“Sou Vitória”: Por dentro da mística vimaranense

E qual a memória mais feliz que tem com o conjunto vimaranense? A resposta surgiu sem hesitações. «Foi no dia 26 de Maio de 2013, quando ganhámos a Taça de Portugal. Isso penso que é comum a qualquer Vitoriano». Sofia assistiu de perto a esse jogo, uma vez que marcou presença nas bancadas do mítico Jamor e não esquece por nada esse dia: «Não há muitas palavas que possa usar para descrever isso, mas chorei como uma criança, chorámos todos. Ver o Vitória a dar a reviravolta no marcador… Aqueles minutos depois do segundo golo pareceram uma eternidade. Mas quando se ouviu o apito final, aí sim, foi o concretizar de um sonho. Não sei descrever tudo o que senti nesse dia, nem consegui dormir! Dei muitos abraços ao meu pai, e a pessoas aleatórias. Foi o dia em que o Toural se encheu de vida, até uns noivos saíram do casamento para ir festejar… Não dá mesmo para explicar. É felicidade no seu auge, e um misto de sentimentos muito grande».

Sofia esteve no Jamor na final de 2013, que terminou com o triunfo do Vitória SC
Fonte: Arquivo pessoal da entrevistada

A (longa e duradora) relação de Sofia com o Vitória SC nem sempre foi marcada por bons momentos, e a prova disso foi a descida à Segunda Liga na época 2005/2006, dia que a apoiante relembra com muita mágoa e tristeza: «No dia em que o Vitória desceu eu chorei, literalmente, como uma criança. Ia fazer 12 anos, mas não me esqueço».

Apesar desse momento negativo, os adeptos do Vitória não viraram as costas ao clube e deram uma resposta em massa ao longo da temporada, tanto que bateram o recorde de média de assistências na Segunda Liga nesse ano, numa clara demonstração da fibra de que são feitos, na visão da entrevistada: «O Vitória na época em que esteve na segunda liga, duplicou o número de sócios, a média de assistências subiu, fizemos algo inédito no panorama nacional. Porque somos adeptos do Vitória, e não de vitórias. Quando estamos no charco é quando precisamos de alguém que nos tire de lá, e não o contrário. Os vitorianos perceberam isso como ninguém, nunca abandonaram a equipa, nem nos piores momentos, e é isso que nos torna grandes. Na minha modesta opinião, os Vitorianos uniram-se para ajudar o clube a regressar ao sítio onde pertence, claro que os que vieram “novos”, ficaram, outros se calhar não, mas os que já lá estavam a apoiar antes, continuaram. E a nossa história é sempre sobre quem esteve, está e estará, até morrer», numa clara prova de que o legado do Vitória Sport Clube passa de geração em geração.

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Conrad Harder fica no Sporting? AC Milan está atento a avançado da AS Roma

O AC Milan está interessado em avançar para a contratação de Artem Dovbyk. O jogador pertence aos quadros da AS Roma e pode rumar ao San Siro.

Braga: Ismael Gharbi conta com interessados em ligas de topo

Ismael Gharbi poderá deixar o Braga neste mercado de transferências. O jogador soma interessados na Europa, mais precisamente o Génova e o Friburgo.

Já é conhecido o árbitro da partida entre Sporting e FC Porto

Sporting e FC Porto vão enfrentar-se no sábado em jogo da quarta jornada da Primeira Liga. João Gonçalves vai ser o árbitro do encontro que se realizará em Alvalade.

Cristóvão Carvalho deixa ataque a João Noronha Lopes: «Gosta de repetir que é corajoso. Mas quando chega a hora da verdade, tropeça sempre no...

Cristóvão Carvalho deixou críticas a João Noronha Lopes. Os dois elementos são candidatos à liderança do Benfica. O ato eleitoral está marcado para o dia 25 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Surpresa no final de mercado? Diogo Costa visto por Jorge Jesus como alternativa para o Al Nassr

Diogo Costa é visto como um dos possíveis futuros guarda-redes do Al Nassr. Ainda assim, Ederson continua a ser a prioridade. O brasileiro pertence aos quadros do Manchester City..

Marcos Leonardo recebe abordagem para regressar ao Brasileirão

Marcos Leonardo pertence aos quadros do Al Hilal, mas pode regressar ao Brasileirão em breve. O São Paulo está interessado.

Benfica pode dar ajuda fundamental ao Sevilha

O Benfica está interessado em Carlos Álvarez e o Sevilha terá direito a uma possível transferência do espanhol que pertence aos quadros do Levante.