Revista do Mundial 2018 – Panamá

- Advertisement -

O Percurso

Fonte: Federación Panameña de Fútbol

O Panamá, fruto do seu ranking, entrou na qualificação para o Mundial na primeira fase de grupos da CONCACAF, não necessitando de disputar as eliminarias anteriores. Aí, foi segundo do seu grupo, atrás da Costa Rica e deixando para trás Haiti e Jamaica, para se qualificar para a segunda fase de grupos, o tradicional hexagonal. Começou bem essa campanha final com vitória sobre as Honduras e um empate com o México, mas uma derrota em Trinidad e Tobago complicou as contas do apuramento.

Na partida seguinte, recebeu os EUA, empatando a uma bola. Aos 80 minutos do encontro, Amilcar Henríquez entrou em campo para fazer a sua 82.ª e última internacionalização. 17 dias depois, num evento que marcaria com tragédia esta caminhada, faleceria assassinado a tiro perto de sua casa, numa das mais perigosas localidades do Panamá. 

Seguiram-se empates com Costa Rica e Honduras, derrota com o México e vitória sobre Trinidad e Tobago. Na penúltima jornada, deslocou-se a Orlando, na Flórida, par disputar nova partida decisiva com os EUA, mas não se conseguiu encontrar, perdendo por esclarecedores 4-0 e ficando sem depender de si e à espera de quase um milagre para se conseguir qualificar.

Nesse último jogo, tudo começou mal, com a Costa Rica a adiantar-se no marcador na primeira parte. Só que, em Trinidad, os americanos iam sendo surpreendidos pela seleção da casa e, talvez galvanizados por isso, os panamenhos não desistiram e chegaram à igualdade com um golo mal validado a Gabriel Torres, já que a bola não chega a passar da linha de golo. A precisar de mais um golo, foi o defesa e capitão Román Torres que apareceu na grande área aos 87 minutos para fuzilar o guardião adversário e colocar o Panamá no Mundial da Rússia.

A festa encheu as ruas do pequeno país e o Presidente da República Juan Carlos Varela declarou no twitter feriado nacional no dia seguinte, partilhando depois a foto sua a assinar o decreto correspondente.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Neemias Queta chega a recorde pessoal na carreira na vitória nos Boston Celtics

Neemias Queta somou o máximo de assistências na carreira. Recorde atingido na vitória dos Boston Celtics sobre os Portland Blazers.

Francesco Farioli voltou a lançar Jakub Kiwior à esquerda: «O Francisco Moura está a voltar de lesão e temos de gerir a carga»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Gil Vicente por 3-0. Técnico dissecou o encontro em conferência de imprensa.

Francesco Farioli elogia jogador do FC Porto: «Teve jogos difíceis e cometeu alguns erros, mas nunca tive dúvidas da qualidade dele»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Gil Vicente por 3-0. Técnico dissecou o encontro em conferência de imprensa.

Ángel Di María reflete sobre primeira passagem no Benfica e destaca José Mourinho: «Número um, longe dos outros, como pessoa e como treinador»

Numa entrevista ao jornal AS , Angel Di María refletiu sobre vários pontos da sua ilustre carreira, incluindo as passagens pelo Benfica, e elogiou José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli ficou com pele de galinha: «O discurso do Eustáquio arrepiou-me»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Gil Vicente por 3-0. Técnico dissecou o encontro em conferência de imprensa.

Alex Amorim na mira de clube da Serie A que já negoceia com o Alverca

O Genoa já entrou em contacto com o Alverca para a contratação do médio Alex Amorim. O brasileiro foi apontado ao Benfica e Sporting no início de janeiro.

Jeremiah St. Juste despede-se do Sporting antes de rumar ao Feyenoord

Jeremiah St. Juste publicou um vídeo de despedida do Sporting nas suas redes sociais. Agradeceu a toda a família sportinguista, incluindo Paulinho e João Gião.