📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Japão 2-2 Senegal: Empate adia decisão do apuramento

- Advertisement -

O duelo prometia ser intenso: em Ekaterinburg, Japão e Senegal encontravam-se para disputar o jogo referente à segunda jornada do grupo H. Após entrarem ambos com o pé direito no Mundial – o Japão surpreendeu ao vencer a Colômbia por 1-2, resultado idêntico verificado no encontro entre a Polónia e o Senegal, mas a favor dos africanos -, os “Samurais Azuis” e “Leões de Teranga” procuravam alcançar a vitória que garantisse a liderança isolada do grupo e a passagem aos Oitavos (caso Colômbia e Polónia empatem).

Quanto aos onzes iniciais, o selecionador japonês manteve exatamente a mesma equipa que iniciou a partida frente a Colômbia. Do outro lado, Aliou Cissé decidir alterar a disposição tática e mudou uma peça em relação ao último onze: o Senegal atuou em 4-3-3 em vez do 4-4-2 utilizado frente à Polónia, e com o médio Badou Ndiaye a ser titular no lugar do avançado Diouf.

O Senegal entrou melhor no encontro, tentando desde os primeiros instantes levar perigo à baliza do Japão, e foi sem surpresas que surgiu o primeiro golo do encontro: ao minuto 11, após um cruzamento da direita, Sabaly rematou forte, e Kawashima defendeu a bola para a frente e para os pés de Sadio Mane, que, caprichosamente, entrou dentro da baliza. A boa entrada senegalesa foi recompensada, com parte da culpa a ser do guardião japonês, que teve uma má abordagem ao lance.

A reação nipónica ao golo sofrido foi tímida e quase inexistente: alguma lentidão na circulação de bola e pouca mobilidade dos homens da frente, o que era positivo para os africanos, que assim iam conseguindo manter o seu guardião um mero espectador. Ao contrário do Senegal, que, com poucos toques e aproveitando a velocidade do trio atacante (Sarr, Niang e Mane), tentava ampliar a sua vantagem no marcador. Contudo, quem marcou foi o Japão: Takashi Inui, ao minuto 34 e assistido por Nagatomo, estava solto de marcação na área adversária e num belo remate em arco, colocou a bola no canto inferior direto da baliza de N’Diaye.

Na resposta ao empate, M’Baye Niang teve uma ocasião soberana para repor a vantagem: após ganhar espaço nas costas da defesa japonesa, o avançado rematou, mas viu Kawashima redimir-se do erro, com uma bela defesa. Até ao intervalo, não houve mais lances dignos de registo, e as duas seleções foram para o intervalo com um empate no marcador.

O jogo foi empatado a um golo para o intervalo
Fonte: FIFA

A segunda parte começou sem qualquer alteração tática nos dois lados. Ao contrário do que se verificou no primeiro tempo, o Senegal não entrou tão pressionante, o que ajudou o Japão a estabilizar o seu jogo e assim tentar criar mais oportunidades para operar a reviravolta no marcador: prova disso mesmo, foi a excelente ocasião protagonizada por Inui, ao minuto 64, que rematou à barra da baliza adversária.

Mesmo não tendo uma entrada tão forte nos segundos 45 minutos, o Senegal chegou novamente à vantagem: numa jogada de insistência, Sabaly cruzou rasteiro para Moussa Wegue fazer o segundo golo dos “Leões de Teranga” no encontro.

O Japão estava obrigado a correr outra vez do prejuízo, e o selecionador japonês Akita Nishino fez duas substituições para mudar o rumo dos acontecimentos: Honda e Okazaki foram lançados para os lugares de Kagawa e Haraguchi. E não durou muito tempo até surgir o efeito desejado – ao minuto 78, e num lance de alguma confusão na área senegalesa, Honda fez o golo do empate.

Os últimos minutos ainda trouxeram alguma incerteza quanto ao resultado final, mas nenhum dos jogadores presentes em campo teve o discernimento necessário para desfazer o empate. Com este resultado, a decisão do apuramento do Japão e Senegal fica adiada para a última jornada.

Onzes Iniciais

Japão: Kawashima; Nagatomo; Shoji; Yoshida; H. Sakai; Shibasaki; Hasebe; Inui; Kagawa; Haraguchi; Osako

Senegal: K. N’Diaye; Sabaly; M. Wague; Koulibaly; S. Sané; Gana Gueye; B. Ndiaye; A. N’Diaye; Ismaïla Sarr; M’Baye Niang; M. Wague

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fim de uma era? Mohamed Salah já tem um pé fora do Liverpool

Representantes de Mohamed Salah estão prontos para negociar uma possível rescisão de contrato com o Liverpool em breve, segundo a TeamTalk.

Kylian Mbappé falha treino antes da receção ao Manchester City na Champions League

Más notícias para o Real Madrid: Kylian Mbappé não participou na sessão de treinos desta terça-feira, antes do encontro com o Manchester City.

Jota Silva sofre lesão no jogo do Besiktas e vai parar por várias semanas

Jota Silva foi diagnosticado com uma rotura parcial do ligamento colateral medial do joelho esquerdo e estará afastado nas próximas semanas.

Sporting: Morten Hjulmand é o Médio do Mês da Liga Portugal

Morten Hjulmand foi eleito o melhor médio do mês da Liga Portugal. Capitão do Sporting supera Gustavo Sá e Rodrigo Zalazar.

PUB

Mais Artigos Populares

Fim de linha: Ricardo Sousa vai deixar Vizela

Ricardo Sousa vai deixar o Vizela. Quem assumirá os treinos será Ronald Ramírez, treinador dos sub-23 da equipa.

Novidades no Mundial 2026: jogos vão ter uma pausa para hidratação em cada parte

A FIFA anunciou que os jogos do Mundial 2026 serão interrompidos por uma pausa para hidratação em cada parte, com a duração de 3 minutos.

Benfica na Champions League: Onde ver o jogo contra o Nápoles?

O Benfica vai receber esta quarta-feira o Nápoles na Champions League. Jogo será transmitido na Sport TV 5.