Realizou-se nesta quinta-feira a 25.ª gala da Confederação Portuguesa de Portuguesa, cujo tema principal foram, naturalmente, as bodas de prata da cerimónia. O Futsal confirmou o favoritismo e arrasou a noite de gala.
A gala iniciou-se com a entrega de diversos prémios para Personalidade do Ano, prestando-se homenagem a uma figura marcante no último ano desportivo em cada uma das federações, depois de uma época de grandes sucessos em praticamente todas as entidades.
Na cerimónia destaque ainda para o prémio de Alto Prestígio, que foi entregue a Carlos Alberto Gonçalves, ex-presidente do Movimento Europeu de Fair-Play.
PRÉMIO: ATLETA MASCULINO DO ANO 2021
Fonte: CDP
O prémio para o atleta masculino do ano era o que mais dúvidas suscitava em relação ao seu desfecho. As dúvidas dividiam-se entre Pedro Pablo Pichardo, Fernando Pimenta e Jorge Fonseca, acabando por ser o judoca o vencedor e o galardoado. Jorge Fonseca assegura o prémio, depois de um ano de conquistas, com especial destaque para a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2021 e a conquista do Mundial, também no ano passado. Já neste ano, foi também campeão da IJF, o grande prémio da Federação Internacional de Judo. Entende-se a votação, no entanto fica a estranha sensação de não ver Pedro Pablo Pichardo como atleta do ano, depois da conquista do Ouro nos Jogos Olímpicos. Mereciam os dois.
Rui Silva (Andebol)
Pedro Pablo Pichardo (Atletismo)
Fernando Pimenta (Canoagem)
Norberto Mourão (Paracanoagem)
João Almeida (Ciclismo)
Jorge Fonseca (Judo) – “Espero continuar a ganhar já no próximo evento“.
PRÉMIO: ATLETA FEMININO DO ANO 2021
Fonte: CDP
No prémio feminino, havia poucas dúvidas quanto à vencedora. Patrícia Mamona acabou por confirmar o favoritismo e venceu o galardão, levando a melhor perante Teresa Portela, Maria Martins, Filipa Martins e Telma Monteiro. A medalha de prata nos Jogos Olímpicos e o triunfo no Campeonato da Europa foram o auge do sucesso da atleta do Triplo Salto. Um prémio justo e mais do que esperado.
Patrícia Mamona (Atletismo) – “É uma honra transmitir energia positiva para os portugueses”.
Teresa Portela (Canoagem)
Maria Martins (Ciclismo)
Filipa Martins (Ginástica)
Telma Monteiro (Judo)
PRÉMIO: TREINADOR DO ANO 2021
Fonte: CDP
Era inevitável. Jorge Braz foi mesmo o grande vencedor do prémio para treinador do ano, depois de manter a fasquia muito elevada com a conquista de mais uma prova de seleções de Futsal. A revalidação do título europeu de futsal (que se juntam a mais um Mundial pelo meio) confirmam o caminho de sucesso de uma das melhores seleções de sempre do desporto português. Um prémio justo para o treinador português.
Jorge Pichardo Fundora (Atletismo)
Hélio Lucas (Canoagem)
Jorge Braz (Futsal) – “É um orgulho enorme em fazer parte do desporto nacional. Os treinadores portugueses honram o desporto português“.
Lourenço França (Ginástica)
Pedro Soares (Judo)
PRÉMIO: JOVEM PROMESSA DO ANO 2021
Fonte: CDP
Zicky já se habituou a ganhar e este prémio é apenas mais uma consolidação do mérito que conquistou o jovem jogador de Futsal em tão pouco tempo de carreira. Era difícil que a escolha recaísse sobre outro atleta e aceita-se perfeitamente a decisão. Um ano de ouro para Zicky que conquista “apenas” mais um título.
Pedro Casinha (Canoagem)
Iúri Leitão (Ciclismo)
Izaquel Gomes Té (Zicky) (Futsal) – “Este prémio serve de exemplo para quem trabalha dia após dia“.
Joana Crisóstomo (Judo)
Dupla Diogo Costa e Pedro Costa (Vela)
PRÉMIO: EQUIPA DO ANO 2021
Fonte: CDP
No meio de tantos prémios para o Futsal nesta gala, ainda existia a possibilidade de ser galardoada a seleção de Andebol, depois da qualificação inédita para os Jogos Olímpicos, bem como a melhor classificação de sempre num Mundial. No entanto, e confirmando o favoritismo, a turma de Jorge Braz levou a melhor e venceu o prémio (com justiça, naturalmente). Continuam a ser anos de ouro para o Futsal português.
Seleção Nacional A Masculina (Andebol)
K4 500 Metros Masculino (Canoagem)
Seleção Nacional de Ténis de Mesa Síndrome Down ITTADS (Desporto para pessoas com deficiência)
Seleção Nacional Masculina (Futsal) – Jorge Braz: “Este é um prémio de todo o desporto português“.
Equipa Olímpica e Paralímpica (Judo)
Artigo com a opinião de André Conde e Mário Cagica Oliveira