Em Portugal diz-se “queremos”, em Espanha… também | Mundial 2030

- Advertisement -

“Uma única forma de entender o Futebol” é o mote para a candidatura ibérica ao Mundial de 2030. E, de facto, falar de futebol é também falar de Portugal e Espanha. O sucesso de ambos os países parece ser o porta-estandarte para uma parceria que tem tudo para dar certo. São alguns os fatores que nos levam acreditar que teremos por perto a festa do Futebol num dos seus expoentes máximos. Ora vejamos.

Portugal e Espanha, como se dá conta no vídeo promocional, têm partilhado algum protagonismo no que a fortes figuras do futebol diz respeito. Villa, Futre, Figo, Luis Enrique e Fernando Santos deram voz a este desejo, mas certamente que outras estrelas ibéricas vão ter um peso fundamental para que o Mundial 2030 venha para a Península.

Se a estes rostos juntarmos as conquistas, a receita parece estar consumada. Campeões da Europa em 2008, 2012 e 2016 e o campeão do Mundo de 2010, os países ibéricos venceram quatro das últimas seis grandes competições a nível de seleções. Belo cartão de visita.

O sucesso dentro de campo transpõe-se também para fora de jogo. Portugal e Espanha têm sido casa de eventos como finais de Liga dos Campeões, e no caso de Portugal recordamos bem a Liga da Nações e, também, não tão bem, o Euro 2004. A nível de condições e infraestruturas, assim como capacidade organizativa, os irmãos ibéricos parecem na frente em comparação com outras candidaturas já conhecidas.

Se em 2022 o Mundial vai ser no Catar, na Ásia, em 2026 vai ser jogado no México, Estados Unidos da América e Canadá, ou seja, na América. Isto leva-nos a perspetivar que um possível regresso do Campeonato do Mundo à Europa poderá ser bem visto pela FIFA.

Na corrida com Portugal podem estar alguns países africanos: Egipto, Argélia, Marrocos ou Camarões. Apesar de ser algo que ainda não está muito bem definido, pode ser uma candidatura forte e que ganha alento depois do sucesso do Mundial de 2010. Apesar de tudo, e por todas as valências, a candidatura ibérica parece-me mais robusta.

A primeira candidatura europeia foi feita por Bulgária, Grécia, Roménia e Sérvia, numa organização a quatro e que poderá ser a mais difícil concorrente. Na procura de reforçar também a capacidade dos quatro países a nível de recursos, esta candidatura europeia é uma opção forte, com uma história muito vincada.

Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai é a candidatura das “Américas”, mas que, tendo em conta o local do Mundial de 2026, não me parece uma opção que possa ombrear com Portugal e Espanha. Por fim, o organizador do Mundial de 2002, a Coreia do Sul, apesar de não apresentar ainda uma proposta, procura parcerias para estabelecer o mundial na Ásia em 2030.

João Pedro Gonçalves
João Pedro Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Quem conhece o João sabe que a bola já faz parte dele. A paixão pelo desporto levou-o até à Universidade do Minho para estudar Ciências da Comunicação. Tem o sonho de fazer jornalismo desportivo e viver todos os estádios.

Subscreve!

Artigos Populares

Edu Aguirre sobre José Mourinho: «Devolveu o Real Madrid ao lugar que levava muitos anos sem estar. Isso não se esquece»

Edu Aguirre esteve à conversa com o Bola na Rede e José Mourinho foi elogiado por parte do famoso comentador espanhol.

Aposta para o futuro: Gabriel Silva renova com o Sporting até 2030

Gabriel Silva renovou o seu contrato com o Sporting até 2030. A oficialização foi revelada durante esta segunda-feira.

Eis os 5 destaques do Penafiel x Lusitânia de Lourosa da Segunda Liga

O Penafiel venceu o Lusitânia de Lourosa na Segunda Liga. Eis os cinco destaques da vitória por 2-0 da equipa da casa.

Penafiel vence o Lusitânia de Lourosa por 2-0 no jogo de encerramento da 22ª jornada da Segunda Liga

O Penafiel venceu o Lusitânia de Lourosa por 2-0. Penafidelenses deixam o último lugar da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Arbeloa rejeita vingança: «O nosso objetivo não é apenas eliminar o Benfica, mas ganhar a Champions League»

Álvaro Arbeloa marcou presença esta na sala de imprensa para antever o Benfica x Real Madrid. Técnico rejeitou vingança.

Álvaro Arbeloa aponta mudanças no Benfica com uma condição sempre igual: «A sua alma será muito semelhante à de há 3 semanas»

Álvaro Arbeloa marcou presença esta na sala de imprensa para antever o Benfica x Real Madrid. Técnico falou nos encarnados.

Álvaro Arbeloa volta a comentar relação com José Mourinho: «Sabem que somos bons amigos, que nos desejamos o melhor e que temos uma ótima...

Álvaro Arbeloa marcou presença esta na sala de imprensa para antever o Benfica x Real Madrid. Técnico falou de José Mourinho.