As 5 maiores surpresas do Euro 2024

    Uma das atividades mais divertidas de se fazer com amigos antes de uma competição grande de seleções como o Euro é especular sobre possíveis surpresas (equipas, jogadores, treinadores, jogos).

    Hoje, com o Campeonato da Europa já concluído, podemos transformar essa especulação de café numa lista.

    E é isso mesmo que vamos fazer! Aqui estão as cinco maiores surpresas do Euro 2024, na Alemanha.

    5.

    Marc Cucurella Espanha Euro 2024
    Fonte: RFEF

    Marc Cucurella – O lateral esquerdo espanhol não tem tido os melhores anos em Londres, ao serviço do Chelsea, mas a verdade é que a sua exibição neste Euro 2024 mudou a visão de muita gente sobre ele.

    Depois de uma época histórica de Grimaldo em Leverkusen, esperava-se que o ex-Benfica assumisse o lugar de início, mas nunca foi bem assim. Cucurella mereceu a confiança do treinador pelos seus atributos defensivos e polivalência tática e retribuiu com consistência exibicional. Ah, já referi que entrou no melhor “11” da competição?

    4.

    Radu Dragusin Roménia Euro 2024
    Fonte: Federação Romena de Futebol

    Roménia 3-0 Ucrânia – Em quarto temos um jogo da primeira jornada do Euro que surpreendeu muita gente. A Ucrânia era apontada como uma possível “underdog”, sendo uma seleção jovem, mas repleta de pequenas estrelas individuais: Lunin, Zabarnyi, Matvienko, Zinchenko, Shaparenko, Tsyngakov, Sudakov, Mudryk e Dovbyk, só no onze inicial.

    Já a Roménia, vinha de uma qualificação muito digna, mas não era perspetivada como uma grande ameaça. O jogo de Munique provou o contrário, com uma vitória romena esclarecedora por 3-0 com golos de Marin, Dragus e do capitão, Stanciu. O resultado desnivelado valeu o primeiro posto à Roménia e a “colher de pau” à Ucrânia.

    3.

    Giorgi Mamardashvili Geórgia Euro 2024
    Fonte: UEFA

    Giorgi Mamardashvili Na história recente deste torneio, o melhor guarda-redes tinha vindo sempre do vencedor (Donnarumma, Patrício, Casillas), por isso escusado será dizer que pouco se esperava do guardião da única equipa estreante do Euro 2024.

    Embora não tenha entrado para o “11” final oficial, Mamardashvili é visto como herói, por ter feito jogos inacreditáveis nos quatro encontros que a Geórgia disputou. Foi parte vital da qualificação para os oitavos de final e os jogos contra a Chéquia e Portugal, que valeram quatro pontos aos georgianos, ficarão na memória.

    2.

    Murat Yakin Suíça transferências
    Fonte: Federação Suíça de Futebol

    Murat Yakin – A Suíça nunca é uma equipa muito badalada antes destes torneios, talvez por hábito de presenças ou pela falta de individualidades carismáticas. Mas neste ano, percebeu-se que a Suíça podia ser um caso sério.

    Acabou a fase de grupos do Euro 2024 com sete pontos, sofrendo um golo alemão no último minuto, que lhe retirou o primeiro lugar, e eliminou a Itália, de forma convincente. Empatou com a eventual finalista vencida, Inglaterra, nos quartos, sendo eventualmente arrumada no derradeiro desempate das grandes penalidades.

    Mas o destaque vai para o treinador, Murat Yakin, que mostrou bravura e inteligência tática, maximizando os seus melhores jogadores enquanto jogavam um estilo de jogo atrativo e progressivo. Bons sinais para o futuro helvético.

    1.

    Luis de la Fuente Espanha
    Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

    Espanha – Na primeira posição tem de estar o vencedor. Não me levem a mal, a Espanha não era nenhuma renegada, mas poucos diriam que teríamos uma seleção tão imbatível e tão fantástica como a que tivemos neste último mês.

    Bateu Croácia, Itália, Albânia, Geórgia, Alemanha, França e Inglaterra, numa série de jogos (e de vitórias consecutivas) que ficará para sempre na história do Euro. Luis de la Fuente entrou após o Mundial 2022 e já vai com dois troféus enquanto treinador do escalão sénior espanhol. Estaremos no início de uma era parecido aquela que houve entre 2008 e 2012? Só o tempo o dirá…

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Orkun Kokçu marca grande golo de livre no Estrela Vermelha x Benfica

    O Benfica está a vencer o Estrela Vermelha por 2-0 na primeira jornada da Champions League. Orkun Kokçu marcou o segundo.

    Anthony Martial oficializado no AEK Atenas

    O AEK Atenas anunciou esta quinta-feira a contratação de Anthony Martial. O avançado assinou contrato de três temporadas.

    Real Madrid mostrou interesse em lateral da Premier League como possível substituto de Carvajal

    O Real Madrid manifestou interesse em contratar Reece James ao Chelsea para substituir Dani Carvajal. Há ainda assim um aspeto importante.

    Eis as 6 destaques do Sporting x Real Madrid do playoff da Champions League Feminina

    O Sporting empatou a uma bola com o Real Madrid na primeira mão do playoff da Champions League Feminina. Eis as cinco destaques do jogo.

    Benfica a vencer Estrela Vermelha com golo de Kerem Akturkoglu

    O Benfica está a vencer o Estrela Vermelha por 1-0 na primeira jornada da Champions League. Kerem Akturkoglu marcou o golo dos encarnados.