Um diamante para o futuro – Entrevista Tiago Fernandes

Cabeçalho modalidades

Começou no futebol, mas um treino bastou para mudar de ideias: no clube de Belém desde que começou a praticar rugby, Tiago Fernandes, aos 20 anos, é já um possante ponta, com presenças regulares na Selecção Nacional de XV e Sevens, para além da equipa principal d’Os Belenenses.

Bola na Rede (BnR): Quando, e de que forma, entrou o rugby na sua vida?

Tiago Fernandes (TF): O rugby entrou na minha vida aos 15 anos. Dos 6 aos 15 anos pratiquei futebol nas escolinhas do Rui Águas e do Sporting, tendo aos 9 anos mudado para o Clube de Futebol Os Belenenses, clube no qual pratico rugby hoje em dia. Posso dizer que foram momentos muito bem passados em que fiz grandes amizades e pude competir de forma federada durante muitos anos enquanto atleta de futebol porém, em meados de 2012, percebi que tinha melhores aptidões para o rugby. Ao entrar para a Escola Secundária do Restelo grande parte dos meus amigos praticava rugby n’Os Belenenses e, como muitas das vezes treinávamos a horas idênticas, íamos todos juntos desde a escola até ao estádio, até que um dia, quando já tinha terminado a época de futebol, perguntaram-me se tinha interesse em fazer um treino. Esse treino correu-me tão bem que fiquei entusiasmado em voltar novamente, pois tinha encontrado o desporto ideal para as minhas características.

BnR: Como analisa o nível do rugby português?

TF: O rugby em Portugal encontra-se, infelizmente, numa fase mais negativa em termos de resultados, tanto na variante de XV como na de 7’s. A meu ver, o rugby a nível internacional evoluiu bastante nos últimos anos e ainda não fomos capazes de atingir o grande desenvolvimento da modalidade de países como a Espanha, Rússia e Alemanha que neste momento são os nossos principais rivais.

BnR: Como foi a estreia com a camisola da Selecção Nacional?

TF: Ambas as estreias, tanto em XV como em sevens, foram momentos muito especiais que recordo como se tivesse sido ontem. A estreia na variante de sevens foi em Glasgow (World Sevens Series), contra a Escócia num jogo que perdemos no último minuto, mas foi uma experiência fascinante pois pude competir contra grandes seleções e contra jogadores que sempre vi na televisão. Relativamente à estreia no XV, esta ocorreu em Amesterdão, num jogo bastante importante para garantirmos o 1º lugar e jogar o play-off de subida de divisão, onde acabámos por ganhar à seleção da Holanda.

Com apenas 20 anos, Tiago Fernandes pode gabar-se de competir entre os melhores jogadores do mundo Fonte: The Ministry of Rugby
Com apenas 20 anos, Tiago Fernandes pode gabar-se de competir entre os melhores jogadores do mundo
Fonte: The Ministry of Rugby

BnR: Jogar rugby num clube estrangeiro passa pelas suas ambições? Quais seriam as condições para acontecer?

TF: Sim, qualquer jogador de rugby sonha em jogar em grandes campeonatos, tanto europeus, mais concretamente em França ou Inglaterra, como também em países do Hemisfério Sul, como a Nova Zelândia, Austrália ou África do Sul. Por outro lado, sendo o rugby um desporto amador em Portugal, tive que me focar também no percurso académico, neste caso no curso de Gestão, mas jogar no estrangeiro é algo que certamente gostaria de experimentar após terminar o curso.

BnR: O que ambiciona conquistar com a camisola d’Os Belenenses? E da Selecção Nacional?

TF: Gostaria de ser campeão nacional pel’Os Belenenses, claro. Na época que passou (2016/2017), melhorámos bastante face aos últimos anos e temos uma equipa com jogadores de grande qualidade, muitos deles internacionais de XV, sevens e escalões inferiores, portanto é algo que poderemos ambicionar nos próximos anos.
Relativamente às minhas ambições na Seleção Nacional, começam por conseguir regressar ao Circuito Mundial de Sevens (World Sevens Series) e também contribuir para a subida de divisão da seleção de XV.

Ana Cristina Silvério
Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.