A tecnologia invadiu também o desporto?

Finalizada esta perspetiva da tecnologia no desporto, que é também a mais difundida, falta agora falar daquele lado tecnológico que já está presente no futebol há bem mais tempo e não é tão conhecido pelo adepto comum.

Os clubes de futebol cada vez mais sentiam a necessidade de compactar todas as informações da performance desportiva de cada jogador numa base de dados, de forma a ser mais fácil a sua consulta pela equipa técnica. Assim, os clubes olhavam para a tecnologia disponível no mercado como uma ferramenta útil para essa análise mais profunda.

Se no campo da arbitragem a tecnologia demorou a chegar, no futebol fora de campo e em treino, a tecnologia chegava bem cedo, pela mão dos clubes mais poderosos que investiam grandes quantidades de dinheiro nas empresas tecnológicas mais conhecidas, de forma a tirar o maior partido da tecnologia em prol da performance desportiva do clube.

Hoje em dia, os clubes conseguem reunir uma quantidade absurda de dados sobre os jogadores: desde as horas que dormem, à quantidade de quilómetros percorridos, os batimentos médios cardíacos, a taxa de acerto de passes de um jogador por jogo, etc: todas aquelas dificuldades que muitos treinadores sentiam no século passado em relação à performance individual de um jogador ou mesmo em estudar um adversário acabou, com esta nova tecnologia.

O analista de dados passa despercebido no meio das bancadas de um jogo de futebol, mas é hoje uma peça importante dentro de um clube de futebol de topo Fonte: FutGestão
O analista de dados passa despercebido no meio das bancadas de um jogo de futebol, mas é hoje uma peça importante dentro de um clube de futebol de topo
Fonte: FutGestão

Se há coisa que estas inovações trouxeram aos treinadores de hoje foi a oportunidade de maximização da performance dos jogadores: com toda esta presença assídua da tecnologia no dia-a-dia do clube, é possível integrar, dentro da própria equipa técnica, pessoas ligadas ao ramo tecnológico e que fazem a ponte entre a tecnologia e o treinador – são os chamados analistas de dados.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nani analisa futuro de Viktor Gyokeres e fala de José Mourinho na Seleção: «Acho que um dia vai acontecer e seria justo»

Nani falou sobre a atualidade desportiva. O antigo internacional português falou do futuro de Viktor Gyokeres e do estado da Seleção Nacional.

Lille perto de contratar avançado português por 3 milhões de euros após garantir Olivier Giroud

O Lille está em vias de garantir a contratação de Vivaldo Semedo. O jovem avançado português pertence aos quadros da Udinese.

Brentford paga 20 milhões de euros e garante médio do Feyenoord que marcou dois golos ao Benfica na última época

O Brentford garantiu a contratação de Antoni Milambo. O médio neerlandês de 20 anos vai deixar o Feyenoord.

Sunderland fecha contratação de jovem médio do Union St Gilloise por 17 milhões de euros

O Sunderland já garantiu Noah Sadiki. O jovem médio de 20 anos vai deixar o Union St Gilloise por 17 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica em conversações para renovar contrato de André Gomes

André Gomes está perto de renovar com o Benfica. O jovem guarda-redes tem contrato com as águias até 2028.

Everton fecha contratação de avançado francês por 35 milhões de euros

O Everton chegou a acordo com o Villarreal para a contratação de Thierno Barry. O avançado francês vai render 35 milhões ao clube espanhol.

Andoni Zubizarreta segue o caminho de Martín Anselmi e está de saída do FC Porto

O futuro de Andoni Zubizarreta não passa pelo FC Porto. Os dragões devem confirmar a saída do diretor-desportivo espanhol.