📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Bélgica 3-2 Japão: Nipónicos quase estragam outro ‘Placard’

- Advertisement -

A fechar o terceiro dia de jogos dos oitavos de final houve Bélgica, vencedora do grupo G, frente a frente à equipa que passou em segundo lugar do grupo H – por desempate com o Senegal através do fair play -, o Japão.

Os primeiros voltaram a alinhar com a primeira equipa, depois de terem jogado um onze totalmente diferente contra Inglaterra no último jogo do grupo, isto é, alinha agora com Courtois na baliza – o único repetente no onze -, Vertonghen, Kompany e Alderweireld no trio defensivo, Yannick Carrasco, Witsel, Kevin De Bruyne e Meunier no meio campo, o ‘verdadeiro’ Hazard (e não o Hazard do jogo frente aos ingleses) juntamente com Mertens a extremos e Lukaku a ponta de lança.

Já os japoneses, além de jogarem com seis jogadores diferentes à partida frente à Polónia, trocaram também de tática, de 4-4-2 para um 4-2-3-1, com Kawashima na baliza, Sakai, Yoshida, Shoji e Nagatomo como quarteto defensivo, Shibasaki e Hasebe como médios, Kagawa a médio ofensivo, Inui e Haraguchi nas alas e Osako na frente de ataque.

Depois de diversas surpresas que este Mundial nos tem presenteado, de tudo se esperava neste jogo, apesar da Bélgica ser a teórica favorita a fazer companhia ao Brasil nos quartos de final. No entanto, a primeira parte foi bem mais dividida do que as odds. A Bélgica foi, de facto, superior, mas o Japão esteve sempre bem fechado e mostrou-se perigoso no contra ataque, beneficiando da liberdade que a defesa belga a três permite ter. Os diabos vermelhos beneficiavam das individualidades, com De Bruyne em destaque, mas o Japão esteve sempre organizado e anulava Lukaku com bastante sucesso, fazendo-o estar bastante deslocado ao longo da primeira parte da partida.

O Japão esteve a vencer por 2-0, mas deixou fugir a vantagem de duas bolas ao cair do pano
Fonte: FIFA

Contudo, foi o número 9 belga que teve a oportunidade da parte, mas deitou a perder ao não conseguir dominar em frente ao guarda redes e deixou tudo na mesma. As equipas foram e voltaram do intervalo com os mesmos onzes, mas a partida, no entanto, mudou completamente.

Na segunda parte, houve jogo frenético. O Japão perdeu o receio e, mesmo com a Bélgica a dominar, fez o primeiro e o segundo golos nos primeiros 7 minutos da segunda parte. Primeiro foi Haraguchi, num contra ataque e falha de Vertonghen, e depois Inui com um golaço de fora de área. Os belgas precisavam de mudança ou arriscavam-se a ficar de fora do Campeonato do Mundo. Foi o que aconteceu: Carrasco deu lugar a Chadli e Mertens a Fellaini. A equipa belga ficou mais compacta e levou o jogo para cima do Japão. A cumprir os 25 minutos da segunda parte, Vertonghen, de cabeça, reduziu a desvantagem. Da mesma forma que o Japão antes, a Bélgica também depressa marcou dois golos, alcançando o empate por Fellaini, de cabeça também, e assistência de Hazard, na sequência de um canto.

Tudo empatado a 15 minutos do fim, significou um final de jogo de dúvida e cautela. O Japão ainda ameaçou a troca de bola quando o jogo chegou aos 90 minutos, mas uma última investida deu canto para os nipónicos. Courtois saiu dos postes para segurar e lançar a bola em contra ataque no último minuto da partida. Uma bela troca de bola rápida e eficaz levou o esférico para a direita da área japonesa, um passe a rasgar a área levou a bola para Lukaku que deixou a bola passar para Chali e um simples encostar levou a Bélgica para os quartos de final do Mundial 2018.

O Japão sai da competição com um sabor de injustiça, mas de muito mérito para a equipa asiática. A Bélgica impediu mais uma surpresa nos resultados deste Mundial atípico e vai enfrentar o Brasil na próxima fase da competição.

Onzes Iniciais:

Bélgica: Courtois, Alderweireld, Kompany, Vertonghen, Thomas Meunier, De Bruyne, Witsel, Carrasco (Chadli), Mertens (Fellaini), Eden Hazard, Lukaku

Japão: Kawashima, Sakai, Yoshida, Shoji, Nagatomo, Hasebe, Shibasaki (Yamaguchi), Haraguchi (Honda), Kagawa, Inui, Osako

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Xabi Alonso e caso Vinícius Júnior resolvido: «Esteve muito bem, falou com o coração, com sinceridade. Não será punido»

Xabi Alonso falou na situação de Vinícius Júnior. O treinador do Real Madrid garantiu que o caso está sanado depois da polémica no El Clásico.

Palmeiras de Abel Ferreira faz história na Taça Libertadores após reviravolta contra o LDU Quito

O Palmeiras de Abel Ferreira venceu o LDU Quito por 4-0 na segunda mão e deu a volta à eliminatória. No Equador, os palmeirenses haviam perdido por 3-0.

Barcelona prepara proposta de 25 milhões de euros por internacional jovem português em litígio com o FC Porto

O Barcelona quer fechar a contratação de Cardoso Varela. Emblema culé prepara proposta total de 25 milhões de euros ao Dínamo Zagreb.

Escândalo no futebol espanhol: «Se eu não for a um clube de strip à uma da manhã não assino contratos»

Javi Prendes, treinador do Puerto de Vega, fez o rescaldo da derrota do clube na Taça do Rei. Técnico com palavras fortes após o jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Avançado da Lazio surpreende e anuncia saída após o empate da sua equipa: «É tempo de sair»

Pedro Rodríguez confirmou que vai deixar a Lazio. O avançado espanhol falou após o empate da equipa frente ao Pisa.

Treinador da Serie A à beira do despedimento após nova derrota

Está a chegar ao fim o ciclo de Patrick Vieira como treinador do Genoa. O técnico francês pode ser despedido nas próximas horas.

Está definida a final da Taça Sul-Americana de 2025

Já há finalistas para a final da Taça Sul-Americana. Atlético Mineiro e Lanús vão discutir o título desta temporada.