“Sou Vitória”: Por dentro da mística vimaranense

- Advertisement -

Até aos dias de hoje, muitas pessoas têm a curiosidade em perceber o que é a “Alma Vitoriana”, mas é algo que é complicado de entender caso não se conviva diariamente com a realidade vimaranense. Na mentalidade de Sofia, o termo “Alma Vitoriana” pode ser visto como uma forma de ser, pois sente o Vitória desde que se lembra «de ser gente». «Sou do Vitória porque me apaixonei desde a primeira vez que os vi (jogadores) em campo, que, por sinal, foi bastante cedo. “Pai, quando for grande quero ser como eles”, dizia eu. E ser como eles era aquilo que eu defino como ‘Alma Vitoriana’: ter a garra deles, a ânsia de ganhar, mas a virtude de saber perder (quando é justo, por muito que custe, sabemos perder e no jogo a seguir estamos lá de novo, quando somos prejudicados já é outra história). Sonhar alto, muito alto, como verdadeiros conquistadores, mas ter a capacidade de manter os pés bem assentes na terra».

Sofia costuma ir com os seus pais ao Estádio D. Afonso Henriques ver os jogos do Vitória SC
Fonte: Arquivo pessoal da entrevistada

Além disso, ter a “Alma Vitoriana” é, nas palavras da adepta, ter orgulho da camisola que se veste a cada jogo, sem ter medo de dizer às pessoas qual o clube que defendem e estar pronto para apoiar nos bons e maus momentos. «Sentimos orgulho do nosso clube, nunca o escondemos, em qualquer parte do mundo temos honra de dizer de que clube somos. Orgulhamo-nos do nosso clube, da nossa cidade, dos nossos adeptos, onde não há segundos clubes ou até primeiros clubes e só depois o Vitória, onde simplesmente não há espaço para mais nada, porque o Vitória enche-nos o peito e ocupa-nos a alma! Sou suspeita em dizer isto, mas “como o Vitória nunca se encontrará igual neste nosso Portugal”. Ser de um clube que ganha (quase) sempre é fácil, toda a gente o consegue. Mas ser de um clube que não o faz, que é prejudicado vezes sem conta, que tem algumas adversidades, não. “Alma Vitoriana” é isto. Estar sempre lá. Ser bairrista, ter identidade, defender o que é nosso».

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Patrick de Paula termina empréstimo no Estoril Praia e ruma ao Remo

O Estoril Praia terminou o empréstimo do médio do Botafogo, Patrick de Paula. O brasileiro voltou a ser emprestado até ao final de 2026, ao Remo.

Vitória SC x Braga na Taça da Liga vai fazer história e Dérbi do Minho decidir pela 1ª vez título em Portugal

O Vitória SC e o Braga chegaram à final da Taça da Liga e um Dérbi do Minho apurará o vencedor do troféu. Jogo vai ser inédito.

Tribuna VIP: Quando o treinador percebe que já não controla o contexto

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

Neemias Queta com números inéditos na NBA desde 1989 na derrota dos Boston Celtics contra os Denver Nuggets

Neemias Queta chegou aos 20 ressaltos na derrota dos Boston Celtics diante dos Denver Nuggets na NBA. Exibição de gala do poste português.

PUB

Mais Artigos Populares

Kenneth Taylor chega a princípio de acordo e prepara-se para deixar o Ajax e encontrar novo clube

Kenneth Taylor está a caminho da Lazio como substituto de Mattéo Guendouzi. Médio neerlandês vai deixar o Ajax.

Clubes estrangeiros e tubarões europeus em força na final four da Taça da Liga

A final four da Taça da Liga foi palco para olheiros de clubes europeus. Sporting x Vitória SC e Benfica x Braga com gente de fora a ver.

Gian Piero Gasperini exige reforços e pede à AS Roma contratação de avançado português

Gian Piero Gasperini quer ver reforços chegar à AS Roma e tem preferência. Fábio Silva é o nome de maior agrado para o ataque do treinador.