📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Sr. Doutor das Águas Livres- Entrevista Mário Bonança

- Advertisement -

BnR: Até hoje, qual foi o título mais saboroso que conquistou? Pode explicar melhor a sua escolha?

M.B.: É complicado, pois a Natação é um desporto individual, mas como eu treino com uma equipa, tentámo-nos ajudar uns aos outros, até porque ninguém consegue nada sozinho, logo a Natação acaba por ser um desporto muito coletivo no treino. Em termos de títulos saborosos, destaco o Campeonato Nacional de Clubes em 2015, por ter sido aquele que foi mais complicado de conquistar. Tínhamos uma boa equipa, o Estrelas S. João de Brito também o tinha, e tivemos até à última jornada “taco a taco” e “ponto a ponto” a discutir aquele que foi o nosso pentacampeonato, o que foi de facto bastante saboroso. Apesar de termos conquistado o hexacampeonato no ano seguinte, o penta como foi mais difícil de conquistar, acabou por ser o título que deu maior prazer em alcançar.

 

BnR: Nas competições nacionais, tanto pode fazer uma prova individual ou uma estafeta por equipa. Sente-se mais confortável a participar em qual das duas formas de provas de Natação?

M.B: O foco do nadador deve ser a sua prova individual, pois foi para isso que treinou e é aí que está o seu objetivo, logo a prova individual deve prevalecer sempre no pensamento do atleta. Torna-se importante cultivar o espírito de grupo, e é nesse âmbito que surgem as provas de estafetas na Natação, e sempre que posso e que seja permitido, pois as equipas são grandes e os treinadores têm de fazer escolhas os melhores estafetas, é bom para mim competir coletivamente, ainda para mais a representar o Sporting, um clube que apresenta objetivos como revalidar títulos de estafetas e a obtenção de recordes nacionais.

O nadador numa prova de Águas Abertas, disputada na Aldeia do Mato
O nadador numa prova de Águas Abertas, disputada na Aldeia do Mato

BnR: Em 2016, sagrou-se Hexacampeão Nacional de clubes pelo Sporting. Quais os principais motivos que poderão explicar a hegemonia leonina no plano nacional?

M.B.: Eu acho que há um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido já há alguns anos pelo departamento de Natação do Sporting, aqui o principal responsável é Prof.º Carlos Cruchinho, e é evidente que é um trabalho cada vez mais continuado e tem dado os seus frutos, desde os escalões de formação (Infantis, Juvenis, Juniores) até aos Séniores, onde se compete no Campeonato Nacional de clubes. O Prof.º Carlos é o responsável principal por todo o planeamento e crescimento da Natação do Sporting, desde 1998 quando abriram as piscinas no antigo Estádio até à passagem para o novo Alvalade, que ao fim ao cabo foi o passar de toda uma ética de trabalho para outras instalações, que tem vindo a ser melhorada ano após ano, e os resultados aqui aparecerem naturalmente. Neste momento, o Sporting é a maior potência nacional da Natação, porque é uma equipa onde existe muito trabalho e organização.

BnR: Dois anos depois da sua estreia nos Campeonatos Nacionais, tornou-se atleta internacional. Foi importante para si começar a competir internacionalmente?

M.B.: Em 2007, fui internacional pela primeira vez a nível de estágios, se não estou em erro. Depois é sempre positivo integrar a comitiva nacional, porque é uma nova experiência, e para um nadador tão jovem como eu era na altura com os meus 17, é uma boa plataforma a nível de motivação e de reconhecimento do trabalho realizado. Sei que a minha primeira prova de relevo internacional foi o Campeonato júnior de Águas Abertas, e esse percurso desde a 1.ª internacionalização até à 1.º prova representando a Seleção Nacional, foi um percurso que foi bastante importante de adquirir em termos de experiências novas de treino e competição, e foi sem dúvida uma fase importante que me ajudou a tornar no atleta que sou hoje.

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa comenta vantagem para a segunda volta: «Muitos canais deram resultados que não tinham saído e não me assustei. Falamos de 12% de...

Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra o João Noronha Lopes. O presidente já reagiu ao ato eleitoral.

João Noronha Lopes admite: «Não falei com Luís Filipe Vieira nem com nenhum dos candidatos»

Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra o João Noronha Lopes. O gestor já falou com os jornalistas.

João Diogo Manteigas foi o 3º candidato mais votado nas eleições do Benfica apesar de terminar no 4º lugar

O sistema de divisão de votos prejudicou João Diogo Manteigas. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra o João Noronha Lopes.

Rui Costa e a vitória na 1ª volta: «Honrado e feliz pelo voto de confiança. Era quase inevitável uma segunda volta»

Rui Costa analisou os resultados da primeira volta das eleições do Benfica. Atual presidente venceu, mas não conseguiu maioria absoluta.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid leva a melhor sobre o Barcelona no El Clásico

O Real Madrid recebeu e venceu durante este domingo o Barcelona por duas bolas a uma, em jogo da décima jornada da La Liga.

Se todos os votos valessem o mesmo, os resultados seriam diferentes: eis o que mudaria nas eleições do Benfica?

Sem diferenças de votos, os resultados totais seriam algo diferentes. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra o João Noronha Lopes.

João Noronha Lopes não abdica da 2ª volta «Este resultado não é o que gostaria de ter, mas começa uma nova eleição»

João Noronha Lopes teceu declarações após a divulgação dos resultados da primeira volta das eleições do Benfica. O candidato de 59 anos ficou na segunda posição, atrás de Rui Costa.