Fórum do Treinador 2016: A Ideia de Jogo e o Treinador do Presente

- Advertisement -

O seleccionador nacional, Fernando Santos, recusa fazer comparações entre os dois perfis, mas aponta o caminho para os novos treinadores vingarem. “Se querem sobreviver têm de se especializar”, garante. A larga experiência do actual comandante da equipa das quinas permite-lhe ter a exacta noção da evolução do papel dos adjuntos. “São mais competentes do que dantes. Agora fazem-nos a papinha toda”, admite. Quando começou a carreira, Fernando Santos controlava todos os aspectos relacionados com o jogo, tendo sentido a necessidade de se adaptar a esta nova realidade. “O estudo é cada vez mais fundamental”, assegura.

A melhoria dos treinadores e consequentemente da metodologia de treinos teve repercussões no entendimento do jogo por parte dos jogadores. Pedro Martins, treinador do Rio Ave, nota essas diferenças nos atletas. “Antes faziam porque os mandavam fazer, hoje já não”, afirma.

O técnico dos vilacondenses, recordando a carreira do pai, acabou por demonstrar de forma perfeita as alterações que têm ocorrido na dimensão de um treinador. “Com cinco anos já conhecia o balneário, o meu pai era dirigente. Era o treinador que fazia tudo, desde a monitorização do treino à educação dos atletas. Hoje está tudo compartimentado e há especialistas de nutrição, de fisioterapia, e a atenção sobre esses aspectos é cada vez maior. Até vamos procurar Universidades que nos ajudem a trabalhar a vertente psicológica”, explica.

O futebol não é uma ciência exacta, mas a ciência tem entrado cada vez mais no jogo. “Alguns não percebem que a ciência se apoderou fortemente do futebol”, defende Fernando Santos. Não há um lance que não seja esmiuçado com pinças num “laboratório”, por teóricos que não deixam de ser homens do futebol. Para o treinador principal, a missão é simples. “Temos a função de mastigar tudo o que nos dão e fazer com que o bolo esteja bom”, metaforiza Fernando Santos. Uma ideia corroborada por Henrique Calisto: “nós somos cada vez mais gestores destes especialistas, com quem também aprendemos”, reconhece.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

A primavera não chega ao futebol português

Explicar a um adepto que muito do futebol português se joga nos bastidores seria tão útil como explicar a um adulto que o Pai Natal não existe

FC Porto: Já é conhecido o horário da conferência de Francesco Farioli em antevisão à 23.ª jornada da Primeira Liga

No próximo sábado, Francesco Farioli vai realizar a conferência de imprensa de antevisão ao jogo da 23.ª jornada da Primeira Liga entre FC Porto e Rio Ave.

Onde ver o FC Porto x Rio Ave da Primeira Liga?

O FC Porto recebe o Rio Ave na 23.ª jornada da Primeira Liga. Conjunto azul e branco já saberá resultados dos rivais.

Dérbi do Norte de Londres em altura crítica: onde ver o Tottenham x Arsenal da Premier League?

O Tottenham e o Arsenal defrontam-se em mais um jogo da Premier League. Dérbi do Norte de Londres marca a jornada 27.

PUB

Mais Artigos Populares

Jornalista espanhol apelida José Mourinho de «cobarde» e deixa aviso a Prestianni: «Se jogar no Bernabéu vai haver confusão»

Tomás Roncero falou de Gianluca Prestianni e de José Mourinho. Jornalista e adepto do Real Madrid censurou os dois elementos do Benfica.

Kylian Mbappé sugere reforço ideal ao Real Madrid

Kylian Mbappé pediu ao Real Madrid a contratação de Michael Olise. Avançado quer ver o compatriota francês rumar ao Bernabéu.

Vangelis Pavlidis recorda primeiros tempos a jogar futebol: «Voltava para casa com os joelhos esfolados e tinha a minha mãe a gritar comigo porque...

Vangelis Pavlidis recordou ligação ao futebol. Avançado recordou tempos de miúdo em que jogava com os amigos num parque perto de casa.