símbolo que tinham ao peito. Estava a imagem de todos em causa. Essa situação não foi fácil. Lembro-me de estar a assistir àquilo tudo e não parecia real. Não tenho palavras para descrever. Foi muito mais do que estranho. Pesou. No momento do apito inicial, vieram-me as lágrimas aos olhos. Na altura, estava com a minha família em casa em isolamento. Aquilo custou-me muito. Viram-se tantos jogos de outros campeonatos serem adiados. Por que não o Belenenses SAD X SL Benfica ser adiado? Não o foi. Ainda tentei falar com eles no intervalo e falámos depois do jogo. Não é fácil retirar coisas positivas daí, mas há.

Bola na Rede: Como por exemplo…

Tomás Ribeiro: É um assunto delicado. A forma como nos manifestámos no Instagram mostrou o espírito de grupo. O quão longe isso chegou mostra o dia negro que foi para o futebol português.

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...