Rio Ave impedido de contratar jogadores até 2024

    A FIFA confirmou a proibição levantada ao Rio Ave FC de inscrever novos jogadores. Transferência de Fabrice Olinga em janeiro de 2022 na base da decisão.

    O Rio Ave FC não vai mesmo poder inscrever novos jogadores este verão. A FIFA confirmou a proibição de transferências que já se arrasta desde o passado marcado de inverno e apenas aligeirou o montante a pagar pelos vilacondenses.

    Em janeiro de 2022, o Rio Ave contratou Fabrice Olinga ao RE Mouscron da Bélgica. No entanto, o Raja Casablanca AC, clube marroquino, alegou já ter um pré-acordo com o jogador e a FIFA deu razão ao clube africano. Apesar do Rio Ave desmentir o sucedido, afirmando não ter conhecido qualquer pré-acordo de Olinga com outro clube, foi punido pela FIFA.

    Deste modo, nesta janela de transferências o Rio Ave apenas pode renovar contratos de jogadores (como tem feito) e utilizar jogadores que estiveram emprestados na última temporada, não podendo inscrever novos nomes no clube até janeiro de 2024.

    Eis o comunicado do Rio Ave a reagir à situação:

    Como é do conhecimento público, a FIFA sancionou o Rio Ave FC com a proibição de registo de jogadores por duas janelas de transferências, bem como ordenou ao pagamento de uma multa, na sequência da queixa interposta pelo clube marroquino Raja Casablanca AC relativamente à situação que envolvia o jogador Fabrice Olinga.

    Em consequência da referida decisão, o Rio Ave FC ficou proibido de registar jogadores durante as janelas de transferências de inverno e de verão de 2023.

    Como é igualmente do conhecimento público, o Rio Ave FC recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS-CAS), sediado na Suíça, com o objetivo de anular a referida decisão tomada pela FIFA, por entender que, ao contrário do indicado pela FIFA, o Clube nunca tomou qualquer decisão que violasse os regulamentos da FIFA e que fosse, nessa medida, lesiva para terceiros.

    O referido tribunal notificou as partes da sua decisão final, através da qual aceita parcialmente o recurso interposto pelo Rio Ave FC, reduzindo a multa financeira a metade, mas mantendo a proibição de registo de jogadores durante os referidos períodos. Esta decisão é agora final e o Rio Ave FC só poderá voltar a registar jogadores na janela de transferências de inverno (janeiro de 2024).

    Não obstante o resultado deste processo, o Rio Ave FC considera que a sua atuação não incumpriu os regulamentos da FIFA e, portanto, a penalização sofrida é injusta e excessiva. Ainda assim, a mesma será cumprida escrupulosamente e os processos internos serão reforçados de forma a que uma situação similar não se volte a repetir.

    A preparação da presente época já foi feita tendo em consideração a proibição de registo de novos jogadores e os objetivos traçados foram definidos em consonância, com renovação de diversos contratos e a manutenção do grupo de jogadores da época passada quase na sua totalidade.

    Será com este grande grupo que temos – que tanto já nos deu – e depositando total confiança nele que iremos conseguir obter o sucesso pretendido, transmitindo, a todos os sócios, que tudo faremos para estar à altura do nosso bom nome e da nossa caminhada de sucesso.

    Luís Freire Rio Ave
    Fonte: Rio Ave FC

    Sabe mais sobre o nosso projeto!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

    Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional, assim como fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e, para estares a par de tudo, não te esqueças de subscrever as notificações!

    A 28 de outubro de 2019, decidimos expandir o nosso alcance com a introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

    Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts, disponíveis nas mais diferentes plataformas e que procuram dar um pouco de tudo sobre o mundo do desporto em geral. Atualmente, temos para te oferecer os seguintes conteúdos:

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura para seres redator, comentador ou moderador, envia-nos um e-mail para [email protected]. A bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    PUB

    spot_img

    Artigos Populares

    Makaridze aborda passado e fala em «pré-contrato (ilegal)» com o Benfica

    Giorgi Makaridze abordou o passado e fala num «pré-contrato...

    Samuel Essende pode render 5 milhões ao Vizela

    Samuel Essende vai deixar o Vizela para rumar ao...

    Genoa e Marselha ultimam detalhes da transferência de Vitinha

    Vitinha vai mesmo rumar ao Genoa a título definitivo....

    Negócio cai por terra e Tiago Ferreira regressa a Lisboa

    Sporting e Schalke 04 não chegam a acordo por...

    Ex-FC Porto mais perto de regressar a casa

    O Millonarios da Colômbia poderá ser o próximo destino...