Bélgica 3-2 Japão: Nipónicos quase estragam outro ‘Placard’

A fechar o terceiro dia de jogos dos oitavos de final houve Bélgica, vencedora do grupo G, frente a frente à equipa que passou em segundo lugar do grupo H – por desempate com o Senegal através do fair play -, o Japão.

Os primeiros voltaram a alinhar com a primeira equipa, depois de terem jogado um onze totalmente diferente contra Inglaterra no último jogo do grupo, isto é, alinha agora com Courtois na baliza – o único repetente no onze -, Vertonghen, Kompany e Alderweireld no trio defensivo, Yannick Carrasco, Witsel, Kevin De Bruyne e Meunier no meio campo, o ‘verdadeiro’ Hazard (e não o Hazard do jogo frente aos ingleses) juntamente com Mertens a extremos e Lukaku a ponta de lança.

Já os japoneses, além de jogarem com seis jogadores diferentes à partida frente à Polónia, trocaram também de tática, de 4-4-2 para um 4-2-3-1, com Kawashima na baliza, Sakai, Yoshida, Shoji e Nagatomo como quarteto defensivo, Shibasaki e Hasebe como médios, Kagawa a médio ofensivo, Inui e Haraguchi nas alas e Osako na frente de ataque.

Depois de diversas surpresas que este Mundial nos tem presenteado, de tudo se esperava neste jogo, apesar da Bélgica ser a teórica favorita a fazer companhia ao Brasil nos quartos de final. No entanto, a primeira parte foi bem mais dividida do que as odds. A Bélgica foi, de facto, superior, mas o Japão esteve sempre bem fechado e mostrou-se perigoso no contra ataque, beneficiando da liberdade que a defesa belga a três permite ter. Os diabos vermelhos beneficiavam das individualidades, com De Bruyne em destaque, mas o Japão esteve sempre organizado e anulava Lukaku com bastante sucesso, fazendo-o estar bastante deslocado ao longo da primeira parte da partida.

O Japão esteve a vencer por 2-0, mas deixou fugir a vantagem de duas bolas ao cair do pano
Fonte: FIFA

Contudo, foi o número 9 belga que teve a oportunidade da parte, mas deitou a perder ao não conseguir dominar em frente ao guarda redes e deixou tudo na mesma. As equipas foram e voltaram do intervalo com os mesmos onzes, mas a partida, no entanto, mudou completamente.

Na segunda parte, houve jogo frenético. O Japão perdeu o receio e, mesmo com a Bélgica a dominar, fez o primeiro e o segundo golos nos primeiros 7 minutos da segunda parte. Primeiro foi Haraguchi, num contra ataque e falha de Vertonghen, e depois Inui com um golaço de fora de área. Os belgas precisavam de mudança ou arriscavam-se a ficar de fora do Campeonato do Mundo. Foi o que aconteceu: Carrasco deu lugar a Chadli e Mertens a Fellaini. A equipa belga ficou mais compacta e levou o jogo para cima do Japão. A cumprir os 25 minutos da segunda parte, Vertonghen, de cabeça, reduziu a desvantagem. Da mesma forma que o Japão antes, a Bélgica também depressa marcou dois golos, alcançando o empate por Fellaini, de cabeça também, e assistência de Hazard, na sequência de um canto.

Tudo empatado a 15 minutos do fim, significou um final de jogo de dúvida e cautela. O Japão ainda ameaçou a troca de bola quando o jogo chegou aos 90 minutos, mas uma última investida deu canto para os nipónicos. Courtois saiu dos postes para segurar e lançar a bola em contra ataque no último minuto da partida. Uma bela troca de bola rápida e eficaz levou o esférico para a direita da área japonesa, um passe a rasgar a área levou a bola para Lukaku que deixou a bola passar para Chali e um simples encostar levou a Bélgica para os quartos de final do Mundial 2018.

O Japão sai da competição com um sabor de injustiça, mas de muito mérito para a equipa asiática. A Bélgica impediu mais uma surpresa nos resultados deste Mundial atípico e vai enfrentar o Brasil na próxima fase da competição.

Onzes Iniciais:

Bélgica: Courtois, Alderweireld, Kompany, Vertonghen, Thomas Meunier, De Bruyne, Witsel, Carrasco (Chadli), Mertens (Fellaini), Eden Hazard, Lukaku

Japão: Kawashima, Sakai, Yoshida, Shoji, Nagatomo, Hasebe, Shibasaki (Yamaguchi), Haraguchi (Honda), Kagawa, Inui, Osako

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique e AC Milan vão reunir por Rafael Leão e há 40 milhões de euros a separar os dois clubes

O Bayern Munique está muito interessado em garantir Rafael Leão. O jogador pertence aos quadros do AC Milan.

Lamine Yamal elogia Cristiano Ronaldo e fala da Bola de Ouro: «Para mim é para o melhor jogador do ano»

Lamine Yamal deixou grandes elogios a Cristiano Ronaldo e falou sobre a corrida à próxima edição à Bola de Ouro.

Casa Pia diz adeus a ex-Benfica e posição será reforçada

O Casa Pia não vai continuar com Cauê nos seus quadros. O jogador esteve emprestado por meia época pelo Lommel.

Boca Juniors fecha reforço ao AC Milan por 3,5 milhões de euros a tempo de defrontar Benfica no Mundial de Clubes 2025

O Boca Juniors tem a contratação de Marco Pellegrino fechada. Defesa de 22 anos regressará à América do Sul em definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Matilde Vaz foi a 1ª jogadora a marcar pelo FC Porto e renova contrato

Matilde Vaz renovou contrato com o FC Porto. A jogadora foi a primeira da história a marcar pelos azuis e brancos.

Iván Fresneda quer subir o nível: «O meu próximo objetivo é a seleção de Espanha»

Iván Fresneda acabou por ser um elemento importante para o Sporting na última temporada. O lateral quer chegar à seleção.

Wellington Carvalho renova contrato com o Chaves

Wellington Carvalho vai continuar a vestir a camisola do Chaves. O extremo é mais uma das renovações flavienses.