📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Em Portugal diz-se “queremos”, em Espanha… também | Mundial 2030

- Advertisement -

“Uma única forma de entender o Futebol” é o mote para a candidatura ibérica ao Mundial de 2030. E, de facto, falar de futebol é também falar de Portugal e Espanha. O sucesso de ambos os países parece ser o porta-estandarte para uma parceria que tem tudo para dar certo. São alguns os fatores que nos levam acreditar que teremos por perto a festa do Futebol num dos seus expoentes máximos. Ora vejamos.

Portugal e Espanha, como se dá conta no vídeo promocional, têm partilhado algum protagonismo no que a fortes figuras do futebol diz respeito. Villa, Futre, Figo, Luis Enrique e Fernando Santos deram voz a este desejo, mas certamente que outras estrelas ibéricas vão ter um peso fundamental para que o Mundial 2030 venha para a Península.

Se a estes rostos juntarmos as conquistas, a receita parece estar consumada. Campeões da Europa em 2008, 2012 e 2016 e o campeão do Mundo de 2010, os países ibéricos venceram quatro das últimas seis grandes competições a nível de seleções. Belo cartão de visita.

O sucesso dentro de campo transpõe-se também para fora de jogo. Portugal e Espanha têm sido casa de eventos como finais de Liga dos Campeões, e no caso de Portugal recordamos bem a Liga da Nações e, também, não tão bem, o Euro 2004. A nível de condições e infraestruturas, assim como capacidade organizativa, os irmãos ibéricos parecem na frente em comparação com outras candidaturas já conhecidas.

Se em 2022 o Mundial vai ser no Catar, na Ásia, em 2026 vai ser jogado no México, Estados Unidos da América e Canadá, ou seja, na América. Isto leva-nos a perspetivar que um possível regresso do Campeonato do Mundo à Europa poderá ser bem visto pela FIFA.

Na corrida com Portugal podem estar alguns países africanos: Egipto, Argélia, Marrocos ou Camarões. Apesar de ser algo que ainda não está muito bem definido, pode ser uma candidatura forte e que ganha alento depois do sucesso do Mundial de 2010. Apesar de tudo, e por todas as valências, a candidatura ibérica parece-me mais robusta.

A primeira candidatura europeia foi feita por Bulgária, Grécia, Roménia e Sérvia, numa organização a quatro e que poderá ser a mais difícil concorrente. Na procura de reforçar também a capacidade dos quatro países a nível de recursos, esta candidatura europeia é uma opção forte, com uma história muito vincada.

Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai é a candidatura das “Américas”, mas que, tendo em conta o local do Mundial de 2026, não me parece uma opção que possa ombrear com Portugal e Espanha. Por fim, o organizador do Mundial de 2002, a Coreia do Sul, apesar de não apresentar ainda uma proposta, procura parcerias para estabelecer o mundial na Ásia em 2030.

João Pedro Gonçalves
João Pedro Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Quem conhece o João sabe que a bola já faz parte dele. A paixão pelo desporto levou-o até à Universidade do Minho para estudar Ciências da Comunicação. Tem o sonho de fazer jornalismo desportivo e viver todos os estádios.

Subscreve!

Artigos Populares

Sorteio dos 16 avos de final da Taça de França dita dérbi de Paris e possível deslocação para o Lyon de Paulo Fonseca

Já são conhecidos os jogos dos 16 avos de final da Taça de França. PSG e Paris FC vão-se enfrentar e o Lyon de Paulo Fonseca tem uma deslocação teoricamente complicada.

Há novidades em relação ao futuro de Paulo Dybala: internacional argentino fechou a porta a histórico em janeiro mas pode mudar-se no verão

Paulo Dybala está a cumprir o seu último ano de contrato ao serviço da AS Roma. O jogador rejeitou uma abordagem do Boca Juniors.

Real Bétis aplica goleada ao Getafe: eis os resultados deste domingo na La Liga

O Real Bétis recebeu e venceu o Getafe por quatro bolas a zero durante este domingo, em jogo da 17.ª jornada da La Liga.

Atalanta bate Génova nos últimos minutos da partida: eis os resultados deste domingo da Serie A

A Atalanta foi ao terreno do Génova vencer por uma bola a zero durante este domingo, num encontro relativo à 16.ª jornada da Serie A.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecido o tempo de paragem de Bruno Fernandes

Bruno Fernandes saiu lesionado da partida entre o Manchester United e o Aston Villa e deve falhar o próximo mês de competição.

Liverpool: Alexander Isak fora de competição nos próximos meses

Alexander Isak vai falhar os próximos meses de competição ao serviço do Liverpool. O jogador encontra-se lesionado.

Marrocos abre CAN 2025 com vitória frente a Ilhas Comores e com golo candidato a melhor do torneio

A seleção de Marrocos bateu as Ilhas Comores por 2-0, no jogo de abertura da CAN 2025. Ayoub El Kaabi fez um golaço já candidato a melhor do torneio.