📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A tecnologia invadiu também o desporto?

- Advertisement -

Finalizada esta perspetiva da tecnologia no desporto, que é também a mais difundida, falta agora falar daquele lado tecnológico que já está presente no futebol há bem mais tempo e não é tão conhecido pelo adepto comum.

Os clubes de futebol cada vez mais sentiam a necessidade de compactar todas as informações da performance desportiva de cada jogador numa base de dados, de forma a ser mais fácil a sua consulta pela equipa técnica. Assim, os clubes olhavam para a tecnologia disponível no mercado como uma ferramenta útil para essa análise mais profunda.

Se no campo da arbitragem a tecnologia demorou a chegar, no futebol fora de campo e em treino, a tecnologia chegava bem cedo, pela mão dos clubes mais poderosos que investiam grandes quantidades de dinheiro nas empresas tecnológicas mais conhecidas, de forma a tirar o maior partido da tecnologia em prol da performance desportiva do clube.

Hoje em dia, os clubes conseguem reunir uma quantidade absurda de dados sobre os jogadores: desde as horas que dormem, à quantidade de quilómetros percorridos, os batimentos médios cardíacos, a taxa de acerto de passes de um jogador por jogo, etc: todas aquelas dificuldades que muitos treinadores sentiam no século passado em relação à performance individual de um jogador ou mesmo em estudar um adversário acabou, com esta nova tecnologia.

O analista de dados passa despercebido no meio das bancadas de um jogo de futebol, mas é hoje uma peça importante dentro de um clube de futebol de topo Fonte: FutGestão
O analista de dados passa despercebido no meio das bancadas de um jogo de futebol, mas é hoje uma peça importante dentro de um clube de futebol de topo
Fonte: FutGestão

Se há coisa que estas inovações trouxeram aos treinadores de hoje foi a oportunidade de maximização da performance dos jogadores: com toda esta presença assídua da tecnologia no dia-a-dia do clube, é possível integrar, dentro da própria equipa técnica, pessoas ligadas ao ramo tecnológico e que fazem a ponte entre a tecnologia e o treinador – são os chamados analistas de dados.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota Suíça e qualifica-se para as meias finais do Mundial Sub-17

Portugal bateu a Suíça por 2-0 durante esta sexta-feira, num encontro válido pelos quartos de final do Mundial Sub-17.

Premier League: Crystal Palace pondera devolver jogador e pode haver polémica

O Crystal Palace está a ponderar o futuro de Christantus Uche. O jogador tem somado poucos minutos e pode ser devolvido ao Getafe.

Deportivo Alavés: exigem encerramento do estádio por 1 mês devido a grafitis e autocolantes

O Mendizorrotza pode encerrar durante um mês, devido à existência nas fachadas de grafitis e de autocolantes de um grupo extremista.

Alverca confirma contrato profissional para ex-Sporting

O Alverca anunciou durante esta sexta-feira que Kevin Neves assinou um contrato profissional com o emblema ribatejano.

PUB

Mais Artigos Populares

David Maside faz antevisão do FC Porto x Sintrense: «Jogar no Dragão vai ser muito, muito difícil, como se calhar não era há muito...

David Maside realizou esta sexta-feira a antevisão à partida entre o FC Porto e o Sintrense, para a Taça de Portugal.

FC Porto faz homenagem a Jorge Costa no banco de suplentes do Estádio do Dragão

O FC Porto apresentou, esta sexta-feira, uma homenagem a Jorge Costa com uma imagem gravada no banco de suplentes do Estádio do Dragão.

Swansea vai pagar 1 milhão de euros por Vítor Matos e treinador despede-se do Marítimo

Vítor Matos prepara-se para deixar o Marítimo. O Swansea vai pagar um milhão de euros pelo técnico português.