Fórum do Treinador 2016: A Ideia de Jogo e o Treinador do Presente

- Advertisement -

O seleccionador nacional, Fernando Santos, recusa fazer comparações entre os dois perfis, mas aponta o caminho para os novos treinadores vingarem. “Se querem sobreviver têm de se especializar”, garante. A larga experiência do actual comandante da equipa das quinas permite-lhe ter a exacta noção da evolução do papel dos adjuntos. “São mais competentes do que dantes. Agora fazem-nos a papinha toda”, admite. Quando começou a carreira, Fernando Santos controlava todos os aspectos relacionados com o jogo, tendo sentido a necessidade de se adaptar a esta nova realidade. “O estudo é cada vez mais fundamental”, assegura.

A melhoria dos treinadores e consequentemente da metodologia de treinos teve repercussões no entendimento do jogo por parte dos jogadores. Pedro Martins, treinador do Rio Ave, nota essas diferenças nos atletas. “Antes faziam porque os mandavam fazer, hoje já não”, afirma.

O técnico dos vilacondenses, recordando a carreira do pai, acabou por demonstrar de forma perfeita as alterações que têm ocorrido na dimensão de um treinador. “Com cinco anos já conhecia o balneário, o meu pai era dirigente. Era o treinador que fazia tudo, desde a monitorização do treino à educação dos atletas. Hoje está tudo compartimentado e há especialistas de nutrição, de fisioterapia, e a atenção sobre esses aspectos é cada vez maior. Até vamos procurar Universidades que nos ajudem a trabalhar a vertente psicológica”, explica.

O futebol não é uma ciência exacta, mas a ciência tem entrado cada vez mais no jogo. “Alguns não percebem que a ciência se apoderou fortemente do futebol”, defende Fernando Santos. Não há um lance que não seja esmiuçado com pinças num “laboratório”, por teóricos que não deixam de ser homens do futebol. Para o treinador principal, a missão é simples. “Temos a função de mastigar tudo o que nos dão e fazer com que o bolo esteja bom”, metaforiza Fernando Santos. Uma ideia corroborada por Henrique Calisto: “nós somos cada vez mais gestores destes especialistas, com quem também aprendemos”, reconhece.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Crystal Palace define preço para vender Marc Guéhi no mercado de janeiro

Marc Guéhi termina o contrato com o Crystal Palace no final da temporada e o clube já definiu o preço para o vender durante o mercado de inverno.

Vitória SC ganha o 3.º título da sua história: quais foram os outros dois?

O Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a Taça da Liga. É o terceiro título da sua história, após Supertaça e Taça de Portugal.

Beni Mukendi percorreu todo o campo de joelhos após conquistar a Taça da Liga

Depois do triunfo histórico frente ao Braga na final da Taça da Liga, o médio angolano do Vitória SC, Beni Mukendi, fez todo o campo de joelhos.

Regresso à vista: Daniel Bragança vai ter os primeiros minutos na equipa principal do Sporting ainda em janeiro

Daniel Bragança está cada vez mais perto de voltar a jogar na equipa principal do Sporting. Médio sofreu uma grave lesão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Enamorado assina pelo Grémio de Luís Castro

O Grémio de Luís Castro anunciou, no passado sábado, a contratação do extremo José Enamorado, proveniente do Junior Barranquilla.

Pedro Neto | O Ás de Trunfo esquecido

Nas últimas duas épocas, os números em assistências e ações decisivas acompanham o impacto visual que Pedro Neto tem em campo.

Roberto Martínez lança Mundial 2026: «Precisamos de um terceiro ponta de lança»

Roberto Martínez falou sobre vários temas em entrevista. Selecionador Nacional quer mais um ponta de lança para levar ao Mundial 2026.