Quem vai ter uma jornada de “folga”? | Países Baixos x França

- Advertisement -
Euro 2024 – Grupo D: sexta-feira, 21 de junho de 2024, 20h00.

A ANTEVISÃO: APÓS VITÓRIA NO 1.º JOGO, OS FAVORITOS DO GRUPO TENTAM GARANTIR PASSAGEM AOS OITAVOS

A cidade de Leipzig vai pintar-se de laranja e azul para um jogo entre os Países Baixos e a França que pode oferecer a uma destas equipas um bilhete para os oitavos de final. A primeira jornada não foi um mar de rosas, com as formações de Áustria e Polónia a mostrarem que não foram à Alemanha passear. No entanto, o favoritismo foi como o azeite e acabou por vir ao de cima, com França e Países Baixos a somarem três pontos importantes.

Apesar do estatuto de eternos candidatos, o título europeu escapa aos bleus desde 2000. Didier Deschamps levou a seleção a três finais nos últimos quatro grandes torneios internacionais e tem ao seu dispor um conjunto de jogadores bem capazes de repetir a façanha.

A lesão de Mbappé é um percalço que surge em má altura, antes do jogo teoricamente mais complicado da fase de grupos. Existem, no entanto, opções de qualidade para colmatar a sua ausência: outros jogadores velozes, como Dembelé ou Coman, poderão ser utilizados para manter o ataque à profundidade. Ao mesmo tempo, o controlo do meio-campo será fundamental para dominar o jogo e N’Golo Kanté será uma vez mais o principal responsável por esse fator.

A seleção dos Países Baixos não vence um grande torneio desde o Euro 88, onde o atual selecionador foi uma das grandes figuras em campo. Na sua segunda passagem pelo comando técnico da seleção, Ronald Koeman conta com um leque de jogadores que permite sonhar com um novo título. As ausências na convocatória dos lesionados Marten de Roon e Frenkie de Jong são de lamentar, pois dariam outro nível de consistência ao meio-campo.

No jogo frente à Polónia, foi o gigante Wout Weghorst a saltar do banco para resolver o encontro a favor da laranja mecânica. Com alguma falta de eficiência na finalização e Szczęsny ao nível a que já nos habituou, o jogo esteve próximo de acabar com a divisão de pontos, mas o ponta de lança do Burnley mostrou frieza para resgatar os três pontos.

Um estilo de jogo direto, comummente implementado por Koeman, poderá ser uma boa maneira de ultrapassar a defesa francesa, fazendo uso do poderio físico de alguns jogadores (como, por exemplo, Weghorst) e da velocidade de outros (como Gakpo, Mallen ou mesmo Frimpong).

Weghorst Países Baixos
Fonte: UEFA

A equipa de arbitragem será chefiada pelo britânico Anthony Taylor.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O histórico de jogos entre as duas equipas conta com 15 vitórias francesas, 11 vitórias neerlandesas e apenas quatro empates.
  2. Os Países Baixos têm, no entanto, mais golos apontados (57) que sofridos (53). Para isso contribuíram três goleadas que aconteceram há mais de 100 anos.
  3. O resultado mais desnivelado foi precisamente a última dessas três goleadas. No ano de 1923, em Amsterdão, a equipa da casa conseguiu um resultado de 8-1.
  4. A última vez que se encontraram num Campeonato da Europa foi em 2008, com um resultado avultado de 4-1 para os Países Baixos, comandados por Marco van Basten.
  5. Os últimos dois encontros entre as duas seleções aconteceram na qualificação para este Euro, com os gauleses a saírem duplamente vitoriosos (1-2 e 4-0).
  6. Nos últimos oito confrontos, a França saiu vitoriosa em sete ocasiões.
  7. Com 27 golos apontados, a seleção francesa teve o segundo melhor ataque da fase de qualificação (apenas atrás de Portugal, que disputou mais dois jogos).
  8. A seleção francesa não é eliminada na fase de grupos de um Europeu desde 2008. Quanto aos Países Baixos, tal não acontece desde 2012, sendo importante salientar que em 2016 não conseguiram sequer o apuramento para a fase final.
  9. Três dos quatro melhores marcadores de sempre da seleção francesa estão presentes neste europeu, com o segundo lugar de Henry a ser ameaçado por Mbappé e Griezmann, enquanto Giroud pode dilatar a sua liderança neste top.
  10. Na seleção neerlandesa, Depay é o único que consta no top-10 de marcadores na história, tendo apenas menos seis golos que o líder Robin van Persie.

JOGADORES A TER EM CONTA

Virgil Van Dijk Países Baixos
Fonte: UEFA

Virgil Van Dijk – 1.95 m e 92 kg. Podia ser tudo, mas não é. O defesa central do Liverpool alia a uma estampa física imponente um conhecimento tático e sentido de liderança notáveis, que se tornam evidentes ao desempenhar a função de capitão de equipa.

Calmo com a bola e dotado de um passe preciso, Van Dijk tem o que é necessário para dar segurança à defesa laranja em momentos de pressão e permitir uma construção de jogo bem estruturada. A bola parada ofensiva é outro dos momentos em que o central poderá ser determinante e será com certeza alvo de marcação cerrada.

Griezmann
Fonte: UEFA

Antoine Griezmann – Escolher um destaque sem ser Kylian Mbappé seria estranho, não fosse o infortúnio do avançado do Real Madrid no jogo frente à Áustria. Com as dúvidas acerca da titularidade do camisola 10, é possível que as despesas do ataque gaulês tenham de ser assumidas por outra figura, que poderá muito bem ser Griezmann.

Conhecido pela sua versatilidade, o jogador colchonero pode alinhar em praticamente qualquer posição do último terço do terreno. As suas deslocações rápidas e inteligentes forçam os defesas adversários a tomar decisões sob pressão, deixando espaço aberto para os seus companheiros de equipa. Também poderá ser visto a recuar no terreno para receber a bola e facilitar a organização do ataque.

XI´s PROVÁVEIS

Países Baixos: Verbruggen; Dumphries, Van Dijk, Stefan de Vrij e Aké; Reijnders, Veerman e Schouten; Simons, Depay e Gakpo

Selecionador: Ronald Koeman

«Ganhar o primeiro jogo traz alguma calma e confiança. Vamos precisar disso para enfrentar uma forte equipa francesa, que temos encontrado frequentemente nos últimos anos. Sabemos o que esperar e teremos de ser muito bons para conseguir o resultado que queremos».

França: Maignan; Koundé, Saliba, Upamecano e Hernandez; Kanté, Rabiot e Griezmann; Dembelé, Thuram e Giroud

Selecionador: Didier Deschamps

«Alcançámos o objetivo de vencer o primeiro jogo, mas agora, tal como para os neerlandeses, o foco está em vencer o segundo e conseguir a qualificação. O meu objetivo, como o de qualquer treinador, é garantir que jogamos o melhor possível e que criamos o máximo de perigo para o adversário».

PREVISÃO DE RESULTADO: Países Baixos 1-2 França

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

A mitologia e mística do Jamor a favor do Torreense ou como explicar uma vitória histórica na Taça de Portugal

Até ao Jamor houve mérito e, na tarde que mais bem retrata o futebol português, a conquista inédita e histórica teve, como único fator, o mérito. O Torreense soube, da sua maneira, ser superior ao Sporting e foi assim que conquistou a Taça de Portugal.

Antecipa-se um calendário exigente para o Benfica na Europa: eis os possíveis adversários na 2.ª pré-eliminatória da Europa League

O Benfica inicia a época mais cedo, disputa três pré-eliminatórias para chegar à fase de liga da Europa League e prevê-se um percurso complicado.

Sporting vive Taça de Portugal exigente com quatro prolongamentos ao longo da Prova Rainha

O Sporting teve uma Taça de Portugal marcada pela exigência máxima, e disputou quatro prolongamentos ao longo da Prova Rainha.

Luís Tralhão aborda 2º golo do Torreense contra o Sporting: «Fui a única pessoa que não me levantei»

Luís Tralhão esteve presente em conferência de imprensa após o Torreense conquistar a Taça de Portugal. Lê o que o técnico disse.

PUB

Mais Artigos Populares

Petro de Luanda é campeão angolano e decisões da prova ficam definidas: eis todos os resultados da última jornada do Girabola e a classificação...

O Petro de Luanda confirmou mais uma conquista do Girabola e fecharam as principais contas do campeonato angolano após a última jornada.

Luís Tralhão deixa mensagem para Rui Borges: «O que dizer desta equipa que fez um trabalho fantástico ao longo da época»

Luís Tralhão esteve presente em conferência de imprensa após o Sporting conquistar a Taça de Portugal. Lê o que o técnico disse.

Pedro Proença deixa mensagem ao Torreense

Pedro Proença deixou uma mensagem a felicitar o Torreense. A equipa conquistou a sua primeira Taça de Portugal.