A tecnologia invadiu também o desporto?

- Advertisement -

Finalizada esta perspetiva da tecnologia no desporto, que é também a mais difundida, falta agora falar daquele lado tecnológico que já está presente no futebol há bem mais tempo e não é tão conhecido pelo adepto comum.

Os clubes de futebol cada vez mais sentiam a necessidade de compactar todas as informações da performance desportiva de cada jogador numa base de dados, de forma a ser mais fácil a sua consulta pela equipa técnica. Assim, os clubes olhavam para a tecnologia disponível no mercado como uma ferramenta útil para essa análise mais profunda.

Se no campo da arbitragem a tecnologia demorou a chegar, no futebol fora de campo e em treino, a tecnologia chegava bem cedo, pela mão dos clubes mais poderosos que investiam grandes quantidades de dinheiro nas empresas tecnológicas mais conhecidas, de forma a tirar o maior partido da tecnologia em prol da performance desportiva do clube.

Hoje em dia, os clubes conseguem reunir uma quantidade absurda de dados sobre os jogadores: desde as horas que dormem, à quantidade de quilómetros percorridos, os batimentos médios cardíacos, a taxa de acerto de passes de um jogador por jogo, etc: todas aquelas dificuldades que muitos treinadores sentiam no século passado em relação à performance individual de um jogador ou mesmo em estudar um adversário acabou, com esta nova tecnologia.

O analista de dados passa despercebido no meio das bancadas de um jogo de futebol, mas é hoje uma peça importante dentro de um clube de futebol de topo Fonte: FutGestão
O analista de dados passa despercebido no meio das bancadas de um jogo de futebol, mas é hoje uma peça importante dentro de um clube de futebol de topo
Fonte: FutGestão

Se há coisa que estas inovações trouxeram aos treinadores de hoje foi a oportunidade de maximização da performance dos jogadores: com toda esta presença assídua da tecnologia no dia-a-dia do clube, é possível integrar, dentro da própria equipa técnica, pessoas ligadas ao ramo tecnológico e que fazem a ponte entre a tecnologia e o treinador – são os chamados analistas de dados.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo alvo do Estrela da Amadora apresentado como reforço do Genoa

O Genoa anunciou a contratação do defesa-lateral de 18 anos, Wedtoin Ouedraogo, que foi apontado ao Estrela da Amadora neste mercado de janeiro.

Antevisão UFC 324: As Tartarugas na Árvore

Antevisão: A luta principal do UFC 324, pode ser...

Treinador do Torino e a chegada de Rafael Obrador: «Tem qualidade, técnica e capacidade de corrida»

Marco Baroni, treinador do Torino, falou sobre a contratação de Rafael Obrador. Lateral foi emprestado pelo Benfica ao emblema de Turim.

PUB

Mais Artigos Populares

AVS SAD recupera desvantagem de 3 golos a partir dos 75′ e empata na Primeira Liga

O Casa Pia empatou 3-3 com o AVS SAD na jornada 19 da Primeira Liga. Equipa de Vila das Aves recuperou desvantagem de três golos.

Levante de Luís Castro ganha ao Elche de Martim Neto e André Silva com final muito dramático

O Levante de Luís Castro venceu ao Elche por 3-2 na jornada 21 da La Liga. Final dramático com dois golos nos descontos.

Fernando Gomes reage e quer que FPF conteste pagamento de 2,6 milhões à Segurança Social

Fernando Gomes reage e quer que a FPF conteste o pagamento de cerca de 2,6 milhões de euros à Segurança Social.