Marcelino Toral relata pesadelo vivido no Olympique Marseille: «Nunca vi nada assim na minha vida»

Marcelino Toral não guarda boas memórias da experiência no Olympique Marseille. O técnico espanhol fez um relato impressionante dos tempos vividos no clube francês.

Marcelino Toral falou sobre os tempos difíceis vividos em Marselha. O treinador espanhol, que saiu do comando da equipa francesa há poucas semanas, fez um relato impressionante sobre a situação vivida no clube da Ligue 1. O técnico espanhol garantiu que nunca viu nada igual ao que presenciou em França:

«Passei 20 anos como treinador, e quase 20 anos como jogador profissional antes disso, e nunca vi nada assim na minha vida. E acho que não voltarei a ver. Pelo menos, espero que não. É uma forma de fazer as coisas que está longe de ser a realidade em 2023 num país civilizado. O futebol é paixão, é certo, mas tem limites. A minha experiência muito curta leva-me a pensar que este é um clube onde é absolutamente impossível criar um projeto. Porque um clube tão grande não pode ser manipulado por poucas pessoas. Os clubes sérios são geridos de cima para baixo, e todos os problemas, todas as situações são geridas e sancionadas, se necessário. Os adeptos são adeptos, transmitem paixão e são necessários. Viver os jogos em casa no Velódrome é mágico, a sério, é diferente de tudo o que já vivi. Assim, os adeptos aplaudem, os dirigentes trabalham e, no final da época, fazemos um balanço. Mas não ao fim de dois meses. Isso parece significar que tudo foi orquestrado com muita antecedência. Os clubes têm de evoluir, não têm de andar para trás. E o OM, como os resultados demonstram há muito tempo, é um clube que, em vez de evoluir, está a regredir», afirmou ao L’Equipe.

Marcelino Toral explicou ainda o processo de saída do Olympique Marseille:

«Na segunda-feira, treinámos normalmente. Depois, à noite, Pablo (Longoria, o presidente) telefonou-me e contou-me o que tinha acabado de acontecer na sede do clube. Ele e os outros diretores tinham recebido ameaças e estavam praticamente a ser obrigados a abandonar os seus empregos. Longoria estava triste, surpreso e também chocado porque tinha sido ameaçado. Sentiu-se frustrado. Há coisas que não se podem aceitar. Na vida e, claro, no futebol. Não é um comportamento normal. Não tivemos uma longa discussão na segunda-feira à noite porque sabíamos que nos íamos ver na terça-feira de manhã. Foi uma situação irreal e sufocante. Estes adeptos radicais têm tanta influência, e estou convencido de que a maioria dos adeptos pensa de forma diferente, que até se opõem totalmente a esta forma de atuar. Mas é algo que permitimos durante anos. E hoje é difícil erradicá-la. Não sei se está a ser feito tudo para o erradicar.».

Marcelino Toral prosseguiu e falou dos adeptos mais radicais do clube francês:

«Tínhamos posto todo o nosso entusiasmo no desenvolvimento de um projeto muito atraente num grande clube. Em todo o caso, pensámos que era um grande clube em todos os sentidos da palavra, mas estes acontecimentos deploráveis mostram que não é um clube tão grande como gostaríamos que fosse. Alguns adeptos radicais que querem constantemente influenciar os acontecimentos estão a impedir que seja um grande clube».

Sabe mais sobre o nosso projeto!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações! A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo: «Foi melhor para o Félix ir para a Arábia Saudita do que jogar na Liga Portuguesa»

O Al Nassr venceu o Rio Ave no Estádio do Algarve por 4-0. No final do jogo, Cristiano Ronaldo falou aos jornalistas.

Cristiano Ronaldo recusa ‘roubo’ de João Félix pelo Al Nassr: «Roubar é feio. Essa palavra é feia»

O Al Nassr venceu o Rio Ave no Estádio do Algarve por 4-0. No final do jogo, Cristiano Ronaldo falou aos jornalistas.

Cristiano Ronaldo e saída de Viktor Gyokeres do Sporting: «Só faz falta quem está»

O Al Nassr venceu o Rio Ave no Estádio do Algarve por 4-0. No final do jogo, Cristiano Ronaldo falou aos jornalistas.

Cristiano Ronaldo tem desejo para 2025/26: «Que o Sporting possa ser campeão outra vez

O Al Nassr venceu o Rio Ave no Estádio do Algarve por 4-0. No final do jogo, Cristiano Ronaldo falou aos jornalistas.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo elogia Jorge Jesus: «Traz uma energia diferente e tem outros conceitos»

O Al Nassr venceu o Rio Ave no Estádio do Algarve por 4-0. No final do jogo, Cristiano Ronaldo falou aos jornalistas.

Cristiano Ronaldo e atualidade do Al Nassr depois do hat-trick: «Marcar golos é sempre bom, mas era bom que já valessem»

O Al Nassr venceu o Rio Ave no Estádio do Algarve por 4-0. No final do jogo, Cristiano Ronaldo falou aos jornalistas.

Jorge Jesus confirma 2 abordagens que recusou da seleção do Brasil… para ser despedido do Al Hilal: «Que remédio»

O Al Nassr venceu o Rio Ave no Estádio do Algarve por 4-0. No final do jogo, Jorge Jesus concedeu uma pequena entrevista.