- Advertisement -
emdiretodacopa

Ontem foi-me impossível escrever. O sinal de wi-fi no Brasil é como a capacidade goleadora do Postiga (oscila muito) e, à hora em que deveria ter enviado o artigo, não havia internet para ninguém no hotel. Estava em Brasília, uma cidade moderna e extremamente desenvolvida, projectada do zero há pouco mais de 50 anos por Juscelino Kubitschek e Óscar Niemeyer, mas que ainda não consegue estar online a 100%. Tal como todas as outras, aliás, pelo que tenho tido oportunidade de saber.

No entanto, e isso é que importa, está engalanada para receber a Copa. O Estádio Municipal – antigo Mané Garrincha, palco onde vi a Suíça obter uma reviravolta fantástica ao cair do pano frente ao Equador – é imponente e tem todas as condições para acolher jogos de primeiríssimo nível. A única coisa que lhe falta para ser verdadeiramente útil de futuro é mesmo ter uma equipa, já que a capital brasileira não tem nenhum clube a disputar a divisão principal. Os habitantes da cidade, que nos dias que correm até os edifícios do sector público (situados na Esplanada, como eles dizem) têm iluminados de verde e amarelo, não se mostram no entanto muito preocupados com isso. A Dilma dorme ali ao lado, uma grande percentagem da população trabalha para o Estado, e pelo menos a estes não lhes deve vir a faltar nada por causa do dinheiro gasto num estádio de futebol. Tanto assim é que eles responderam em massa à primeira chamada: a loucura em torno de um jogo aparentemente de segundo nível, este Suiça-Equador, levou mais de 60.000 pessoas às bancadas.

Não espere, no entanto, por uma recepção calorosa se lá se deslocar para ver Portugal nesta primeira fase da competição. O brasiliense é educado, amigável e disponível, mas não é tão dado aos turistas como por exemplo são os baianos de São Salvador (palco do jogo de hoje entre Portugal e Alemanha). Por outro lado, encontrará certamente uma das mais bem pensadas e construídas cidades do Mundo. A estrutura é idêntica ao desenho de um avião, com o Eixo Monumental (uma via com 4 faixas para cada lado) a separar a Asa Norte da Asa Sul, e com imensos espaços verdes a decorar os edifícios de linhas curvas que vemos a cada virar de esquina, desde a Catedral até à ponte JK. E ainda poderá ter a sorte de se cruzar com Avram Grant e Roberto Carlos, como eu me cruzei hoje. Já agora, se lá for, tire um tempinho para dar uma volta pelo lago Paranoá e pelo Parque da Cidade: dizem que é maior do que o Central Park de Nova Iorque…

Hoje deixo-vos também com uma fotografia tirada por mim, no palco onde todos nós queremos ver a Selecção das Quinas ganhar daqui por uns dias.

cunha
Obrigado e um abraço,
João Cunha.
João Cunha
João Cunha
Está no Brasil a acompanhar o Mundial'2014 e escreve o diário "Em Direto da Copa" para o Bola na Rede.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Bacci despedido do Tondela após agressão ao presidente do clube

Cristiano Bacci está em processo de rescisão com o Tondela. O técnico foi afastado após ter alegadamente agredido o presidente do clube.

Benfica não foi brilhante, mas fez o suficiente para vencer o Vitória SC de uma forma confortável | Benfica 3-0 Vitória SC

O Benfica recebeu e venceu o Vitória SC por três bolas a zero, num encontro a contar para a 28.ª jornada da Primeira Liga.

Do topo ao silêncio: As 5 histórias de queda no Hóquei em Patins português

O hóquei em patins português não se construiu apenas com os campeões habituais. Durante décadas, houve clubes que habitaram a I Divisão com consistência

Neemias Queta avista o prémio MIP | NBA

Há uma diferença clara entre um jogador que melhora...

PUB

Mais Artigos Populares

Levante de Luís Castro vence Real Oviedo por 4-2 no duelo entre os últimos da La Liga

Levante vence o Real Oviedo por 4-2, no Estádio Ciutat de València, em jogo da 29.ª jornada da La Liga, num duelo direto entre equipas na luta pela permanência.

Valência vence em Sevilha e regressa aos triunfos na La Liga: Eis os resultados do dia na La Liga

Valência derrota o Sevilha por 0-2, no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em jogo da 29.ª jornada da La Liga.

Primeira Liga: Empate sem golos entre Tondela e AVS SAD mantém posições dos lugares de despromoção

No último jogo deste sábado na 27.ª jornada da Primeira Liga, o Tondela empatou sem golos na receção ao AVS SAD.