Mas, afinal, quem dança melhor o tango? | Espanha x Alemanha

Euro 2024, quartos de final: sexta-feira,  5 de julho de 2024, 17h00

A ANTEVISÃO: FINAL ANTECIPADA ENTRE OS DOIS MAIORES CANDIDATOS

É «apenas» um duelo dos quartos de final, mas podia perfeitamente valer troféu. Espanha e Alemanha, duas das grandes candidatas à vitória final no Campeonato da Europa, dão início, esta sexta-feira, à antepenúltima ronda da prova. É o mesmo que dizer que de duas grandes candidatas, uma vai já saltar fora.

Não há dúvidas do tamanho do cartaz para o jogo de Estugarda. Mas, para esclarecer, estamos a falar de quatro campeonatos mundiais da Alemanha e três Europeus contra um Mundial espanhol e o mesmo número de campeonatos da Europa.

Frente a frente estão duas das propostas de jogo mais atrativas da competição, a teia de passes espanhola contra a alta rotação da pressionante Mannschaft. Dois conjuntos que gostam de jogar com a bola, mas bola só há uma e 22 jogadores vão ter de lutar com unhas e dentes pela sua posse.

Aliás, estas duas seleções disputaram a final de 2008 do Europeu, com Fernando Torres a marcar o golo do triunfo espanhol, mas há um equilíbrio geral no que toca ao confronto direto: sete jogos, três vitórias para cada lado. A principal diferença está nos golos marcados por cada uma: o 6-0 com que a Espanha bateu os germânicos em 2020, para a Liga das Nações, desequilibra a balança a favor da formação Ibérica: 11-4 em golos.

A caminhada espanhola foi até ver, irrepreensível. Nove pontos num grupo com Itália e Croácia e o primeiro golo sofrido em toda a competição chegou nos oitavos de final frente à Geórgia, na sequência de um autogolo de Le Normand. Do outro lado, os anfitriões tiveram apenas um pequeno percalço diante a Suíça, na derradeira jornada da fase de grupos, e deixaram pelo caminho a Dinamarca na última eliminatória.

Vamos ter os virtuosismos de Lamine Yamal e Nico Williams contra os cerebrais Toni Kroos e Florian Wirtz. O omnipresente Rodri contra o muro Rüdiger. São, por isso, duas seleções na máxima força, dotadas da mais elevada qualidade. Uma delas vai cair nesta final antecipada.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. A Alemanha perdeu os dois últimos jogos realizados na fase a eliminar do Campeonato da Europa, ambos por 2-0.
  2. Com dez golos marcados, a Alemanha tem o melhor ataque desta edição do Europeu.
  3. A Alemanha não perde há oito jogos.
  4. A Alemanha ainda não perdeu neste Europeu: soma três vitórias e um empate.
  5. A Espanha só sofreu um golo neste Europeu, o melhor registo da prova, em igualdade com a França.
  6. No Campeonato da Europa, no tempo regulamentar, a Espanha não perde há dez jogos.
  7. Nos 16 últimos jogos, a Espanha só perdeu um.
  8. A Espanha soma seis vitórias consecutivas.
  9. A Espanha não perde há sete jogos.
  10. A Espanha é a única equipa 100% vitoriosa neste Europeu.

JOGADORES A TER EM CONTA

Nico Williams Espanha
Fonte: RFEF

Nico Williams – O irreverente extremo do Athletic Bilbao tem sido uma das belas surpresas deste Campeonato da Europa, não por não conhecer as suas valências e qualidades, porque já as conhecia, mas pela forma como, juntamente com Lamine Yamal, tem atribuído uma verticalidade ao jogo da seleção espanhol como, provavelmente, nunca se tinha assistido, sendo que é mesmo por meio dos seus extremos que “La Roja” tem feito mossa e tem “destruído” os seus adversários.

Jamal Musiala pode ser um dos destaques da Alemanha no próximo Europeu.
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Jamal Musiala – O criativo do Bayern de Munique é um dos melhores marcadores deste EURO 2024, com três golos, a par de Ivan Schranz (Eslováquia), de Georges Mikautadze (Geórgia) e de Cody Gakpo (Países Baixos), o que é curioso porque, na minha ótica, um dos poucos aspetos em que Musiala deve e vai, com certeza, melhorar com o tempo é a definição dos lances e a finalização. Aos 21 anos junta velocidade, capacidade técnica em espaço curto excecional, inteligência, agilidade motora, finalização e uma eficiência brutal em tudo no seu jogo, executando com elegância. Jamal Musiala é um enormíssimo jogador!

XI´s PROVÁVEIS

Espanha: Unai Simón; Dani Carvajal; Robin Le Normand; Aymeric Laporte; Marc Cucurella; Rodri Hernández; Fabián Ruiz; Pedri González; Lamine Yamal; Nico Williams; Álvaro Morata

Treinador: Luis de La Fuente

«Acredito que é um jogo 50-50. Uma das forças da equipa é pensar que as coisas vão ser bem feitas. Não podemos cair no erro de achar que a Alemanha vai errar. Só um pode ganhar, vamos ver quem. (…) Elogio-os para que não nos enganemos. A Alemanha é uma grande equipa, muito sólida e equilibrada. São rivais no Mundial ou no Europeu, mas também somos fortes».

Alemanha: Manuel Neuer; Joshua Kimmich; Antonio Rüdiger; Nico Schlotterbeck; David Raum; Toni Kroos; Robert Andrich; Florian Wirtz; Ilkay Gundogan; Jamal Musiala; Kai Havertz

Treinador: Julian Nagelsmann

«A nossa preparação já está feita, já decidimos quem é e quem não é titular. Tivemos muitas conversas individuais ontem e assistimos a muitos vídeos. Estamos bem preparados e confiantes de que podemos ter um bom desempenho. É um dos jogos mais importantes, sem dúvida, mas a nossa preparação foi idêntica. Continuamos a trabalhar de forma igual e não está relacionado com superstição».

PREVISÃO DE RESULTADO: Espanha 1-2 Alemanha

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «O Enzo e o Ríos fizeram um excelente jogo a controlar o Froholdt que hoje que não...

José Mourinho marcou presença na sala de imprensa do Estádio do Dragão, após o empate entre o FC Porto e o Benfica.

Benfica emite comunicado após o Clássico e vai apresentar queixa à Liga Portugal

O Benfica vai apresentar queixa junto da Liga Portugal. Em causa a entrada de vários apoiantes do clube da Luz já perto do intervalo do Clássico.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Andámos meio perdidos a tentar perceber qual era o timing e como fechá-los»

Rui Borges analisou o empate entre o Sporting e o Braga na 7.ª jornada da Primeira Liga. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Queremos que o Zalazar seja capaz de expressar-se e oferecer a sua melhor versão»

Carlos Vicens analisou o empate entre o Sporting e o Braga na 7.ª jornada da Primeira Liga. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Juventus e AC Milan empatam a zero com Rafael Leão de novo a começar no banco: eis os resultados do dia da Serie A

Na sexta jornada da Serie A, a Juventus recebeu o AC Milan num empate 0-0 e Rafael Leão voltou a não ser titular.

Francesco Farioli após FC Porto x Benfica: «Pessoalmente estou muito feliz»

Francesco Farioli fez o rescaldo do FC Porto x Benfica, jogo da oitava jornada da Primeira Liga. Dragões e águias empataram 0-0.

Bednarek comenta FC Porto x Benfica: «Eles vieram para sobreviver, só queriam defender»

Jan Bednarek fez o rescaldo do FC Porto x Benfica, jogo da oitava jornada da Primeira Liga. Dragões e águias empataram 0-0.