📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

internacional cabeçalho

Escrevo com o coração, com a razão, com a incerteza. Mas, acima de tudo, com a revolta de ter de o fazer. E são muitas as perguntas. Porquê, Luis? Porquê tu e agora? Porquê pela terceira vez na carreira, em pleno Campeonato do Mundo, depois de uma época fantástica e a caminho de uma outra que tudo tinha para o ser novamente? E agora, o que se segue?

Visto que o espaço onde este texto possa vir a ser publicado é, em parte, destinado à opinião, seguirei esses contornos. E começo: do meu ponto de vista – assíduo seguidor do Liverpool Football Club e admirador confesso de Luis Suárez – é simples. Ficaria banido para sempre de praticar desporto profissional. Tal como teria ficado Pepe após o tão triste incidente frente ao Barcelona e muitos outros.

Se o Mundial de Futebol é já o assunto mais falado de sempre no Facebook – para que se perceba ainda melhor a dimensão da competição, o encontro dos USA frente a Portugal foi visto por mais norte-americanos do que, por vezes, determinados jogos da final da NBA –, o incidente que envolveu o uruguaio frente à Itália, mais particularmente com Giorgio Chiellini, não fica atrás.

Luís Suárez ganha, entenda-se, 200.000£ por semana. Duzentas mil libras por semana. Feitas as contas, são 10.400.000£ por ano, ou seja, ‘encaixa’ cerca de treze milhões de euros anuais. Com treze milhões de euros anuais (fora contratos publicitários) e todo o mediatismo de que é alvo, não pode, em momento algum, tentar morder um adversário. Mas fê-lo. Pela terceira vez na sua carreira e, agora, como jogador que mais golos marcou em todo o mundo numa temporada e… perante os olhos de todo o globo terreste.

Jogar futebol profissional exige a um atleta um determinado comportamento em campo. Jogar futebol profissional na liga mais mediática do mundo e numa selecção que participa no Campeonato Mundial de Futebol exige um comportamento ainda mais exemplar. Durante aqueles 90 minutos, nações juntam-se com os olhos postos em vinte e duas dessas pessoas. E durante os 90 minutos essas mesmas nações seguem, muitas vezes, o seu exemplo. Talvez não o devessem fazer, mas seguem. E Luís Suárez passou, pela terceira vez na sua carreira, a mensagem de que, quando os pés não são suficientes para se levar a melhor numa jogada, a boca (e os dentes) são apropriados para mostrar toda a insatisfação.

O valor está lá. É tão claro quanto a água e de discutível nada tem. Mas apenas o futebolístico. Quanto ao monetário, desceu de forma dramática após o incidente; o uruguaio perdeu mesmo o patrocínio da 888 Poker e a Adidas retirou todas as campanhas que tem com a imagem de Suárez. A mordidela não parece, no entanto, tirar o sono ao Barcelona, que se mostra interessado em adicionar o seu passe à mesma gaveta onde estão os de Messi e Neymar. E agora, o que se segue?

Gaspar Ribeiro Lança
Gaspar Ribeiro Lançahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, ténis, Fórmula 1... Com o passar dos anos mais desportos fazem parte do seu quotidiano e lhe ocupam bons pares de horas em estádios ou em frente ao computador e à televisão. Não há, no entanto, maior paixão do que aquela que tem por Liverpool Football Club e Futebol Clube do Porto. "Impossível escolher".                                                                                                                                                 O Gaspar não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Bacci regressa à Primeira Liga e é o novo treinador do Tondela

O Tondela confirmou a contratação de Cristiano Bacci. Técnico italiano sucede a Ivo Vieira e já orientou treino desta quinta-feira.

Ederson explica saída do Manchester City: «Isso fez-me perceber que precisava de uma mudança»

Ederson explicou a decisão que o levou a deixar o Manchester City de Pep Guardiola para rumar ao Fenerbahçe.

Hat-trick no Gil Vicente: Pablo eleva-se como o Jogador do Mês

Pablo venceu os prémios de Avançado do Mês, Jovem do Mês e agora Jogador do Mês. Destacou-se pelo Gil Vicente.

Futebol Feminino: Quando Mónica Jorge inicia funções no Benfica?

Mónica Jorge vai ser a nova coordenadora do futebol feminino do Benfica e começará na próxima semana.

PUB

Mais Artigos Populares

Reforço do FC Porto assume: «Fiquei surpreendido pela cláusula de 60 milhões de euros»

Dominik Prpic mostrou-se surpreendido em relação à cláusula de rescisão que o FC Porto colocou no seu contrato: 60 milhões de euros.

Cristina Martín-Prieto e as novas possibilidades do ataque do Benfica

Depois de dois jogos como suplente, Cristina Martín-Prieto voltou a ser titular no ataque do Benfica na Champions League Feminina. É a partir da número 7 que as encarnadas mais poderão crescer.

Chermiti antevê jogo dos Sub-21 de Portugal: «Estamos prontos para dar uma boa resposta»

Youssef Chermiti fez a antevisão ao Chéquia x Portugal (Sub-21), jogo da fase de qualificação para o Euro 2027. Eis o que disse.