📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Henrique Calisto: «O Futebol português está organizado em função da televisão e não do adepto»

- Advertisement -

Começou a aventura como treinador em 1980/81 e, atualmente, ainda está ligado ao Futebol, Henrique Calisto participou no Mourinhos vs. Guardiolas para contar a sua experiência. As passagens pelo Vietname, pela China e pela Angola não foram esquecidas, porém, não se esqueceu do passado em Portugal.

Com uma vasta experiência no Futebol estrangeiro, o histórico treinador português afirmou que para se ter sucesso lá fora é necessário recolher o máximo de informação sobre o novo ambiente (realidade do clube ou os hábitos sociais e culturais do país). Dentro de campo, Henrique Calisto encontrou no Vietname colegas sentados durante os 90 minutos e o treinador português não abdicou do seu estilo, continuando muito interventivo.

A passagem para a China foi uma experiência interessante, porém o treinador acredita que o futebol chinês não tem futuro nenhum com chineses. Henrique Calisto criticou o modo como é organização das camadas jovens nos clubes e que o campeonato chinês apenas vive (ou sobrevive) devido à quantidade de jogadores estrangeiros. Da Ásia para África, foi em Angola que encontrou um Futebol com muitas incongruências principalmente nas arbitragens, que condicionam os resultados. Contudo, realçou que o CR Desportivo do Libolo só teve um grande sucesso, porque era um clube muito estruturado – parecido a um clube de meia tabela em Portugal.

Henrique Calisto acredita que os treinadores, em Portugal, deviam ter um papel mais relevante tanto nos clubes como nas federações, principalmente a nível organizacional. O histórico treinador apontou diversas críticas ao Futebol português como, por exemplo, a falta de competitividade da Liga, a inexistência da centralização dos direitos e a extrema dependência dos três grandes. 

O antigo treinador não deixou de criticar a falta de público nas bancadas dos estádios portugueses e voltou a relembrar: «O futebol português está organizado em função da televisão e não do adepto».

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.