O mundo do futebol e os Panama Papers

- Advertisement -
  • Gianni Infantino: a surpresa das surpresas

A FIFA não tem tido tempos fáceis, mas, a confirmar-se, a presença do nome de Gianni Infantino, presidente da FIFA, pode ser um rude golpe. Segundo o jornal britânico The Guardian, Infantino esteve envolvido no processo de negociação dos direitos televisivos das competições europeias para a América do Sul nos perídos de 2003 a 2006 e de 2006 a 2009. A empresa que comprou os direitos de transmissão televisiva foi a Cross Trading. Logo de seguida, essa mesma empresa argentina (Cross Trading) revendeu os direitos à Teleamazonas por um preço 3 vezes superior ao que tinha anteriormente comprado.

Gianni Infantino pode ser um problema para a FIFA Fonte: FIFA
Gianni Infantino, presidente da FIFA, é um dos nomes mais surpreendentes
Fonte: FIFA
  • O que há de ilegal no meio de tudo isto?

Acontece que a Cross Trading é uma filial da Full Play, detido por Hugo Jinkis. Recordo que o empresário argentino foi acusado pelos Estados Unidos de ter entregado milhões de dólares em subornos e atos de corrupção para obter os direitos de transmissão da FIFA na América Latina. Hugo Jinkis terá também ligações à Mossack Fonseca.

Em comunicado oficial, a UEFA afirma que o negócio dos direitos televisivos foi “transparente, competitivo e público”. Refere ainda que não tinha como saber que Hugo Jinkis, mais tarde, estaria envolvido num escândalo de evasão fiscal. Relativamente aos negócios entre a Cross Trading e a Teleamazonas são “negócios deles, não nossos (UEFA)”. Nos próximos dias, poderás ler no Bola na Rede mais sobre o escândalo que envolve Hugo e Mariano Jinkis.

  • Michael Platini: Balney Enterprises Corp

O antigo dirigente da UEFA surge com o seu nome associado à Balney Enterprises Corp. A empresa, que foi criada em 2007 e tem sede no Panama, existia pelo menos até março de 2016. O francês terá passado uma procuração a esta empresa para gerir todos os seus rendimentos. Segundo notícia o Expresso, Platini terá pedido ajuda à Mossack Fonseca na gestão da Balney Enterprises Corp.

Em comunicado oficial, Platini afirma que a “totalidade” das suas “contas e bens” “estão declarados à administração fiscal da Suíça”, país onde o Francês tem residência fiscal desde 2007.

Relativamente ainda a dirigentes da FIFA e da UEFA, surge ainda o nome de Jérôme Valcke. O francês, que foi secretário-geral da FIFA entre 2007 e setembro de 2015, aparece como dono da  Umbelina SA. A empresa foi criada em julho de 2013 e tem sede nas Ilhas Virgens Britânicas.

Os Panama Papers prometem continuar a abanar o mundo. O futebol não é exceção. Nos próximos dias, poderás ler no Bola na Rede mais sobre os escândalos que envolvem a Real Sociedad, Hugo e Mariano Jinkis, entre outros.

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.