Henrique Calisto: «O Futebol português está organizado em função da televisão e não do adepto»

- Advertisement -

Começou a aventura como treinador em 1980/81 e, atualmente, ainda está ligado ao Futebol, Henrique Calisto participou no Mourinhos vs. Guardiolas para contar a sua experiência. As passagens pelo Vietname, pela China e pela Angola não foram esquecidas, porém, não se esqueceu do passado em Portugal.

Com uma vasta experiência no Futebol estrangeiro, o histórico treinador português afirmou que para se ter sucesso lá fora é necessário recolher o máximo de informação sobre o novo ambiente (realidade do clube ou os hábitos sociais e culturais do país). Dentro de campo, Henrique Calisto encontrou no Vietname colegas sentados durante os 90 minutos e o treinador português não abdicou do seu estilo, continuando muito interventivo.

A passagem para a China foi uma experiência interessante, porém o treinador acredita que o futebol chinês não tem futuro nenhum com chineses. Henrique Calisto criticou o modo como é organização das camadas jovens nos clubes e que o campeonato chinês apenas vive (ou sobrevive) devido à quantidade de jogadores estrangeiros. Da Ásia para África, foi em Angola que encontrou um Futebol com muitas incongruências principalmente nas arbitragens, que condicionam os resultados. Contudo, realçou que o CR Desportivo do Libolo só teve um grande sucesso, porque era um clube muito estruturado – parecido a um clube de meia tabela em Portugal.

Henrique Calisto acredita que os treinadores, em Portugal, deviam ter um papel mais relevante tanto nos clubes como nas federações, principalmente a nível organizacional. O histórico treinador apontou diversas críticas ao Futebol português como, por exemplo, a falta de competitividade da Liga, a inexistência da centralização dos direitos e a extrema dependência dos três grandes. 

O antigo treinador não deixou de criticar a falta de público nas bancadas dos estádios portugueses e voltou a relembrar: «O futebol português está organizado em função da televisão e não do adepto».

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Presidente do Besiktas não está em época de saldos: «Se recebermos a oferta que queremos pelo Rafa Silva, ele jogará no Benfica»

O presidente do Besiktas, Serdal Adali, confirmou o interesse do Benfica em Rafa Silva. Dirigente abriu a porta à saída.

Enzo Barrenechea deixa nova mensagem nas redes sociais depois da provocação: «Humildade, disciplina, muito trabalho, paixão»

Enzo Barrenechea voltou a recorrer às redes sociais para deixar uma mensagem. Depois da provocação, médio olhou para dentro.

Real Madrid tem 5 centrais na mira para o verão e Ousmane Diomande é um dos nomes na lista

Contratar um novo defesa central é uma das prioridades do Real Madrid para o verão. Ousmane Diomande está na lista dos merengues.

A influência que Thiago Silva pode ter no FC Porto

Thiago Silva vem aportar um capital de experiência que se pode revelar decisivo para o resto da época e para os desafios que o clube tem pela frente

PUB

Mais Artigos Populares

Segunda Liga: Último Leixões fecha reforço vindo do líder Marítimo

O Leixões garantiu a contratação de Gonçalo Tabuaço ao Marítimo. Guarda-redes chega por empréstimo com opção de compra.

GD Chaves reforça-se com avançado que atua em Espanha

O GD Chaves garantiu a contratação de Jorge Delgado. Avançado deixa Real Valladolid e chega a Portugal por empréstimo.

Enzo Barrenecha não esquece FC Porto x Benfica e deixa provocação

Enzo Barrenechea deixou mensagem quente nas redes sociais. Médio argentino foi suplente não utilizado do FC Porto x Benfica.