Vítor Martins: O Euro 2024 dos jovens? Há 4 que estão a chamar a atenção

    Vítor Martins está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol inicia o seu espaço de opinião no nosso site em pleno Euro 2024. O técnico de 38 anos foi recentemente técnico do Académico Viseu e Leixões.

    Com o Euro 2024 em andamento, Vítor Martins apresenta-nos quatro jovens que se têm destacado nesta competição. Eis as escolhas do técnico português.

    • Kristjan Asllani (Albânia), 22 anos

    Na ideia ofensiva da seleção albanesa ocupa o principal papel nas ligações da primeira para a segunda fase de construção. É uma espécie de “farol” para os restantes colegas que se movimentam para que Asllani consiga receber a bola e fazer a progressão coletiva até à definição das jogadas em zonas mais adiantadas. Na forma como orienta as receções, nos movimentos que faz para ser linha de passe aos colegas é notória que a sua base de formação é o futebol italiano.

    As tomadas de decisão são bastante maduras para alguém tão jovem, corajoso a atrair as primeiras linhas de pressão para si, a forma como se coloca para iniciar jogo contra a Itália e Croácia demonstra por onde Asllani quer que o jogo passe e seja definido por ele, não se esconde apesar do adversário ou do contexto. Silvinho incentiva e ele executa, as variações de centro de jogo são deliciosas! Em zonas mais adiantadas procura espaços para receber livre e dar continuidade à manutenção de posse de bola da sua equipa. Funcionando num duplo pivot está algo “preso” para chegadas e preenchimento de área em último terço. É um vigilante na forma como identifica e prevê com assertividade onde e quando reagir nos momentos de perda de bola. Combativo como qualquer bom albanês que se preze, Asllani é um dos jogadores que mais bolas recuperou. Fica a ideia clara de que Asllani será a locomotiva desta Seleção nos próximos anos!

    • Benjamim Sesko (Eslovénia), 21 anos

    Dos jovens jogadores presentes neste Europeu, o esloveno está no lote dos mais experientes, fez uma Champions muito competente e uma Bundesliga com 14 golos marcados em ano de estreia no futebol alemão. Assim que Matjaž Kek divulgou os convocados todos sabíamos que era em Sesko que recaiam as maiores expectativas desta seleção. Mas talvez com o bom exemplo que tem do seu capitão Oblak, Benjamim Sesko rejeitou o estatuto de “estrela” e tem trabalhado tanto pela seleção que é impossível ficar indiferente.

    É certo que lhe faltou o golo nas duas primeiras jornadas, também é certo que foi tendo oportunidades para o fazer, mas o que se dedicou a cada lance é algo de registo. Com 1.94 metros parece impossível ser tão esguio, tão explosivo nos momentos de encarar os adversários com a bola colada ao pé. É técnico, rápido, insistente, agressivo em toda e qualquer ação. É um avançado que faz de tudo, até defender! É intrigante. É frase feita, demasiadas vezes utilizada, mas neste caso é a maior das verdades: Sesko é o jogador que QUALQUER treinador gostaria de ter!

    • Victor Kristiansen (Dinamarca), 21 anos

    Encaixa que nem uma luva neste sistema de jogo que a Dinamarca vem a utilizar de forma convicta com o Kasper Hjulmand. É um lateral com enormes competências defensivas, a constante orientação dos seus apoios quando a equipa não tem bola revelam muita capacidade de leitura de jogo e competências táticas, pequenos pormenores, mas decisivos para ganhar em antecipação a maior parte dos duelos. Sem bola garante a fiabilidade reconhecida nos escandinavos. Rápido a recuperar posições. Agressivo na pressão, assertivo nos duelos (ainda que tenha facilitado no golo da Inglaterra), garante rigor posicional.

    Em posse consegue fazer algo mais do que o perfil nórdico nos habituou, Kristiansen tem capacidade de drible, de variar jogo interior com jogo exterior de forma a confundir adversários. Jogando como lateral esquerdo no sistema de Gr.3.4.3 tem a missão de garantir a largura do corredor esquerdo da sua equipa e sempre que consegue algum espaço demonstra uma capacidade de serviço em cruzamento muito positiva. Lateral com margem de crescimento, que não se afirmou ainda em Inglaterra, mas que será certamente uma das figuras da seleção dinamarquesa num futuro próximo.

    • Georgiy Sudakov (Ucrânia), 21 anos

    Quando se pensa em jogador polivalente, Sudakov entra certamente nesse lote restrito. Em construção procura sempre ficar livre e ser uma solução para a progressão, constantemente entrelinhas, Demonstra maturidade e um entendimento de jogo enorme, sabendo quando temporizar e aguardar pacientemente em zonas altas ou ajudar a equipa a construir em zona baixa, procurando sempre a tão desejada superioridade numérica.

    Sem necessidade de dar muitos toques, Sudakov demonstra uma personalidade gigante; observa, orienta-se, recebe e isola companheiros com uma simplicidade brutal. E que receções! Muitas vezes apenas com movimento corporal, faz o adversário ir por um lado e ele sai por outro, com a bola colada aos seus pés. No último terço é um jogador explosivo com bola. Com capacidade para driblar e acelerar jogo, é agressivo na definição da jogada, seja através do último passe ou de remate exterior. O seu repertório de qualidades nas ações inclui também movimentos de rutura exteriores e interiores, atacando esse espaço para si próprio ou para libertar espaço nas suas costas.

    Não é o típico 10 que não defende (o Futebol tende a extinguir isso).Sempre ligado à corrente no processo defensivo, é ativo em organização e reativo na transição. Cola-se na primeira linha de pressão para causar dano na linha defensiva contrária demonstrando uma grande abrangência de espaços e uma capacidade de pressão eficiente sobre o portador da bola. Mesmo quando é ultrapassado, rapidamente se reposiciona para ajudar a equipa a defender o mais longe da sua baliza possível. Que orgulho é ver Sudakov a espalhar alegria e uma breve esperança nas aspirações de uma seleção que luta por muito mais do que um Campeonato Europeu. Paz ao nosso Mundo!

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Zeki Amdouni estreia-se a marcar pelo Benfica com golo de fora da área

    Depois de duas barras - literalmente - Zeki Amdouni estreou-se a marcar pelo Benfica. Remate do suíço de fora da área balançou redes.

    AS Mónaco vence e não deixa PSG fugir na liderança da Ligue 1

    Em jogo a contar para a sexta jornada da Ligue 1, o AS Mónaco recebeu e bateu o Montpellier por 2-1 e mantém a liderança partilhada da prova.

    Barcelona perde com o Osasuna e pode ver os rivais aproximarem-se da liderança

    O Barcelona deslocou-se a Pamplona para defrontar o Osasuna e perdeu por 4-2, em jogo da oitava jornada da La Liga.

    Bolonha e Atalanta não vão além de um empate na Serie A

    Em jogo a contar para a sexta jornada da Serie A, o Bolonha recebeu a equipa da Atalanta e empatou por 1-1.

    Brentford faz história na Premier League

    O Brentford fez história e tornou-se na primeira equipa de sempre a marcar golo no primeiro minuto de jogo em três partidas consecutivas da Premier League.
    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.