Colômbia 2-0 Uruguai – Temos Candidato!

- Advertisement -

logo mundial bnr

Clique aqui para ver os golos.
Clique aqui para ver as estatísticas.

O RESCALDO

A selecção uruguaia voltou ao emblemático Maracanã, onde se sagrou campeã do mundo há cerca de 64 anos. Hoje, em vez de festejar… foi o bombo da festa, fazendo parte de um episódio histórico da selecção colombiana, que alcança, pela primeira vez, os quartos-de-final de um Campeonato do Mundo. Os cafeteros derrotaram a celeste por 2-0.

Ciente do quão mais fraca a ausência de Suarez tornaria a sua formação (o favoritismo deixou de ser repartido e passou para o lado da Colômbia), a selecção uruguaia tentou recorrer à agressividade nos primeiros minutos de jogo, com Álvaro Pereira e Arévalo Rios em evidência nesse campo, na tentativa de intimidar, e consequentemente limitar, a (muita) qualidade técnica dos executantes contrários, especialmente James Rodríguez e Juan Cuadrado…

…  e se isso pareceu ter efeitos imediatos, não se verificaram resultados a longo prazo pois a Colômbia foi mantendo e circulando o jogo (73 % de posse de bola) no meio-campo contrário, ganhando confiança com a bola nos pés, tentando a sua sorte em remates de longe (Zuñiga foi o principal municiador, “centralizando” o seu posicionamento quando Aguilar descaia para a lateral direita) ou em situações de desposicionamento contrário. Uma estratégia que se revelou frutífera, pois foi através do primeiro “modo” que se inaugurou o marcador, numa jogada que pode muito bem ter sido treinada numa das 46 praias do Rio de Janeiro – Aguilar ganha de cabeça uma bola cortada por Álvaro Pereira e assiste James, que, fora da àrea, pára no peito, e sem deixar cair o esférico dispara com força e colocação (a bola bateu na trave) para a baliza de Muslera, candidatando o tento a melhor do Mundial.

O Uruguai não conseguiu reagir ao golo contrário, pois, apesar de ser forçado a correr atrás do prejuízo e a alterar a forma de chegar às redes contrárias, não conseguiu deixar de depender do erro contrário para executar contra-ataques rápidos e foi obrigado a optar pelos lançamentos longos em virtude de uma formação colombiana pressionante (mesmo estando a vencer) na primeira zona de construção contrária e bem organizada quando o adversário conseguia invadir o seu meio-campo, incapacitando-o de criar oportunidades de perigo.

Uma postura notável e digna de uma formação que sabe ter o peso dessa responsabilidade que é o favoritismo. Comportamento que se manteve após o segundo golo (envolvência ofensiva notável, atravessando, horizontalmente, a entrada da àrea contrária e que terminou de forma fantástica: cruzamento de Armero, Cuadrado “aparou” de cabeça, e James deu o toque de final) e que se polongou para o resto do encontro, de nada servindo as tentativas de desespero de Tabarez na busca de um empate (começara em 5x3x2, acabara em 2x4x4, com os laterais, sobretudo Maxi, a funcionarem praticamente como extremos) que, a acontecer, estaria completamente desenquadrado com um encontro dominado pela Colômbia a todos os níveis, numa revelação de personalidade e carácter com e sem bola, em vantagem ou à procura dela. Temos candidato.

Com o bis de hoje, James ficou isolado na lista dos melhores marcadores do Mundial'2014  Fonte: Getty Images
Com o bis de hoje, James isolou-se na lista dos melhores marcadores do Mundial’2014, com 5 golos
Fonte: Getty Images

A Figura

Quando um jogador está em boa forma, as coisas não podem correr mal. James Rodríguez é a ilustração disso mesmo, “monopolizando” os golos da sua selecção com o talento (soberbo primeiro golo) e oportunismo (estava bem colocado no segundo). Para além disso, voltou a espalhar o perfume do seu futebol e reforçou as apetências naturais para jogar a número 10, não se acanhando perante a responsabilidade de dirigir um ataque no qual incide a ilusão de cerca de 48 milhões de adeptos.

 

O Fora-de-Jogo

Mario Yepes esteve envolvido em “sururus” com Diego Fórlan e Diego Godín. Característica de jogador sul-americano, fruto de sangue latino e ilustração da competitividade, mas também sinal de imaturidade e falta de controlo de uma figura que, para além de ser o capitão da sua selecção desde 2008, leva 38 anos de idade e 20 de futebol profissional.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis as 2 possibilidades para a saída de Ángel Alarcón do FC Porto

Ángel Alarcón quer deixar o FC Porto para somar mais minutos, mas os dragões não querem perder o espanhol de vista. Há dois cenários possíveis.

Já é conhecido quanto o Sporting vai poupar com a rescisão de Jeremiah St. Juste

O Sporting e Jeremiah St. Juste já chegaram a acordo para a rescisão de contrato. Leões poupam um milhão de euros em salários.

Eis o salário que Rafa Silva vai auferir no regresso ao Benfica

Rafa Silva vai regressar ao Benfica. Avançado português vai receber valores próximos aos que auferia na passagem anterior pelas águias.

Rui Costa aprovou o regresso de Rafa Silva: eis o motivo

Rui Costa aprovou o regresso de Rafa Silva ao Benfica neste mercado, depois de um ano e meio ao serviço do Besiktas.

PUB

Mais Artigos Populares

Champions League de sonho: eis quanto dinheiro o Sporting já ganhou nesta edição da prova milionário

O Sporting já garantiu no mínimo a presença nos playoffs da Champions League, podendo sonhar ainda com a qualificação direta.

Barcelona de alarmes ligados devido a jovem promessa

Guille Fernández é considerado uma jovem promessa no Barcelona. O médio ofensivo termina contrato com os catalães em 2027.

Paco Jémez | O novo adjunto de NES

Paco é figura de culto, pela personalidade e o génio alternativo com facilidade para incendiar relvados e salas de imprensa