Who let the (big) dogs out? | Espanha x Itália

Euro 2024, Grupo B, 2.ª jornada: quinta-feira, 20 de junho de 2024, 20h00.

A ANTEVISÃO: ESPANHÓIS E ITALIANOS QUEREM GARANTIR OS “OITAVOS”

Os dois detentores das principais provas europeias – Itália é campeã europeia e a Espanha é a atual vencedora da Liga das Nações – terão o primeiro grande desafio no Euro: é preciso desatar o nó da liderança.

Após dois desfechos triunfantes na primeira jornada – Espanha venceu, de forma tranquila, a Croácia, enquanto a Itália venceu a Albânia pela margem mínima -, uma vitória garante a ansiada tranquilidade e, desde logo, o primeiro lugar do Grupo B.

Espanha e Itália são dois fortes candidatos a erguer o troféu e dois coletivos recheados de talento. Os nuestros hermanos apresentaram-se a um grande nível contra a Croácia, com misto perfeito entre a irreverência dos mais novos com a experiência dos mais velhos, ao passo que, do outro lado, a seleção italiana também não desiludiu contra a Albânia (apesar do início turbulento com um golo no primeiro minuto).

A ambição de ambos é inegável, mas o contexto de “jogo grande” poderá exigir coisas diferentes a ambos os técnicos. Habituados a ter bola, a controlar o jogo e a ter mais oportunidade do que o adversário, espanhóis e italianos terão que adaptar-se: ter menos bola, ser mais eficaz em situações de transição e proteger-se bem defensivamente.

E quem fizer isto melhor… mais probabilidades terá de ganhar.  Em adição, o talento individual das principais referências também poderá marcar a diferença Lamine Yamal, Pddri González, Fábian Ruiz, Bastoni, Barella, Chiesa… são vários os craques em grande forma. Luis De La Fuente não deverá mexer muito na equipa – Oyarzabal poderá ser a única surpresa e substituir Nico Williams -, enquanto Spalletti não deverá operar quaisquer alterações.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Os últimos quatro jogos disputados pela Espanha terminaram com mais de três golos.
  2. Os últimos quatro confrontos diretos entre Espanha e Itália terminaram com mais de três golos.
  3. A Espanha não perde com a Itália há cinco jogos (três vitórias e dois empates).
  4. Ambas as seleções marcaram em cinco das últimas sete vezes em que se defrontaram.  
  5. A Espanha soma três vitórias consecutivas.
  6. Nos últimos doze jogos, a Espanha só perdeu um.
  7. No Campeonato da Europa, a Espanha não perde há sete jogos (no tempo regulamentar)  
  8. A Espanha marca no Campeonato da Europa há seis jogos consecutivos (total de 16 golos neste período).
  9. A Itália não perde há sete jogos.
  10. No Campeonato da Europa, a Itália não perde há dez jogos (no tempo regulamentar).

JOGADORES A TER EM CONTA

Lamine Yamal Espanha
Fonte: RFEF

Lamine Yamal – O jovem craque espanhol tem sido “obrigado” a faltar às aulas do secundário e ainda tem trabalhos de casa por fazer, mas já não tem nada a dever a esta seleção. No primeiro jogo, frente à Croácia, fez uma assistência e foi um dos melhores em campo, apesar dos seus tenros 16 anos. Tem o Mundo pela frente, mas já demonstra muita qualidade, seja em condução, em drible, no cruzamento ou no remate.

Nicolò BarellaO médio do Inter realizou uma grande exibição diante da Albânia e, com 27 anos, já é um dos líderes desta seleção italiana. É bom em todos os aspetos em que um médio moderno tem de ser bom e, por isso mesmo, já é um dos melhores do Mundo na sua posição. Força duelos, progride, rompe, apoia e associa-se com os colegas, contribuindo para um grande dinamismo no meio-campo desta equipa, seja com Jorginho, Frattesi e/ou Pellegrini à sua volta.

XI´s PROVÁVEIS

Espanha: Unai Simón; Dani Carvajal; Robin Le Normand; Nacho Fernández; Marc Cucurella; Rodri Hernández; Fabián Ruiz; Pedri González; Lamine Yamal; Mikel Oyarzabal; Álvaro Morata

Treinador: Luis de la Fuente

«Estou muito feliz por todas as pessoas da equipa. São um grupo insaciável de trabalho e aprimoramento. O staff técnico é o melhor do mundo. Formamos uma grande família. Temos os pés no chão, embora saibamos que é um importante impulso moral. É o caminho a seguir. Feliz porque todos os espanhóis estão orgulhosos da equipa».

Real Madrid: Gianluigi Donnarumma; Giovanni Di Lorenzo; Riccardo Calafiori; Alessandro Bastoni; Federico Dimarco; Jorginho; Nicolò Barella; Davide Frattesi; Lorenzo Pellegrini; Federico Chiesa; Gianluca Scamacca

Treinador: Luciano Spalletti

«Pretendo ver uma Itália que repita a boa atuação que teve com a Albânia, apesar de a Espanha ter uma das melhores escolas de futebol do mundo. Espanha sabe jogar futebol de ataque, sabe jogar com qualidade, sabe como formar uma equipa curta. Interpretam muito bem o bloqueio, não podemos descansar e temos de ter uma vontade louca de demonstrar que a nossa escola também é importante».

PREVISÃO DE RESULTADO: Espanha 1-1 Itália

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.