📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fórum do Treinador 2016: A Ideia de Jogo e o Treinador do Presente

- Advertisement -

A MULTIDISCIPLINARIDADE E O TREINADOR DO PRESENTE

“Sou do tempo em que o treinador fazia tudo. Agora sou o manager e tenho um departamento de ciência do desporto, um departamento de olheiros, um departamento médico e assistentes. Não faço nada! Só mando fazer”. Louis Van Gaal, como outros da sua geração, teve de transformar-se num treinador do século XXI. Por outras palavras, deixou de concentrar em si todas as funções que têm de ser efectuadas pela equipa técnica. Nos anos 90, quando iniciou a carreira, cobria todas as necessidades do plantel e dos jogadores. Agora, conta com uma série de adjuntos especializados nas diversas componentes do jogo, do treino ao scouting. O treinador principal não deixou de ser a figura central, mas o trabalho de bastidores – onde tudo é analisado ao detalhe – é um sinal evidente de uma “ciência” cada vez mais multidisciplinar.

Não há volta a dar. Só a soma das partes de uma equipa técnica permitirá que os jogadores apresentem o melhor rendimento possível. Há dois critérios que um treinador principal deve ter na hora de escolher os adjuntos: a confiança e o conhecimento. Estes não podem ter o mínimo receio de contrariar as ideias do treinador principal, embora seja este a ter a última palavra. José Peseiro, treinador do FC Porto, admite que às vezes não quer ceder. “Às vezes, quando já estamos a dar razão demasiadas vezes, dizemos que não e que nós é que percebemos desta merda”, brinca.

Mais a sério, o técnico dos dragões disse o que procura quando define os elementos da equipa técnica. “Quero treinadores que se identifiquem mas que perturbem. Têm de questionar e ser chatos”, salienta. Pela dificuldade de reunir elementos que possuam estas qualidades, os treinadores fazem todos os possíveis para que a equipa técnica não se desmembre, sobretudo quando existe um conhecimento excepcional. “Gosto de ter pessoas que saibam mais do que eu”, conclui José Peseiro.

Antigamente, os treinadores eram “homens da vida”. Para além do saber futebolístico, tinham outras qualidades que se destacavam no balneário. Eram uma figura paternal para os jogadores. Actualmente, são mais técnicos – por terem mais e melhor formação – e menos humanistas, apesar de normalmente terem uma relação de abertura com os atletas. A nova geração de treinadores portugueses está recheada de homens com este perfil. Leonardo Jardim, André Villas-Boas ou Vítor Pereira não tiveram uma carreira nos relvados e dedicaram-se desde cedo ao aperfeiçoamento de competências.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Brilhou no Mundial de Clubes 2025 e perdeu protagonismo no Real Madrid: Xabi Alonso explicou

Xabi Alonso já fez a antevisão ao Athletic Club x Real Madrid para a La Liga. Técnico espanhol falou sobre Gonzalo García.

Xabi Alonso defende avançado do Real Madrid: «Ninguém pode duvidar da sua qualidade»

Xabi Alonso já fez a antevisão ao Athletic Club x Real Madrid para a La Liga. Técnico espanhol defende Rodrygo.

Xabi Alonso e o seu futuro no Real Madrid: «As coisas podem mudar muito»

Xabi Alonso já fez a antevisão ao Athletic Club x Real Madrid para a La Liga. Jogo está marcado para esta quarta-feira pelas 18h00.

Gil Vicente: Jovem de 16 anos chamado por César Peixoto aos treinos

O Gil Vicente treinou esta terça-feira de manhã, com o foco no Vitória SC. César Peixoto chamou Tiago Ferreira, jovem guarda-redes de 16 anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Fórmula 1: Max Verstappen terá novo parceiro em 2026

Isack Hadjar vai substituir Yuki Tsunoda e ser o novo parceiro de Max Verstappen. Red Bull confirmou em comunicado oficial.

Eis quando Farioli fará a conferência de antevisão ao FC Porto x Vitória SC

Francesco Farioli realiza a antevisão ao FC Porto x Vitória SC nesta quarta-feira pelas 12h45. Conferência terá lugar no Olival.

Lenda do Brasil gostaria de ver Abel Ferreira na Seleção: «Nada contra o Ancelotti, mas…»

Roberto Rivellino, lenda do Brasil, daria uma oportunidade a Abel Ferreira para a Seleção. Português alvo de elogios.