Euro 2024 | O que esperar da fase de grupos

- Advertisement -

Já com a Alemanha em vista no próximo verão, decorreu este sábado, em Hamburgo, o sorteio daquela que será a próxima edição do campeonato da Europa, o Euro 2024.

INSÓLITO: Sons de gemidos ouvidos no sorteio do Euro 2024

Tendo isso em conta, analisemos então, grupo a grupo, aquilo que podemos esperar desta primeira amostra do Euro que se avizinha.

Grupo A

Alemanha, Escócia, Hungria e Suíça – Olhando numa primeira instância para estas quatro seleções, pensa-se logo à partida que a Alemanha, para além de anfitriã, é a favorita a vencer facilmente este grupo. Contudo, olhando com outros olhos, podemos perceber que este é um dos grupos mais equilibrados de toda a competição. Qualquer uma destas quatro seleções pode passar à próxima fase.

Julian Nagelsmann vai orientar a Alemanha no Euro 2024
Julian Nagelsmann vai orientar a Alemanha no Euro 2024
Fonte: RB Leipzig

A Alemanha, apesar de receber a competição, passa por uma das piores fases do seu período recente, caracterizada pela instabilidade e pela falta de resultados. Nos últimos 11 jogos, os alemães venceram apenas por três vezes. Já a Escócia e a Hungria, encontram-se numa posição oposta, passando neste momento por um ótimo período, tendo ambas as seleções feito excelentes qualificações, em segundo e primeiro lugar dos respetivos grupos.

Já a Suíça, mesmo não tendo feito uma qualificação extraordinária, apresenta-se sempre como uma seleção surpreendente nas primeiras fases das competições.

Grupo B

Espanha, Croácia, Itália e Albânia – Não foi preciso esperar muito pelo grupo da morte. Três seleções candidatas ao título (Espanha, Croácia, Itália) e uma outra que chega a este sorteio depois de uma das suas melhores qualificações de sempre (Albânia), fazem deste grupo algo dificílimo de prever.

Espanha e Croácia repartem entre si algum peso do principal favoritismo, enquanto a seleção Italiana, a última vencedora do Europeu, tenta redimir-se do não comparecimento no mundial passado.

Itália Jogadores
Fonte: Nazionali Italiane di Calcio

Deste grupo B, não se espera nada mais nada menos que emoção, surpresa e competitividade.

Grupo C

Eslovênia, Dinamarca, Sérvia e Inglaterra – No que toca ao grupo C, o favoritismo cai para a seleção dos três leões. Finalista da última edição do Euro, a Inglaterra tenta trazer o futebol de volta a casa mais uma vez, tendo, à partida, superioridade numa primeira fase da competição. A maior batalha neste quarteto virá pela discussão do segundo lugar.

Dinamarca e Sérvia já conhecem os grandes ares europeus, no entanto, uma geração dourada eslovena traz a este grupo uma luta interessante a manter debaixo de olho.

Grupo D

Países Baixos, Áustria, França e o vencedor do Playoff A – Interessante ainda com três seleções apenas, o grupo D do Euro 2024 pode receber a Polónia, Estónia, País de Gales ou Finlândia como quatro elemento.

Kylian Mbappé França Euro
Fonte: Équipe de France

No que diz respeito às seleções já sorteadas, espera-se da seleção gaulesa a habitual superioridade entre as demais. Finalistas vencidos no último mundial, os franceses chegam à Alemanha com capacidade de vencer a competição, estando num grupo favorável, não só à qualificação, como também à preparação de futuros embates. Já neerlandeses e austríacos partilham, à partida, a disputa pelo segundo lugar, contudo, a laranja mecânica parte com favoritismo neste embate.

Grupo E

Roménia, Bélgica, Eslováquia e o vencedor do Playoff B – Marcado pela imprevisibilidade, este grupo E pode trazer uma grande surpresa à competição. Colocando a Bélgica num patamar mais elevado, os restantes três elementos do grupo, onde se pode juntar ainda Bósnia, Ucrânia, Israel e Islândia, destacam-se pelo equilíbrio entre si.

Romelu Lukaku Bélgica Euro 2024
Fonte: UEFA

Entre o segundo lugar, e, um possível melhor terceiro lugar também, a qualificação secundária neste grupo pode surpreender nas fases seguintes, destacando até qualquer um dos possíveis vencedores do play-off B como um provável segundo lugar.

Grupo F

Portugal, Turquia, Chéquia e o vencedor do Playoff C – Inevitavelmente o grupo mais esperado do sorteio pelos portugueses, o desfecho trouxe ao público luso um sentimento de alguma satisfação. Depois de realizar a sua melhor qualificação de sempre, a seleção das quinas tem, sem dúvida alguma, capacidade de continuar a sua campanha vitoriosa neste próximo campeonato da Europa. Apesar de competitivo, o grupo a que ainda se vai juntar Geórgia, Luxemburgo, Grécia ou Cazaquistão, coloca Portugal como um dos principais favoritos não só, à qualificação à próxima fase, como também, à conquista da competição.

Bernardo Silva e Hakan Çalhanoglu vão de novo encontrar-se no Euro 2024
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Com a Turquia a surgir como o principal alvo de atenção a seguir à seleção nacional, depois da qualificação em primeiro lugar acima da Croácia, o grupo F pode indicar novamente um caminho feliz para os portugueses depois daquele indicado no Euro 2016.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Lenda do AC Milan sobre Thiago Silva: «Pode ajudar o Brasil a tentar vencer [o Mundial 2026]»

Alessandro Nesta jogou com Thiago Silva no AC Milan e só tem coisas boas a dizer sobre o defesa-central do FC Porto.

Morten Hjulmand quer sair do Sporting de forma pacífica: eis a situação

Morten Hjulmand quer sair do Sporting no final da temporada, mas de forma pacífica. Lê mais sobre a situação do médio.

Diretor desportivo do Groningen confirma interesse do Benfica em Stije Resink e explica o que aconteceu

Stije Resink esteve na mira do Benfica neste mercado de inverno. Van Mosselveld, diretor desportivo, explica todo o processo.

Benfica informa qual a lesão de Nycole Raysla

Nycole Raysla lesionou-se no último jogo do Benfica. Águias esclarecem a situação da avançada brasileira de 25 anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Rendimento de 2 jogadores travou novas idas do Benfica ao mercado em janeiro

O Benfica fez menos duas contratações do que o previsto em janeiro. Andreas Schjelderup e Anísio Cabral convenceram a estrutura encarnada.

Eis o valor exigido pelo Sporting para vender Morten Hjulmand em janeiro

Morten Hjulmand foi alvo do interesse do Atlético Madrid em janeiro. Sporting exigia 80 milhões de euros da clásula de rescisão para vender o médio.

Oleksandr Zinchenko deixa Arsenal em definitivo e é reforço do Ajax

Oleksandr Zinchenko foi oficializado como reforço do Ajax. Lateral esquerdo deixa Arsenal em definitivo por 1,5 milhões de euros.