Por detrás do Football Manager – Entrevista a Bruno Gens Luís, Chief Scout da Sports Interactive

BnR: Consideras que estas criticas que existem são também reflexo de uma falta de cultura desportiva em Portugal?

BGL: 90% das críticas são de pessoas a pedirem melhoramentos para o seu clube e a mandar abaixo os rivais; logo, pode dizer-se que sim. Infelizmente a ideia que se tem do adepto português é a de que ele gosta da sua equipa e não de futebol como desporto. Não se preocupam com o estado do futebol português, desde que a sua equipa ganhe, e quando perdem pontos atribuem a culpa ao árbitro em vez de mérito ao adversário. No Football Manager a situação é igual. se jogador x da equipa y é bom, então é devido ao facto de a equipa de pesquisa ser toda desse clube. Chegou ao ponto de um grupo de adeptos de um clube se juntar e enviar falsas queixas de favorecimento anonimamente à SI.

De visite à Arena do Corinthians Fonte: Facebook Bruno Gens Luís
De visita à Arena do Corinthians
Fonte: Facebook Bruno Gens Luís

BnR: O que é que consideras que ainda pode ser feito, ou melhorado, na base de dados portuguesa para o Football Manager?

BGL: As camadas jovens ainda estão pouco exploradas fora dos grandes. Infelizmente grande parte dos colaboradores só assiste ao futebol sénior; logo, fica bastante complicado ter informação credível a nível de formação, e quem tem conhecimentos não quer colaborar sem compensação financeira.

BnR: Quando o jogo é finalmente lançado sentes uma sensação de alívio ou há ainda um longo trabalho pela frente?

BGL: A pesquisa nunca para, com a excepção de alguns dias entre a entrega e a nova distribuição de tarefas pelos researchers. Durante épocas festivas, por exemplo Natal e Ano Novo, também recolhemos os ficheiros e damos “folga” a todos.

BnR: Quando é que se começa a pensar no jogo seguinte?

BGL: Com anos de antecedência! Já se sabe que novidades queremos implementar em cada versão algumas edições antes de ela ser lançada. Obviamente nem sempre todas as novidades conseguem ser implementadas quando se quer, mas há sempre um plano futuro delineado com muita antecedência. Quanto à base de dados, começamos por volta de Março/Abril.

BnR: Entrando numa área mais pessoal, qual foi o jogo da saga CM/FM que pessoalmente te deu mais gozo jogar?

BGL: Tenho dois favoritos: 99/00 e 01/02. Mas o que joguei mais foi o CM2 95/96.

BnR: Consideras-te parte da geração marcada pelo sucesso do Tó Madeira?

BGL: Sinceramente não me marcou muito. Já jogava CM há muitos anos, mas acredito plenamente que o “erro” Tó Madeira serviu na perfeição como uma estratégia de marketing que atraiu imensas pessoas para o jogo. Todos queriam comprar o Tó Madeira do Gouveia e saber quem ele era na vida real. Eu ganhei muitos companheiros de jogos online graças a “ele”.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.