Argentina 2-1 Bósnia: Sabella, isto não é o FM

- Advertisement -

cabeçalho mundial'2014

Clique aqui para ver os golos.
Clique aqui para ver as estatísticas.

O RESCALDO

Existe uma tendência de certos treinadores para complicar aquilo que, à primeira vista, é fácil. Alejandro Sabella parece não ter entendido ainda o potencial e a mão-de-obra que tem à sua disposição no plantel da Argentina. À entrada para o encontro de hoje, o técnico argentino apostou num 5-3-2 com Zabaleta e Rojo nas laterais, Mascherano na posição 6 e Di María e Maxi Rodríguez como médios mais ofensivos no apoio à dupla Messi-Agüero. Um erro de casting clamoroso, que apenas Sabella não quis ver. Os resultados, claro, foram os esperados: Exibição paupérrima dos argentinos no primeiro tempo, tendo apenas conseguido marcar num lance infeliz do lateral bósnio Kolasinac.

Na segunda parte, quando se registava o 1-0 no marcador, Sabella perde a cabeça e remodela novamente a equipa. Mesmo a vencer, o argentino retira o apagado Maxi Rodríguez e o faltoso Campagnaro e coloca Gago e Higuaín em campo. Resultado: alteração do esquema tático e a Argentina a entrar num 4-4-2 losango, passando Gago e Di María para os vértices laterais do esquema e Messi numa suposta posição 10, com total liberdade para decidir e procurar resolver na zona de ataque.

Esta autêntica “balbúrdia tática” implementada por Sabella continua a ser uma incógnita para qualquer adepto de futebol. Poucos ainda perceberam o que passa pela cabeça do argentino. Mas, em termos comparativos, viu-se claramente que a equipa argentina jogou melhor em 4-4-2 do que em 5-3-2. Não só porque dá mais liberdade aos jogadores argentinos na frente de ataque, como providencia um Messi mais solto e com maior capacidade para fazer a diferença (como foi visível pela exibição na segunda-parte). Ter dois avançados soltos e em constantes movimentações na frente facilita o trabalho do astro argentino, que conseguiu ter sempre mais espaço para decidir e concretizar jogadas de perigo.

Logicamente que o caminho desta Argentina não é o 5-3-2 e Sabella deve ter percebido isso (mais vale tarde do que nunca). Com o 4-4-2 notaram-se melhorias, mas ainda há arestas por limar. Di María, Mascherano e Messi estão nos lugares certos, mas claramente que Gago não é jogador para ocupar o outro lugar do meio-campo. É cada vez mais evidente que falta alguém que faça a ligação entre a defesa e o ataque argentino. No meio-campo, não pode ser Messi a vir buscar a bola cá atrás. Nem Di María. E se Gago não pega no jogo e Mascherano não tem, de longe, essas características, é necessário que Sabella encontre um solução de recurso para este problema – Enzo Pérez é uma hipótese.

Messi resolveu o jogo frente aos Bósnios Fonte: Juan Mabromata / AFP
Messi resolveu o jogo frente aos Bósnios
Fonte: Juan Mabromata / AFP

Quanto à Bósnia, notou-se qualidade, mas muitas dificuldades para decidir no último terço do terreno. Os médios Misimovic, Lulic e Pjanic acrescentam muita criatividade ao ataque da equipa de Safet Susic, mas é necessário que as bolas cheguem a Edin Dzeko. Numa das poucas jogadas em que os bósnios conseguiram simplificar as suas decisões na frente de ataque, acabaram por chegar ao seu golo de honra – cortesia de Vedad Ibisevic. Se assim continuar, só podem ter razões para estar otimistas, num grupo que conta com as aparentes frágeis seleções do Irão e da Nigéria.

A Figura: 

Messi – Apesar de não ter sido uma exibição de “encher o olho”, o craque argentino voltou a resolver e a fazer a diferença. E esteve muito melhor na segunda parte (em 4-4-2) do que na primeira (5-3-2).

O Fora-de-Jogo:

Maxi Rodríguez – Exibição apagadíssima do experiente médio argentino, que não soube dar o dinamismo suficiente à equipa no meio-campo de 3 homens, à frente dos 5 defesas. Foi um dos grandes responsáveis pela má exibição da equipa argentina na primeira parte.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Gonçalves após bisar na goleada do Sporting: «A mentalidade do último jogo esteve neste»

Pedro Gonçalves analisou o desfecho do jogo deste domingo. O Alverca x Sporting marcou a 27.ª jornada da Primeira Liga.

Eis os 5 destaques da goleada do Sporting por 4-1 na vista a Alverca

O Sporting venceu o Alverca por 4-1 na 27.ª jornada da Primeira Liga. Fica com os cinco destaques do encontro.

Sporting soma nova goleada e vai para as seleções no 2º lugar da Primeira Liga após vencer Alverca

O Sporting vai para a pausa das seleções no segundo lugar após vitória sobre o Alverca. Encontro marcou a 27.ª jornada da Primeira Liga.

Dia histórico: Gerson Baldé é campeão mundial de salto comprimento

Gerson Baldé sagrou-se este domingo campeão mundial de salto em comprimento. É um dia histórico para o atletismo português.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suárez aumenta série goleadora na Primeira Liga: Há quantos jogos seguidos o avançado do Sporting marca?

Luis Suárez marca há seis jogos consecutivos pelo Sporting na Primeira Liga. Avançado colombiano voltou a fazer o gosto ao pé.

Só valem golaços: Geny Catamo marca de fora da área e faz o 3-0 do Sporting contra o Alverca

Geny Catamo marcou um golaço com um remate de fora de área e fez o 3-0. O Alverca x Sporting marca a 27.ª jornada da Primeira Liga.

Eis a assistência de Matheus Nunes na final da Taça da Liga Inglesa entre o Manchester City e o Arsenal

Matheus Nunes fez uma assistência na vitória do Manchester City sobre o Arsenal na final da Taça da Liga Inglesa. Cityzens ganharam a prova.