O fator que enfureceu Joan Laporta e levou à saída de Xavi Hernández do Barcelona

- Advertisement -

Xavi Hernández está, afinal, de saída do Barcelona. O técnico dos catalães vai abandonar o cargo após sucessivos avanços e recuos.

Xavi Hernández está de saída do Barcelona após declarações sobre o futuro do clube. O técnico dos catalães pronunciou-se sobre as ambições da próxima época e acabou por apelar à compreensão dos adeptos sobre a situação económica da equipa:

«Competitivos? Vamos tentar. Penso que os Culé têm de compreender que a situação é muito difícil, sobretudo a nível económico. A situação económica não tem nada a ver com o que era há 25 anos, quando um treinador chegava e dizia: “Quero este, este e este”. O barcelonista tem de perceber isso e nós vamos adaptar-nos a isso. Não quer dizer que não tentemos competir, mas é a realidade», afirmou na antevisão do jogo do Barcelona frente ao Almería.

Ora, estas declarações acabaram por cair muito mal a Joan Laporta e, de acordo com a imprensa espanhola, foram a gota de água para o presidente do Barcelona, que agora pretende finalizar o contrato de Xavi.

Este volte-face surge na sequência de uma verdadeira novela que começou no dia 27 de janeiro. Após a derrota por 5-3 frente ao Villarreal para o campeonato, Xavi anunciou que ia deixar o Barcelona no final da época e que a decisão era irreversível.

A tomada de posição acabou por ter um impacto positivo na equipa, que acabou por entrar numa série positiva de resultados, na qual somou 13 jogos consecutivos sem perder. O Barcelona manteve-se firme na luta pelo segundo lugar e chegou a ameaçar o Real Madrid no primeiro lugar, no entanto, acabou por somar duas derrotas consecutivas comprometedoras: primeiro com o PSG, que ditou o afastamento nos quartos de final da Champions, e em segundo com o Real Madrid, que ditou o adeus definitivo ao primeiro lugar da La Liga.

Ainda assim, a confiança em Xavi manteve-se e, no dia 25 de abril, o Barcelona, juntamente com Xavi Hernández, organizou uma conferência de imprensa para dar um passo atrás na decisão do técnico espanhol e confirmar a continuidade do treinador até ao final da época 2024/25.

«Não foi uma decisão simples ou fácil. Em janeiro, acreditei que era o melhor para o clube, mas as circunstâncias mudaram e, agora, penso que o melhor é a continuidade. Acho que o projeto não está finalizado, que podemos fazer dele um projeto vencedor. De três meses atrás até agora, tudo mudou. Não foi uma questão de ego ou de dinheiro, é uma questão de clube», afirmou Xavi Hernández na conferência de imprensa de 25 de abril.

Tudo parecia alinhado para a continuidade até ao dia 15 de maio, nesta última quarta-feira. Na antevisão do jogo frente ao Almería, Xavi falou do futuro e das dificuldades económicas da equipa e as palavras irritaram o presidente, que deixou de se rever no técnico como figura central da equipa catalã. A saída está agora a poucas horas de ser confirmada.

Entre as opções para render Xavi Hernández está Sérgio Conceição, que é muito apreciado por Deco.

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas de Jota Silva e Tiago Djaló vê Orkun Kokçu marcar no empate diante do Eyupspor

O Besiktas empatou no fecho da 19.ª jornada da Liga Turca. Orkun Kokçu marcou, mas não impediu desaire contra o Eyupspor.

Vitória foge contra a Noruega e complica as contas para Portugal | Andebol

Portugal entrou em campo com um único objetivo na terceira jornada do Main Round do Euro de Andebol: conseguir a vitória, o único resultado que precisava e que fugiu por pouco.

Eis os onzes oficiais do FC Porto x Gil Vicente da Primeira Liga

O FC Porto recebe o Gil Vicente no Estádio do Dragão na 19.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes oficiais.

Ángel Alarcón renova com o FC Porto e segue por empréstimo para o Utrecht

Ángel Alarcón foi oficializado como reforço do Utrecht. Extremo espanhol renovou com o FC Porto antes de ser emprestado.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa hondurenha aponta avançado do Liverpool ao FC Porto

Keyrol Figueroa está a ser colocado na rota do FC Porto. Avançado representa a equipa sub-21 do Liverpool.

Flamengo paga 41 milhões de euros e tem princípio de acordo para fazer regressar jogador da Premier League

O Flamengo tem um princípio de acordo para a contratação de Lucas Paquetá. Médio vai deixar o West Ham por verba milionária.

Benfica perto de garantir renovações de Anísio Cabral e José Neto mas ainda negoceia Daniel Banjaqui

No dia seguinte à vitória frente ao Estrela da Amadora, o Benfica está perto de fechar as renovações de Anísio Cabral e José Neto. Daniel Banjaqui ainda negoceia com o clube.