📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Apaixonei-me por isto e a culpa é tua

- Advertisement -

Entretanto cresceu, começou a dar importância, igualmente, a outras coisas. As cartas de amor, pintadas a batom, já não eram amassadas para servir de bolas de futebol. O gosto musical foi-se diversificando para lá de Limp Bizkits, Eminems e Linkin Parks, os filmes que via deixaram de ser só sobre bonecos e/ou bola e até encontrava mensagens filosóficas dentro dos que passou a ver.

Passou a ser mais completo, a diversificar o conhecimento, a ter mais amores, mas nunca se divorciou do principal, mesmo sabendo que não podia jogar mais em competição de alto nível e que o sonho de criança não podia ser concretizado. Então estudou o fenómeno, a teoria depois da prática, e tropeçou na sabedoria de frases como “Durante um jogo, está provado que um jogador tem a bola nos pés durante três minutos. Portanto, o mais importante é o que ele vai fazer durante os 87 minutos que passa sem ela. É isso que vai demonstrar quão bom ele é” ou “Jogar futebol é muito simples, mas jogar futebol simples é das coisas mais difíceis que existem”. As sub-raízes do futebol total, começado por Rinus Michels.

O redator deste texto, mais tarde, começou a escrever. Primeiro sobre outras coisas; depois, sobre futebol. Falou dos catalisadores da sua paixão, mas nunca sobre quem os influenciou. Sobre quem tinha sido o verdadeiro responsável pelo vício, pelo amor, pela paixão.

Quando era mais novo, o redator deste texto não sabia, mas, sem um senhor chamado Johan Cruyff, provavelmente, a magnitude da sua paixão para com o futebol não teria conhecido a escala que conheceu.

Nunca lhe agradeceu, e já não vai a tempo. Mas pode sempre deixar a sua homenagem.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Neymar (lesionado) marca pelo Santos e Vasco da Gama de Nuno Moreira goleia: eis os resultados do Brasileirão

O Santos venceu o Sport Recife por 3-0 na jornada 36 do Brasileirão. Vasco da Gama goleou Internacional por 5-1 e houve empate no Juventude x Bahia.

Fim de ciclo: Enzo Pérez deixa River Plate e já tem destino provável aos 39 anos

Enzo Pérez está de saída do River Plate, confirma o próprio clube. Estudiantes pode ser o próximo passo do médio de 39 anos.

Nuno Espírito Santo não esquece Diogo Jota: «Temos muitas saudades dele»

O West Ham vai receber este domingo o Liverpool na Premier League. Nuno Espírito Santo recordou Diogo Jota na antevisão.

Alemanha e Espanha empatam sem golos na primeira mão da final da Liga das Nações Feminina

A Alemanha e a Espanha empataram 0-0 na primeira mão da final da Liga das Nações Feminina. Jogo decisivo será a 2 de dezembro.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Neto aborda lesões de Kika Nazareth e Tatiana Pinto: «Esperemos que não seja nada de grave»

Portugal perdeu contra os Países Baixos por 2-1 num jogo particular. Francisco Neto reagiu às lesões de Kika Nazareth e Tatiana Pinto.

Francisco Neto após derrota de Portugal: «Acho que o resultado mais justo era o empate»

A Seleção Nacional Feminina perdeu contra os Países Baixos por 2-1 num jogo particular. Selecionador Francisco Neto já reagiu.

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.