Última horaAntigo avançado do Sporting deixa sugestão: 4 jogos de despedida para Cristiano Ronaldo
Publicidade

O Craque do Mar – Entrevista a Bruno Lamas

César Mayrinck · 5 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O médio avançado Bruno Lamas, 24, é um dos grandes destaques da equipa do Leixões Sport Club. Contratado em janeiro de 2015, o jogador chegou em Portugal cheio de expectativas após passagens pela base do São Paulo, Santos e Cruzeiro. O jogador ainda foi campeão da Copa do Mundo sub-15 pela Seleção Brasileira.

Após quatro épocas na equipa de Matosinhos, o brasileiro se tornou o estrangeiro com mais partidas disputas e mais golos marcados com a camisola do Leixões S.C. Ao todo foram 148 jogos e 27 golos anotados. Deixando para trás alguns nomes importantes da história do clube, como o do lendário médio brasileiro Wagner que atuou na equipa na década de 60. O atleta é motivo de orgulho para os adeptos, pois ele tem o espírito leixonense e sabe da importância disso.

Afinal, torcer para o Leixões S.C. é um estilo de vida e seus adeptos sentem isso intensamente. O carinho do jogador pelo clube e pelos adeptos é evidente. Nessa entrevista exclusiva ao Bola na Rede o jogador revela como foi jogar ao lado dos craques Neymar e Ganso, como chegou ao Leixões S.C., conta sobre o seu futuro e manda um recado a todos os adeptos do Mar. Bruno Lamas vive o melhor momento de sua carreira e agora mais maduro, apesar de jovem, tem tudo para continuar evoluindo no futebol. Seu brilho é crescente e o seu futuro é promissor. Agora com vocês Bruno Lamas, o craque do Mar.

Bola na RedeVocê chegou ao Leixões Sport Club na época 2014/15 vindo do Cruzeiro. Como surgiu essa proposta de se transferir para o clube?

Bruno Lamas: A proposta surgiu através de uma pessoa que estava no clube na época. Ele entrou em contato comigo e fez uma proposta. Analisei, considerei boa e aceitei. Não foi tudo como combinamos, mas graças a Deus tudo acabou dando certo.

BnR.: O Leixões S.C. é um grande clube que possui adeptos fieis. Mesmo assim é pouco conhecido no Brasil. O que te fez aceitar a jogar pelo equipa de Matosinhos?

BL: O Leixões S.C. em Portugal é como time grande, os adeptos vão a todo lado, são apaixonados pelo clube e isso é muito bom. No Brasil não se sabe muito sobre o Campeonato Português, mas como tenho passaporte europeu pensei em me destacar já dentro da Europa. Esse foi um dos motivos para aceitar vim para o clube.

BnR: Como foi a sua adaptação em Portugal? Se sentiu alguma dificuldade nos conte a mais complicada.

BL: A minha adaptação foi boa, apesar de sofrer com o frio que estava na época e com os salários em atrasos daquele ano. Foi boa porque comecei logo a jogar e a pegar o ritmo de jogo de Portugal. Única curiosidade foi que quando cheguei fui para um apartamento que eles mandaram e acabei sendo despejado porque não pagavam a renda há um tempo. Mas foi bom porque fui para um lugar bem melhor depois (risos).

BnR: Quais as principais diferenças que você pode apontar entre o futebol português e futebol brasileiro?

BL: Acho que a maior diferença entre o futebol português e o futebol brasileiro é a intensidade de jogo daqui (Portugal). No Brasil se joga um futebol mais bonito, mas sem tanta marcação, jogando mais só com a bola e isso precisei me adaptar aqui.

BnR: Você jogou com o Neymar e com o Paulo Henrique Ganso no Santos. Como você relata essa experiência?

BL: Jogar do lado deles é fantástico. Quando você os vê jogando a primeira vez perto de você, fica apenas pensando que eles realmente são craques. Eles veem coisas que os outros não conseguem ver.

Bruno Lamas comemorando mais um golo marcado com a camisola do Leixões S.C.

BnR: Você foi um dos grandes destaques da equipa nas últimas épocas, mas o seu contrato com o clube termina no próximo dia 30.06. O seu futuro ainda será no Estádio do Mar? Ou tem alguma proposta para mudar de ares?

BL: Graças a Deus desde quando cheguei todos tiveram muito carinho por mim. Acabei jogando com todos os treinadores e pude ser feliz marcando golos ou dando assistências. Sobre o meu futuro ainda não sei dizer, porque ainda não está nada definido. Existem algumas sondagens e estou junto com o meu empresário analisando a melhor solução para o futuro. Não sei dizer se vai ser no Mar ou não.

BnR: Nas últimas épocas o objetivo do clube era a promoção à Primeira Liga Portuguesa. Mas o Leixões S.C. não tem conseguido sucesso nessa tarefa, mesmo montando equipas competitivas. O que falta para o clube conseguir o sonhado acesso?

BL: Penso que nos últimos anos o objetivo maior foi a manutenção que não estava fácil. Esse ano foi mais tranquilo e com estabilidade. A SAD soube trabalhar muito bem, deu qualidade ao plantel e brigamos sempre lá em cima. Penso que falta aquela pontinha de sorte que logo estará por vim e tenho certeza que o Leixões vai voltar logo para onde merece estar.

BnR: Na última janela de transferências você foi especulado no Paços de Ferreira. Realmente houve um contato da equipa da Mata Real? Se sim, o que faltou para acertar?

BL: Sim, realmente houve um contato. Mas acabou não tendo um acordo entre todos os lados e acabei ficando no Mar.

BnR: Você atuou ao lado de um grande ídolo leixonense que é o Bruno China que inclusive se retirou dos relvados no final dessa época. O que você poderia dizer desse jogador?

BL: Foi um prazer ter jogado com o China, ele é um exemplo para todos os jogadores por tudo que fez como jogador e como pessoa. Era um atleta que pensava o jogo. É como os grandes jogadores dizem, o futebol é mais cabeça do que o físico e ele usava muito disso. Aprendi muita coisa com ele.

BnR: Você tem uma grande identificação com o Leixões S.C. e com os seus adeptos. Qual recado você pode mandar para os leixoneneses?

BL: Estou aqui há muito tempo e desde que cheguei tem muitos que gostam de mim e isso me deixa muito feliz. Queria deixar um agradecimento por todo apoio que eles dão em todos os jogos até o fim. Não desistem nunca e isso não tem preço. Quem joga ou jogou aqui sabe que eles são diferentes dos outros.

Fotos cedidas gentilmente por Bruno Lamas

César Mayrinck

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.