Inglaterra 6-1 Panamá: Ingleses goleiam e ganham força no Mundial

Inglaterra e Panamá se enfrentaram no Estádio de Níjni Novgorod. A partida foi válida pela 2ª jornada do Grupo G da Copa do Mundo. Para a Inglaterra uma vitória significaria a qualificação às oitavas de final do Mundial. Já o Panamá entrou no jogo querendo buscar ao menos um empate para chegar na última jornada ainda com chances de qualificação, por mais que fosse remota. Esse é o primeiro jogo de sempre entre Inglaterra e Panamá e a última vez que os ingleses perderam para uma seleção da CONCACAF em uma Copa do Mundo foi em 1950 para os Estados Unidos.

A Inglaterra entrou no relvado com um sistema tático ofensivo. O 3-1-4-2 do treinador Gareth Southgate previa fazer uma marcação sobre pressão no Panamá e que a equipa jogasse no campo de ataque. Já o Panamá entrou na partida no 4-1-4-1 e tentaria explorar os contra-ataques.

O jogo começou e a Inglaterra demonstrava para o que veio. Marcando sob pressão, não deixava o adversário trabalhar com a bola. Toda essa intensidade inglesa deu resultado rapidamente. Trippier cobrou escanteio para o meio da área e o defensor Stones aparece sozinho para cabecear a bola para o fundo do gol panamenho. Inglaterra 1 x 0 Panamá.

Com 15 minutos de jogo a Inglaterra apresentava uma variação tática bem interessante. Quando estava com a bola jogava no 3-1-4-2, sem a bola os alas recuavam e o sistema mudava para o 5-1-2-2. Essa variação tática dificultou a vida dos panamenhos no jogo, pois impedia que os pontas Bárcenas e Rodríguez avançassem.

Aos 19 minutos o avançado Lingard recebeu um ótimo lançamento dentro da área e foi derrubado por Escobar. Pênalti para a Inglaterra. Harry Kane cobrou com força a penalidade máxima e não deu nenhuma chance de defesa ao guarda-redes Penedo. Inglaterra 2 x 0 Panamá.

A Inglaterra mostrava uma eficiência ofensiva impressionante. Aos 24 minutos tinha duas finalizações no jogo e dois gols. O domínio inglês era cada vez mais evidente. Os ingleses tinham mais de 80% da posse de bola. O Panamá era tímido nas suas investidas ao ataque e quando chegava próximo à área inglesa não conseguia finalizar para a baliza com qualidade.

A partir dos 35 minutos a Inglaterra pareceu um rolo compressor e passou por cima do Panamá. O resultado dessa pressão absurda foram (muitos) golos. A Inglaterra marcou três vezes (Lingard, Stones e Kane) nos últimos 10 minutos da primeira parte e “matava” o jogo. Inglaterra 5 x 0 Panamá.

Baloy marcou e registou um dos momentos mais emblemáticos do Mundial
Fonte: FIFA

Na segunda parte os ingleses diminuíram o ritmo de jogo e permitiu que o Panamá tivesse mais a bola. Mas com o placar resolvido e a qualificação garantida à próxima fase a proposta era boa e eficiente. Pois o Panamá não conseguia criar boas chances de golo mesmo tendo a bola. A diferença técnica entre as equipas era gigantesca.

Mesmo com a redução de intensidade os ingleses chegaram ao sexto golo aos 61 minutos. Loftus-Cheekvjk chutou de longe, a bola desviou em Harry Kane e matou o guardião Penedo. Esse foi o quinto golo de Kane na competição e assim se tornou o artilheiro isolado da Copa do Mundo.

O tempo ia passando e os dois treinadores promoveram algumas substituições. Southgate substituiu para poupar alguns jogadores. Já Darío Gómez parece ter mexido na equipa para dar a oportunidade a alguns jogadores atuarem em uma partida de Copa do Mundo. O que se confirmar fez muito bem, afinal é uma chance única aos panamenhos.

O Panamá não tinha mais nada a perder e resolveu tentar chegar ao seu primeiro golo na história da Copa do Mundo. Após duas chances perdidas, Avila cruzou na área e o lendário defensor Baloy fez um belo golo para o Panamá. Inglaterra 6 x 1 Panamá. O golo panamenho emocionou seus adeptos e o defensor chorou após marca-lo. Foi um dos momentos mais legais do Mundial até o momento.

A partida chegou ao seu final e de certa maneira todos saíram felizes. A Inglaterra jogou bem, goleou e se qualificou e o Panamá teve outra experiência em Mundial e conseguiu fazer seu golo. Na última jornada os ingleses enfrentam a Bélgica e os panamenhos encaram a Tunísia. Inglaterra e Bélgica disputarão o primeiro lugar do grupo.

Inglaterra: Pickford; Walker, Stones, Maguire; Trippier (Rose 70’), Lingard (Delph 63’), Henderson, Loftus-Cheek, Young; Sterling e Kane (Vardy 63’)

Panamá: Penedo; Davis, Escobar, Torres, Murillo; Rodriguez, Gómez (Baloy 69’), Godoy (Avila 63’); Cooper, Bárcenas (Arroyo (69); Pérez.

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Trincão (e o Sporting) dá grande ajuda ao Barcelona

Francisco Trincão deixou de ter qualquer ligação ao Barcelona, o que ajudou a equipa espanhola a inscrever jogadores. Joan García e Marcus Rashford são opções para a primeira jornada da La Liga.

Benfica vai ao mercado para reforçar posição em específico

O Benfica está interessado em contratar um novo extremo direito neste mercado de transferências e há nomes a serem analisados. Fredrik Aursnes tem sido o dono do lugar, apesar de ser médio de origem.

Benfica deu resposta à nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglo em 30 minutos

O Benfica rejeitou a nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu. O clube turco tinha feito uma oferta inferior à anterior pelo avançado dos encarnados.

Final de mercado promete ser em grande: eis as ‘novelas’ que devem marcar as últimas semanas da janela em Portugal

O mercado de transferências está a entrar nas últimas semanas e ainda devem existir várias entradas e saídas de jogadores. A situação em Portugal não é exceção, já que existem equipas em busca novos elementos e de fazerem vendas.

PUB

Mais Artigos Populares

Villarreal ‘azeda’ o regresso do Real Oviedo à La Liga

O Villarreal recebeu e venceu o Real Oviedo por duas bolas a zero, num encontro da primeira jornada da La Liga. A partida foi realizada durante a noite desta sexta-feira, no El Madrigal.

Liverpool derrota Bournemouth em noite de homenagens a Diogo Jota

O Liverpool começou da melhor maneira a Premier League, depois de derrotar o Bournemouth por quatro bolas a duas, num encontro válido pela primeira jornada da competição.

Bruno Lage alvo de processo disciplinar depois de queixa do Sporting

Bruno Lage foi alvo de um processo disciplinar por parte da Federação Portuguesa de Futebol, consequência da queixa do Sporting. O técnico está a ser acusado de ter insultado Fábio Veríssimo, árbitro da Supertaça de Portugal.