Mas, afinal, quem dança melhor o tango? | Espanha x Alemanha

Euro 2024, quartos de final: sexta-feira,  5 de julho de 2024, 17h00

A ANTEVISÃO: FINAL ANTECIPADA ENTRE OS DOIS MAIORES CANDIDATOS

É «apenas» um duelo dos quartos de final, mas podia perfeitamente valer troféu. Espanha e Alemanha, duas das grandes candidatas à vitória final no Campeonato da Europa, dão início, esta sexta-feira, à antepenúltima ronda da prova. É o mesmo que dizer que de duas grandes candidatas, uma vai já saltar fora.

Não há dúvidas do tamanho do cartaz para o jogo de Estugarda. Mas, para esclarecer, estamos a falar de quatro campeonatos mundiais da Alemanha e três Europeus contra um Mundial espanhol e o mesmo número de campeonatos da Europa.

Frente a frente estão duas das propostas de jogo mais atrativas da competição, a teia de passes espanhola contra a alta rotação da pressionante Mannschaft. Dois conjuntos que gostam de jogar com a bola, mas bola só há uma e 22 jogadores vão ter de lutar com unhas e dentes pela sua posse.

Aliás, estas duas seleções disputaram a final de 2008 do Europeu, com Fernando Torres a marcar o golo do triunfo espanhol, mas há um equilíbrio geral no que toca ao confronto direto: sete jogos, três vitórias para cada lado. A principal diferença está nos golos marcados por cada uma: o 6-0 com que a Espanha bateu os germânicos em 2020, para a Liga das Nações, desequilibra a balança a favor da formação Ibérica: 11-4 em golos.

A caminhada espanhola foi até ver, irrepreensível. Nove pontos num grupo com Itália e Croácia e o primeiro golo sofrido em toda a competição chegou nos oitavos de final frente à Geórgia, na sequência de um autogolo de Le Normand. Do outro lado, os anfitriões tiveram apenas um pequeno percalço diante a Suíça, na derradeira jornada da fase de grupos, e deixaram pelo caminho a Dinamarca na última eliminatória.

Vamos ter os virtuosismos de Lamine Yamal e Nico Williams contra os cerebrais Toni Kroos e Florian Wirtz. O omnipresente Rodri contra o muro Rüdiger. São, por isso, duas seleções na máxima força, dotadas da mais elevada qualidade. Uma delas vai cair nesta final antecipada.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. A Alemanha perdeu os dois últimos jogos realizados na fase a eliminar do Campeonato da Europa, ambos por 2-0.
  2. Com dez golos marcados, a Alemanha tem o melhor ataque desta edição do Europeu.
  3. A Alemanha não perde há oito jogos.
  4. A Alemanha ainda não perdeu neste Europeu: soma três vitórias e um empate.
  5. A Espanha só sofreu um golo neste Europeu, o melhor registo da prova, em igualdade com a França.
  6. No Campeonato da Europa, no tempo regulamentar, a Espanha não perde há dez jogos.
  7. Nos 16 últimos jogos, a Espanha só perdeu um.
  8. A Espanha soma seis vitórias consecutivas.
  9. A Espanha não perde há sete jogos.
  10. A Espanha é a única equipa 100% vitoriosa neste Europeu.

JOGADORES A TER EM CONTA

Nico Williams Espanha
Fonte: RFEF

Nico Williams – O irreverente extremo do Athletic Bilbao tem sido uma das belas surpresas deste Campeonato da Europa, não por não conhecer as suas valências e qualidades, porque já as conhecia, mas pela forma como, juntamente com Lamine Yamal, tem atribuído uma verticalidade ao jogo da seleção espanhol como, provavelmente, nunca se tinha assistido, sendo que é mesmo por meio dos seus extremos que “La Roja” tem feito mossa e tem “destruído” os seus adversários.

Jamal Musiala pode ser um dos destaques da Alemanha no próximo Europeu.
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Jamal Musiala – O criativo do Bayern de Munique é um dos melhores marcadores deste EURO 2024, com três golos, a par de Ivan Schranz (Eslováquia), de Georges Mikautadze (Geórgia) e de Cody Gakpo (Países Baixos), o que é curioso porque, na minha ótica, um dos poucos aspetos em que Musiala deve e vai, com certeza, melhorar com o tempo é a definição dos lances e a finalização. Aos 21 anos junta velocidade, capacidade técnica em espaço curto excecional, inteligência, agilidade motora, finalização e uma eficiência brutal em tudo no seu jogo, executando com elegância. Jamal Musiala é um enormíssimo jogador!

XI´s PROVÁVEIS

Espanha: Unai Simón; Dani Carvajal; Robin Le Normand; Aymeric Laporte; Marc Cucurella; Rodri Hernández; Fabián Ruiz; Pedri González; Lamine Yamal; Nico Williams; Álvaro Morata

Treinador: Luis de La Fuente

«Acredito que é um jogo 50-50. Uma das forças da equipa é pensar que as coisas vão ser bem feitas. Não podemos cair no erro de achar que a Alemanha vai errar. Só um pode ganhar, vamos ver quem. (…) Elogio-os para que não nos enganemos. A Alemanha é uma grande equipa, muito sólida e equilibrada. São rivais no Mundial ou no Europeu, mas também somos fortes».

Alemanha: Manuel Neuer; Joshua Kimmich; Antonio Rüdiger; Nico Schlotterbeck; David Raum; Toni Kroos; Robert Andrich; Florian Wirtz; Ilkay Gundogan; Jamal Musiala; Kai Havertz

Treinador: Julian Nagelsmann

«A nossa preparação já está feita, já decidimos quem é e quem não é titular. Tivemos muitas conversas individuais ontem e assistimos a muitos vídeos. Estamos bem preparados e confiantes de que podemos ter um bom desempenho. É um dos jogos mais importantes, sem dúvida, mas a nossa preparação foi idêntica. Continuamos a trabalhar de forma igual e não está relacionado com superstição».

PREVISÃO DE RESULTADO: Espanha 1-2 Alemanha

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester City empresta defesa brasileiro ao Girona até final da época

Vitor Reis foi emprestado pelo Manchester City ao Girona até ao final da temporada. A cedência não contempla opção de compra.

FC Porto volta a treinar no Olival e Francisco Moura continua de fora

O FC Porto realizou este sábado mais um treino no Olival. Francisco Moura continua a recuperar de lesão e fez trabalho de ginásio.

Al Nassr de Jorge Jesus prepara oferta de 30 milhões de euros ao Bayern Munique

O Al Nassr prepara oferta de 30 milhões de euros ao Bayern Munique por Kingsley Coman. Sauditas insistem no negócio.

Manchester United de Ruben Amorim vence Taça Snapdragon em Old Trafford

O Manchester United empatou com a Fiorentina e ganhou a Taça Snapdragon em penáltis Benjamin Sesko foi apresentado em Old Trafford.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: Diomande e Maxi Araújo no departamento médico

O Sporting realizou este sábado mais uma sessão de trabalho. Ousmane Diomande e Maxi Araújo estão entregues ao departamento médico.

Já venceu a Europa League e agora é reforço do Alverca

O Alverca anunciou Sergi Gómez para o setor defensivo. O defesa espanhol de 33 anos deixou o Espanyol.

Casa Pia anuncia contratações de Tiago Morais e David Sousa

O Casa Pia oficializou as contratações de Tiago Morais e David Sousa. O avançado português chega do Lille e o defesa brasileiro do RWD Molenbeek.