📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Vítor Oliveira: muito mais do que o “Rei das Subidas”

- Advertisement -

Vítor Oliveira: o treinador de 65 anos tem-se evidenciado nos últimos anos pelo facto de colecionar subidas de divisão nos clubes por onde passa, e de se demitir de cada clube para cumprir o mesmo objectivo na época seguinte com um outro, com excepção feita à temporada de 2017/2018, onde permaneceu no comando técnico do Portimonense SC no regresso do emblema algarvio à Primeira Liga.

Ao todo, Vítor Oliveira já subiu de divisão por onze vezes, a primeira das quais no longínquo ano de 1991 ao serviço do FC Paços de Ferreira. No entanto, a alcunha de “Rei das Subidas” é, em parte, também injusta para ele, porque não lhe dá o devido reconhecimento pelas outras qualidades que tem enquanto treinador.

E foram estas recentes presenças na Primeira Liga que permitiram dar a Vítor Oliveira esse tal reconhecimento e visibilidade por todas as suas competências. Porque, afinal de contas, as onze subidas de divisão não caíram do céu. É preciso ter qualidades para conseguir um feito desta expressão.

Antes de mais, uma das qualidades que tem sobressaído nesta temporada, ao serviço do Gil Vicente FC, é a sua capacidade para detectar talento. Quando foi anunciado como o novo treinador do clube gilista no regresso à Primeira Liga, Vítor Oliveira assumiu que este seria o desafio mais difícil da sua carreira. E essa sua capacidade seria fundamental em construir uma nova equipa para o conjunto de Barcelos.

A verdade é que, tanto em Barcelos como em Portimão, têm sido vários os jogadores que ele tem revelado na Primeira Liga, tais como Paulinho, Nakajima e Bruno Tabata no Portimonense SC, como os casos do brasileiro Lourency e do búlgaro Kraev no Gil Vicente FC.

Kraev foi um dos jogadores que Vítor Oliveira descobriu
Fonte: Gil Vicente FC

Outra das suas qualidades é o facto de ser um treinador muito competente em todos os momentos do jogo. Nas partidas contra o FC Porto e o SL Benfica, a equipa gilista destacou-se pela sua postura exemplar em organização defensiva, tal como Bruno Lage reconhece na Conferência de imprensa, dizendo que a sua equipa teve de ser muito paciente para conseguir “furar” na organização defensiva da equipa de Vítor Oliveira. Depois, no ataque, mesmo não sendo a equipa mais vistosa, é uma equipa bastante oportuna e fria na hora de finalizar, conseguindo chegar à área adversária com poucos toques na bola.

Fica claro e evidente que Vítor Oliveira é um conhecedor profundo do futebol português e que só mesmo um treinador com estas competências será capaz de conseguir levar o Gil Vicente a permanecer no convívio entre grandes na próxima época. E sei que isto é uma hipótese muito improvável, mas estou cada vez mais convencido de que, se Vítor Oliveira tivesse a oportunidade de ir treinar um clube grande, iria surpreender muita gente.

Foto de Capa: Gil Vicente FC

Artigo revisto por Joana Mendes

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho em antevisão: «O Vitória SC é o Vitória SC e jogar em Guimarães é jogar em Guimarães»

José Mourinho fez a antevisão do Vitória SC x Benfica. Jogo conta para a 10.ª jornada da Primeira Liga e joga-se em Guimarães.

Ainda te lembras da última vitória do Braga diante do FC Porto no Estádio do Dragão?

O Braga vai regressar ao Estádio do Dragão este fim de semana. Última vitória arsenalista no reduto do FC Porto data de 2021.

Borussia Dortmund atento a novo prodígio do River Plate

Juan Cruz Meza, médio de 17 anos do River Plate, começa a despertar o interesse europeu e o Borussia Dortmund já enviou olheiros à Argentina

Paulo Dybala está disposto a aceitar uma redução salarial para permanecer na AS Roma

Paulo Dybala, avançado da AS Roma, aceita reduzir o seu salário, de oito milhões por temporada, para continuar na capital italiana. As negociações terão início nas próximas semanas.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente do Palmeiras invade conferência e emociona Abel Ferreira: «É o maior treinador da história do Palmeiras»

O Palmeiras goleou LDU Quito por 4-0 e está na final da Taça Libertadores. Leila Pereira, presidente do clube elogiou o treinador português na conferência de imprensa após o jogo.

Arne Slot confiante na sua estratégia apesar das baixas no plantel para o jogo contra o Aston Villa: «Estou completamente satisfeito com a equipa»

Arne Slot, treinador do Liverpool, confirma ausências de Alexander Isak e Curtis Jones para o duelo com o Aston Villa.

Nuno Gomes usa João Neves como exemplo: «Há jogadores que chegam à equipa principal e veem outros da mesma idade que custaram 10 ou...

Nuno Gomes concedeu uma entrevista ao jornal A Bola. Antigo avançado é candidato a vice-presidente do Benfica na lista de João Noronha Lopes.