Fórum do Treinador 2016: A Ideia de Jogo e o Treinador do Presente

- Advertisement -

A MULTIDISCIPLINARIDADE E O TREINADOR DO PRESENTE

“Sou do tempo em que o treinador fazia tudo. Agora sou o manager e tenho um departamento de ciência do desporto, um departamento de olheiros, um departamento médico e assistentes. Não faço nada! Só mando fazer”. Louis Van Gaal, como outros da sua geração, teve de transformar-se num treinador do século XXI. Por outras palavras, deixou de concentrar em si todas as funções que têm de ser efectuadas pela equipa técnica. Nos anos 90, quando iniciou a carreira, cobria todas as necessidades do plantel e dos jogadores. Agora, conta com uma série de adjuntos especializados nas diversas componentes do jogo, do treino ao scouting. O treinador principal não deixou de ser a figura central, mas o trabalho de bastidores – onde tudo é analisado ao detalhe – é um sinal evidente de uma “ciência” cada vez mais multidisciplinar.

Não há volta a dar. Só a soma das partes de uma equipa técnica permitirá que os jogadores apresentem o melhor rendimento possível. Há dois critérios que um treinador principal deve ter na hora de escolher os adjuntos: a confiança e o conhecimento. Estes não podem ter o mínimo receio de contrariar as ideias do treinador principal, embora seja este a ter a última palavra. José Peseiro, treinador do FC Porto, admite que às vezes não quer ceder. “Às vezes, quando já estamos a dar razão demasiadas vezes, dizemos que não e que nós é que percebemos desta merda”, brinca.

Mais a sério, o técnico dos dragões disse o que procura quando define os elementos da equipa técnica. “Quero treinadores que se identifiquem mas que perturbem. Têm de questionar e ser chatos”, salienta. Pela dificuldade de reunir elementos que possuam estas qualidades, os treinadores fazem todos os possíveis para que a equipa técnica não se desmembre, sobretudo quando existe um conhecimento excepcional. “Gosto de ter pessoas que saibam mais do que eu”, conclui José Peseiro.

Antigamente, os treinadores eram “homens da vida”. Para além do saber futebolístico, tinham outras qualidades que se destacavam no balneário. Eram uma figura paternal para os jogadores. Actualmente, são mais técnicos – por terem mais e melhor formação – e menos humanistas, apesar de normalmente terem uma relação de abertura com os atletas. A nova geração de treinadores portugueses está recheada de homens com este perfil. Leonardo Jardim, André Villas-Boas ou Vítor Pereira não tiveram uma carreira nos relvados e dedicaram-se desde cedo ao aperfeiçoamento de competências.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Hansi Flick revela conversa com árbitro do Atlético Madrid x Barcelona: «Fui ao balneário e a comunicação foi boa»

A arbitragem do encontro entre o Atlético Madrid e o Barcelona voltou a ser abordada por Hansi Flick na sala de imprensa.

Rafael Nel e o primeiro jogo em Alvalade pelo Sporting: «Vou tentar dormir, não vai ser muito fácil»

Rafael Nel reagiu à estreia em Alvalade pela equipa principal do Sporting. O avançado foi lançado por Rui Borges no encontro frente ao Famalicão.

Jan Oblak critica equipa do Atlético Madrid após derrota e Diego Simeone responde: «Não concordo com o que disse»

Diego Simeone mostrou-se em desacordo com a análise de Jan Oblak após a derrota do Atlético Madrid frente ao Rayo Vallecano.

Benfica avança nas renovações de Daniel Banjaqui e José Neto: eis os detalhes

O Benfica quer renovar os contratos de Daniel Banjaqui e José Neto, jovens promessas que entram nos planos de futuro das águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica com boas notícias no treino desta segunda-feira

O Benfica treinou no Seixal durante esta segunda-feira e José Mourinho contou no aquecimento com Fredrik Aursnes e Amar Dedic.

Onde ver o Club Brugge x Atlético Madrid no playoff de acesso aos oitavos-de-final da Champions League

O Club Brugge vai receber o Atlético Madrid na primeira mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Champions League.

A nova fábrica de talentos da Ligue 1

Em comparação com os projetos mais desenvolvidos na Ligue 1, apenas o PSG aparece na tabela, dois talentos da formação com momentos importantes