emdiretodacopa

Impossível deixar de iniciar esta minha participação no Bola na Rede sem agradecer à administração pelo convite endereçado. Fui destacado para trabalhar no Mundial do Brasil e é um enorme prazer poder contribuir, de alguma forma, para que os leitores em Portugal possam ter uma noção um pouco mais aprofundada de como a competição é vivida por cá, tanto pelos brasileiros, como pelos milhares de adeptos que estão a chegar vindos dos quatro cantos do Mundo. Ontem, no dia que marcava o arranque da prova, o país parou para ver jogar a canarinha.

De facto, neste particular, os brasileiros são um pouco como os portugueses quando receberam o Campeonato da Europa em 2004: queixam-se de tudo e mais alguma coisa relativamente ao dinheiro que foi gasto pelo governo para acolher o torneio, mas, assim que a bola começa a rolar, ninguém mais quer saber disso e toda a gente abraça a prova. O principal foco de contestação surgiu em São Paulo e, mesmo aí, já se vê adeptos a vibrar por todo o lado. As cores do Brasil decoram as janelas, metade dos carros circulam com uma bandeira pendurada em cada vidro, a amarelinha com o nº 10 nas costas é vista em todas as ruas e passeios do país. Não tenho dúvidas, por isso, de que – apesar de todas as dificuldades que são conhecidas, com estádios e acessos ainda por terminar – este vai ser um Mundial extraordinário e o povo brasileiro vai confirmar-se como um dos mais animados e hospitaleiros de sempre na história da competição.

Quanto a nós, portugueses, que entramos em campo no dia 16, há uma grande expectativa por parte de todos os que estão presentes no Brasil relativamente à nossa prestação. Tenho estado com jornalistas alemães e nenhum deles dá a vitória da sua equipa como garantida nesse jogo inaugural contra as nossas cores, revelando um enorme respeito pelo Cristiano Ronaldo e por um colectivo forte, que – dizem eles – “nunca é fácil de ultrapassar”. O que é de espantar, tendo em conta a frieza e a arrogância que a maioria dos germânicos normalmente revela quando fala sobre a Mannschaft. Resta-nos, por isso, esperar que os nossos craques consigam dar conta do recado e nos ofereçam a primeira grande alegria nesta caminhada que se espera triunfal.

Amanhã regressarei com mais pormenores, sempre em directo do coração da Copa.

Obrigado e um abraço,
João Cunha.

João Cunha
João Cunha
Está no Brasil a acompanhar o Mundial'2014 e escreve o diário "Em Direto da Copa" para o Bola na Rede.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Kerem Akturkoglu desabafa após primeiros golos pelo Fenerbahçe. «Os jogadores são avaliados através de aplicações»

Kerem Akturkoglu bisou na vitória do Fenerbahçe diante do Nice da Europa League. O extremo reagiu após o triunfo dos turcos na competição.

Nuno Gomes: «Sou amigo do Rui Costa, mas estou noutra lista porque acredito no João. Não estou à procura de tachos»

Nuno Gomes também marcou presença num jantar da campanha de João Noronha Lopes. Vice-presidente para o futebol falou.

Barcelona de olho em jovem talento do Benfica

O Barcelona está de olho na contratação de Gonçalo Oliveira. O defesa-central de 19 anos tem sido integrado na equipa principal do Benfica.

Cruzeiro de Leonardo Jardim trava Flamengo no Maracanã e relança luta pelo primeiro lugar do Brasileirão

O Cruzeiro de Leonardo Jardim arrancou um empate a zero no terreno do Flamengo, na jornada 26 do Brasileirão. A equipa de Filipe Luís segue na liderança da prova.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth comenta ida de José Mourinho para o Benfica: «É a pessoa que é e tem uma aura descomunal»

Kika Nazareth comentou a ida de José Mourinho para o Benfica. A avançada do Barcelona falou sobre a atualidade encarnada.

Rui Borges toma decisão sobre Rui Silva depois do erro em Nápoles

Rui Borges vai manter Rui Silva no onze. Erro em Nápoles não abala a confiança do treinador no guarda-redes do Sporting.

Rui Pedro Braz oficializado como novo diretor desportivo do Al Ahli

Rui Pedro Braz foi apresentado como novo diretor desportivo do Al Ahli. Depois do Benfica, dirigente vai seguir carreira na Arábia Saudita.