📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Revista do Mundial 2018 – Panamá

- Advertisement -

O Percurso

Fonte: Federación Panameña de Fútbol

O Panamá, fruto do seu ranking, entrou na qualificação para o Mundial na primeira fase de grupos da CONCACAF, não necessitando de disputar as eliminarias anteriores. Aí, foi segundo do seu grupo, atrás da Costa Rica e deixando para trás Haiti e Jamaica, para se qualificar para a segunda fase de grupos, o tradicional hexagonal. Começou bem essa campanha final com vitória sobre as Honduras e um empate com o México, mas uma derrota em Trinidad e Tobago complicou as contas do apuramento.

Na partida seguinte, recebeu os EUA, empatando a uma bola. Aos 80 minutos do encontro, Amilcar Henríquez entrou em campo para fazer a sua 82.ª e última internacionalização. 17 dias depois, num evento que marcaria com tragédia esta caminhada, faleceria assassinado a tiro perto de sua casa, numa das mais perigosas localidades do Panamá. 

Seguiram-se empates com Costa Rica e Honduras, derrota com o México e vitória sobre Trinidad e Tobago. Na penúltima jornada, deslocou-se a Orlando, na Flórida, par disputar nova partida decisiva com os EUA, mas não se conseguiu encontrar, perdendo por esclarecedores 4-0 e ficando sem depender de si e à espera de quase um milagre para se conseguir qualificar.

Nesse último jogo, tudo começou mal, com a Costa Rica a adiantar-se no marcador na primeira parte. Só que, em Trinidad, os americanos iam sendo surpreendidos pela seleção da casa e, talvez galvanizados por isso, os panamenhos não desistiram e chegaram à igualdade com um golo mal validado a Gabriel Torres, já que a bola não chega a passar da linha de golo. A precisar de mais um golo, foi o defesa e capitão Román Torres que apareceu na grande área aos 87 minutos para fuzilar o guardião adversário e colocar o Panamá no Mundial da Rússia.

A festa encheu as ruas do pequeno país e o Presidente da República Juan Carlos Varela declarou no twitter feriado nacional no dia seguinte, partilhando depois a foto sua a assinar o decreto correspondente.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Sabíamos que o homem a homem ia dar-nos algum espaço»

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Club Brugge. Leões venceram por 3-0 o jogo da quinta jornada da Champions League.

Nicky Hayen responde ao Bola na Rede: «O Quenda é mais rápido por isso tínhamos de ter cuidado e trocamos o lado da pressão»

Nicky Hayen analisou o duelo entre o Sporting e o Club Brugge. Leões venceram por 3-0 o jogo da quinta jornada da Champions League.

Assan Ouédraogo atrai interesse do Manchester United e Chelsea

Assan Ouédraogo está na mira do Manchester United. O conjunto de Ruben Amorim enfrenta a concorrência do Chelsea pela contratação.

Eis o Ranking UEFA depois de mais uma vitória do Sporting na Champions League

O Ranking UEFA foi oficialmente atualizado, depois de mais uma série de jogos da Champions League, realizados esta quarta-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa faz anúncio relacionado com as Casas do Benfica

Rui Costa esteve presente esta quarta-feira na Casa do Benfica das Caldas da Rainha e fez um anúncio importante.

Nápoles encontra substituto de Kevin De Bruyne na Bundesliga

Johan Manzambi é o escolhido para colmatar lesão de Kevin De Bruyne no Nápoles, segundo a Sky Germany. O atleta está ligado ao SC Freiburg.

Nápoles estabelece valor para negociar Scott McTominay

Scott McTominay tem atraído vários interessados na sua contratação. O Nápoles já estabeleceu um valor para negociar o escocês.