📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sorteio Euro’2020: Pior grupo para Portugal era impossível

- Advertisement -

Decorreu neste sábado, em Bucareste, o sorteio da fase de grupos do Euro’2020 – um sorteio recheado de condicionantes e novidades. Destacando-se, desde logo, o facto de ser a primeira vez que a competição vai ser disputada em mais do que dois países – serão 12 para ser mais preciso (duas cidades por cada grupo). 24 equipas tratarão de lutar pelo título de campeões europeus, o qual pertence, atualmente, a Portugal.

E é precisamente por aí que importa começar. Inserida no pote 3, a seleção comandada por Fernando Santos já perspetivava uma vida complicada com, pelo menos, um dos designados “tubarões”. Pois bem, não será um, mas sim dois – a Alemanha e a França –, naquele que será claramente o “grupo da morte”, disputado nas cidades de Budapeste e Munique. O outro elemento do grupo será o vencedor do play-off A (Islândia, Roménia, Bulgária ou Hungria). Seja como for, é caso para dizer que pior…era impossível!

É certo que Portugal derrotou a França no último jogo entre as duas selecções – tendo, com isso, conquistado o Euro’2016 -, mas a verdade é que cada jogo é um jogo, o que serve para o bom e para o mau. E se olharmos para os confrontos históricos, os portugueses não têm motivos para sorrir, bem pelo contrário. Em 25 jogos, apenas seis triunfos.

O cenário não é muito diferente diante quando comparado com a Alemanha, com apenas três triunfos em 18 jogos. Além disso, o último duelo (no Mundial’2014) traz péssimas recordações à nossa seleção, que já não sabe o que é vencer os alemães desde 2000.

O grupo F, onde se encontra Portugal
Fonte: UEFA

Olhando para os restantes grupos, destaque para o grupo da Itália, onde também estarão Suíça, Turquia e País de Gales, com duelos muitos interessantes para seguir. Da mesma maneira que os suíços serão um osso duro de roer para os italianos, também os turcos e os galeses têm apresentado um futebol atrativo, condizendo com campanhas interessantes.

Bélgica, Rússia, Dinamarca e Finlândia fazem parte do grupo B, um grupo já praticamente anunciado, no qual os dois primeiros referidos procurarão provar o favoritismo diante dos sempre complicados dinamarqueses e de uns finlandeses estreantes nestas andanças.

A equipa que conseguiu superiorizar-se a Portugal na fase de qualificação – falo, portanto, da Ucrânia – terá pela frente as seleções da Holanda e da Áustria (e ainda o vencedor do play-off D, onde constam Geórgia, Bielorrússia, Macedónia e Kosovo), perspetivando-se que tanto os ucranianos como os holandeses confirmem os dois primeiros lugares.

Já a Inglaterra, no grupo D, disputará o acesso à fase seguinte com a Croácia e República Checa (faltando ainda saber quem vencerá o play-off C, entre Escócia, Israel, Noruega e Sérvia). Um grupo interessante, no qual o vencedor desse mesmo play-off pode até baralhar todas as contas.

Por fim, a nossa vizinha Espanha, que terá pela frente a Polónia, a Suécia e o vencedor do play-off B (disputado entre Bósnia, Irlanda do Norte, Eslováquia e Irlanda). Desengane-se quem pensa que espanhóis e polacos já transitaram para a fase seguinte, dado que os suecos intrometer-se-ão na luta.

Fernando Santos, Joachim Löw e Didier Deschamps sorriram no momento do sorteio
Fonte: UEFA

Ainda assim, de acordo com as condicionantes estipuladas neste “sorteio” (merecia mais aspas?), os vencedores de cada play-off poderão ter como destino outros grupos, que não os sorteados. Uma particularidade a ter em conta…

Em suma, uma fase de grupos com duelos muito interessantes e que ninguém vai querer perder. Não fosse este o Campeonato da Europa… Portugal, detentor do título de campeão europeu, terá de fazer pela vida se quiser seguir em frente. Avizinha-se tarefa complicada!

Foto de Capa: UEFA

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Michael Bradley é anunciado como novo treinador dos New York Red Bulls

Michael Bradley sucede a Sandro Schwarz no comando técnico para 2026 dos New York Red Bulls, depois de ter levado a equipa B ao título.

Ángel Di María já tem novo treinador: Jorge Almirón assume o comando do Rosario Central

Jorge Almirón, treinador de 54 anos, regressa ao futebol argentino para render Ariel Holan e orientar o Rosario Central.

Brendan Rodgers assume comando do Al Qadisiyah e vai treinar Otávio

Brendan Rodgers foi confirmado como sucessor de Míchel no Al Qadisiyah. O norte-irlandês estava livre após deixar o Celtic.

Farense reforça ataque com Anthony Carter, o melhor marcador da Segunda Liga na época passada

Anthony Carter chega ao Farense por empréstimo do Santa Clara, com opção de compra. Emblema algarvio já oficializou contratação.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao FC Porto x Famalicão para a Taça de Portugal

Francesco Farioli vai falar aos jornalistas nesta quarta-feira pelas 12h45 em antevisão ao FC Porto x Famalicão. Jogo relativo à Taça de Portugal.

Já é conhecido a vencedora do melhor golo no Futebol Feminino: «Um brilhante pontapé de escorpião reverso»

Lizbeth Ovalle é a vencedora do Prémio Marta do FIFA The Best 2025, que corresponde ao melhor golo do ano no futebol feminino.

Prémio Fair-Play do FIFA The Best 2025 já tem dono: eis a história

Andreas Harlass-Neuking venceu o prémio Fair-Play do FIFA The Best 2025. Médico alemão do Regensburg salvou a vida de um adepto.