📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fórum do Treinador 2016: A Ideia de Jogo e o Treinador do Presente

- Advertisement -

CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO AO CONTEXTO

Fernando Santos corrobora a tese de que o treinador não deve ter uma única ideia de jogo, antes deve fabricar a ideia de jogo ideal para a equipa que comanda. E exemplifica: “o Hagen veio do Benfica para o Estoril comigo e jogava da mesma maneira. Eu disse-lhe, a certa altura «ó mister, assim vamos descer de divisão»”.

Lito Vidigal conta que o seu treino “varia quase todos os dias”. O “modelo é sempre ganhar”, diz. “Já trabalhei em todas as divisões e sei que temos de nos adaptar e equilibrar as nossas ideias com as características do plantel. Raramente o treinador tem oportunidade de escolher os seus jogadores em função do modelo. Escolher dentro de um lote de jogadores com determinadas características já é uma sorte. O que acontece normalmente é que nos adaptamos àquilo que nos dão”. Tudo depende do clube, dos jogadores e até da qualidade do espaço físico para trabalhar. “O treinador tem de potenciar as características intrínsecas dos jogadores”, finaliza.

Sobre a dúvida entre adaptar o modelo ao plantel ou adaptar o plantel ao modelo, Pedro Martins foi claro: “nesta fase, no meu clube, já faço o que eu quero para o jogo. Posso fazer escolhas muito orientadas para as minhas ideias e para a minha maneira de trabalhar. Mas nem sempre foi assim, ao longo da minha carreira tive de me adaptar a vários contextos. No meu último ano de Marítimo, por exemplo, tive necessidade de voltar ao início da época, com tantos jogadores a entrar e a sair em Janeiro. Tive de reexplicar conceitos básicos”. Depois, com “processos mais simplistas”, a equipa reencontrou os bons resultados. Há, portanto, “momentos em que o treinador tem de alterar quando não está a resultar”, defende. E a “intuição é fundamental” nesse processo.

Domingos Paciência atesta: “treinei o Leiria, a Académica, o Braga, e joguei sempre com sistemas diferentes. No princípio da época vamos experimentando e testando, à procura da forma ideal para aquela equipa”. E salienta as dificuldades na composição do plantel. “Reunir todas as condições para tomar a melhor decisão [de contratar um jogador] é difícil, há várias restrições – de tempo, de dinheiro… Muitas vezes não há tempo para ver o jogador ao vivo, apenas se conhece por vídeo, e nem sempre há tempo para conhecer as condições sociais em que o jogador chega. Já tive jogadores que estiveram acima ou abaixo daquilo que esperava quando os contratei”, testemunha.

 

Francisco Manuel Reis

Tomás da Cunha

 

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus descontente na sala de imprensa: «Uma equipa que está na frente, tem 10 vitórias, e estão aqui a pôr questões do quê?»

Jorge Jesus analisou o empate entre o Al Nassr e o Al Ettifaq da 12ª. jornada da Liga Saudita. O técnico ficou desagradado com as perguntas dos jornalistas.

Ruben Amorim reage ao empate do Manchester United frente ao Wolverhampton

O Manchester United empatou frente ao Wolverhampton, num encontro válido pela 19.ª jornada da Premier League.

Eis o valor da cláusula de rescisão de Sidny no Benfica

Sidny foi confirmado esta terça-feira como reforço do Benfica. O jogador conta com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

RD Congo, Senegal e Benim apuram-se para os oitavos de final da CAN

Durante a noite desta terça-feira, a RD Congo, o Senegal e o Benim conseguiram apurar-se para os oitavos de final da CAN.

PUB

Mais Artigos Populares

Premier League: Arsenal não facilita contra o Aston Villa e Manchester United de Ruben Amorim empata surpreendentemente frente ao Wolverhampton

O Arsenal bateu o Aston Villa por quatro bolas a uma. Já o Manchester United não foi além de um empate contra o Wolverhampton.

Ivo Pinto e a carreira de Alen Halilovic: «Era esquerdino, baixinho, tinha ginga, era muito parecida à do Messi. O que complicou foi mesmo...

Ivo Pinto representa atualmente o Fortuna Sittard. O lateral direito português é colega de Alen Halilovic, antiga promessa mundial.

José Sá faz uma das defesas do ano frente ao Manchester United de Ruben Amorim

José Sá está a ser um dos protagonistas do encontro entre o Wolverhampton e o Manchester United, jogo da Premier League.