Rio Ave impedido de contratar jogadores até 2024

- Advertisement -

A FIFA confirmou a proibição levantada ao Rio Ave FC de inscrever novos jogadores. Transferência de Fabrice Olinga em janeiro de 2022 na base da decisão.

O Rio Ave FC não vai mesmo poder inscrever novos jogadores este verão. A FIFA confirmou a proibição de transferências que já se arrasta desde o passado marcado de inverno e apenas aligeirou o montante a pagar pelos vilacondenses.

Em janeiro de 2022, o Rio Ave contratou Fabrice Olinga ao RE Mouscron da Bélgica. No entanto, o Raja Casablanca AC, clube marroquino, alegou já ter um pré-acordo com o jogador e a FIFA deu razão ao clube africano. Apesar do Rio Ave desmentir o sucedido, afirmando não ter conhecido qualquer pré-acordo de Olinga com outro clube, foi punido pela FIFA.

Deste modo, nesta janela de transferências o Rio Ave apenas pode renovar contratos de jogadores (como tem feito) e utilizar jogadores que estiveram emprestados na última temporada, não podendo inscrever novos nomes no clube até janeiro de 2024.

Eis o comunicado do Rio Ave a reagir à situação:

Como é do conhecimento público, a FIFA sancionou o Rio Ave FC com a proibição de registo de jogadores por duas janelas de transferências, bem como ordenou ao pagamento de uma multa, na sequência da queixa interposta pelo clube marroquino Raja Casablanca AC relativamente à situação que envolvia o jogador Fabrice Olinga.

Em consequência da referida decisão, o Rio Ave FC ficou proibido de registar jogadores durante as janelas de transferências de inverno e de verão de 2023.

Como é igualmente do conhecimento público, o Rio Ave FC recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS-CAS), sediado na Suíça, com o objetivo de anular a referida decisão tomada pela FIFA, por entender que, ao contrário do indicado pela FIFA, o Clube nunca tomou qualquer decisão que violasse os regulamentos da FIFA e que fosse, nessa medida, lesiva para terceiros.

O referido tribunal notificou as partes da sua decisão final, através da qual aceita parcialmente o recurso interposto pelo Rio Ave FC, reduzindo a multa financeira a metade, mas mantendo a proibição de registo de jogadores durante os referidos períodos. Esta decisão é agora final e o Rio Ave FC só poderá voltar a registar jogadores na janela de transferências de inverno (janeiro de 2024).

Não obstante o resultado deste processo, o Rio Ave FC considera que a sua atuação não incumpriu os regulamentos da FIFA e, portanto, a penalização sofrida é injusta e excessiva. Ainda assim, a mesma será cumprida escrupulosamente e os processos internos serão reforçados de forma a que uma situação similar não se volte a repetir.

A preparação da presente época já foi feita tendo em consideração a proibição de registo de novos jogadores e os objetivos traçados foram definidos em consonância, com renovação de diversos contratos e a manutenção do grupo de jogadores da época passada quase na sua totalidade.

Será com este grande grupo que temos – que tanto já nos deu – e depositando total confiança nele que iremos conseguir obter o sucesso pretendido, transmitindo, a todos os sócios, que tudo faremos para estar à altura do nosso bom nome e da nossa caminhada de sucesso.

Luís Freire Rio Ave
Fonte: Rio Ave FC

Sabe mais sobre o nosso projeto!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional, assim como fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e, para estares a par de tudo, não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, decidimos expandir o nosso alcance com a introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts, disponíveis nas mais diferentes plataformas e que procuram dar um pouco de tudo sobre o mundo do desporto em geral. Atualmente, temos para te oferecer os seguintes conteúdos:

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura para seres redator, comentador ou moderador, envia-nos um e-mail para [email protected]. A bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

«Foi um enorme privilégio termos tido a oportunidade de marcar a história do Belenenses Rugby» – Entrevista Bola na Rede a Tomás Sequeira

Tomás Sequeira foi bicampeão de Rugby como capitão do Belenenses e terá oportunidade de conquistar a Taça Ibérica no Estádio do Restelo.

Cristián Romero ataca direção do Tottenham: «Deviam ser outras pessoas a aparecer para falar, mas não o fazem. Só aparecem quando as coisas correm...

Cristián Romero deixou críticas ao momento do Tottenham e aos responsáveis do clube. Reação após mais uma derrota do clube.

Mercado de inverno do Nápoles em pausa à espera de decisão do Benfica sobre Lorenzo Lucca

O Nápoles só pretende atacar o mercado de janeiro caso o Benfica concretize a contratação de Lorenzo Lucca.

Parma avança por Andreas Schjelderup e conta com concorrência pesada de outros 2 clubes europeus

Andreas Schjelderup pode deixar o Benfica neste mercado. Além do Parma, também a AS Roma e o West Ham querem o extremo norueguês.

PUB

Mais Artigos Populares

Escaldante dérbi do Minho na final da Taça da Liga: eis os onzes prováveis

O Vitória SC e Braga defrontam-se em Leiria numa final inédita da Taça da Liga. Eis os onzes prováveis das duas equipas.

Neemias Queta fundamental no regresso dos Boston Celtics às vitórias na NBA

Os Boston Celtics venceram os Toronto Raptors em mais uma madrugada da NBA. Neemias Queta esteve imperial no jogo.

Iñigo Martínez aborda regresso ao Barcelona: «É impossível Joan Laporta soltar tanta pasta»

Iñigo Martínez abordou a hipótese de regressar ao Barcelona e comentou a transferência de João Cancelo para o clube catalão.