📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

“Sou Vitória”: Por dentro da mística vimaranense

- Advertisement -

Até aos dias de hoje, muitas pessoas têm a curiosidade em perceber o que é a “Alma Vitoriana”, mas é algo que é complicado de entender caso não se conviva diariamente com a realidade vimaranense. Na mentalidade de Sofia, o termo “Alma Vitoriana” pode ser visto como uma forma de ser, pois sente o Vitória desde que se lembra «de ser gente». «Sou do Vitória porque me apaixonei desde a primeira vez que os vi (jogadores) em campo, que, por sinal, foi bastante cedo. “Pai, quando for grande quero ser como eles”, dizia eu. E ser como eles era aquilo que eu defino como ‘Alma Vitoriana’: ter a garra deles, a ânsia de ganhar, mas a virtude de saber perder (quando é justo, por muito que custe, sabemos perder e no jogo a seguir estamos lá de novo, quando somos prejudicados já é outra história). Sonhar alto, muito alto, como verdadeiros conquistadores, mas ter a capacidade de manter os pés bem assentes na terra».

Sofia costuma ir com os seus pais ao Estádio D. Afonso Henriques ver os jogos do Vitória SC
Fonte: Arquivo pessoal da entrevistada

Além disso, ter a “Alma Vitoriana” é, nas palavras da adepta, ter orgulho da camisola que se veste a cada jogo, sem ter medo de dizer às pessoas qual o clube que defendem e estar pronto para apoiar nos bons e maus momentos. «Sentimos orgulho do nosso clube, nunca o escondemos, em qualquer parte do mundo temos honra de dizer de que clube somos. Orgulhamo-nos do nosso clube, da nossa cidade, dos nossos adeptos, onde não há segundos clubes ou até primeiros clubes e só depois o Vitória, onde simplesmente não há espaço para mais nada, porque o Vitória enche-nos o peito e ocupa-nos a alma! Sou suspeita em dizer isto, mas “como o Vitória nunca se encontrará igual neste nosso Portugal”. Ser de um clube que ganha (quase) sempre é fácil, toda a gente o consegue. Mas ser de um clube que não o faz, que é prejudicado vezes sem conta, que tem algumas adversidades, não. “Alma Vitoriana” é isto. Estar sempre lá. Ser bairrista, ter identidade, defender o que é nosso».

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Thierry Henry deixa conselho ao Arsenal depois da goleada ao Tottenham: «Precisamos de um desempenho que faça com que as pessoas tenham medo de...

Thierry Henry quer ver os gunners assumir o favoritismo na Premier League. O Arsenal goleou o Tottenham por 4-1.

Mikel Arteta radiante com goleada do Arsenal contra o Tottenham: «Gostei de cada minuto»

Mikel Arteta analisou a vitória dos gunners no Dérbi Londrino com contornos de goleada. O Arsenal goleou o Tottenham por 4-1.

Foi lançado no Manchester United por Ruben Amorim e ainda não somou minutos esta época: «Não tínhamos uma equipa capaz de integrar um jogador...

Chido Obi ainda não somou minutos pelo Manchester United nesta época. Ruben Amorim falou da situação do jovem avançado.

Eder Sarabia revoltado com empate do Elche contra o Real Madrid: «A falta antes do segundo golo não é falta nenhuma. Houve fatores que...

Eder Sarabia falou do empate entre o Elche e o Real Madrid. Treinador não ficou satisfeito com o empate conquistado diante dos merengues.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi marca e soma 3 assistências na goleada sobre o Cincinnati e Inter Miami está nas meias finais da MLS

O Inter Miami está nas meias finais da conferência MLS. Triunfo por 4-0 sobre o Cincinnati permitiu apuramento em jogo de grande nível de Lionel Messi.

Itália defende titulo e conquista novamente a Taça Davis

A Itália conquistou o terceiro título consecutivo da Taça Davis. O conjunto transalpino bateu a Espanha por 2-0.

Rodrygo perto de atingir marca negra na história do Real Madrid

Rodrygo está muito perto de atingir um recorde negativo na história do Real Madrid. O extremo soma 29 jogos sem marcar.