Revista do Mundial 2018 – Portugal

QUÃO ALTO PODE SONHAR?

Fonte: FPF

Muitas vezes, parece que é moda ser pessimista relativamente à seleção nacional, independentemente da qualidade dos convocados. Aliás, o europeu foi uma das alturas em que este sentimento era mais vincado e, talvez, mais justificado. Mas todos sabemos como isso acabou.

Será errado, porém, estabelecer como expectativa mínima uma vitória no Mundial, esperar uma repetição do que aconteceu em 2016. Os jogadores são outros, os adversários são outros e a exigência é outra. Sendo pragmático, ao olhar para o grupo em que Portugal se insere, podemos esperar um segundo lugar, atrás da Espanha. Isto significa enfrentar o primeiro classificado do grupo A, composto por Rússia, Arábia Saudita, Uruguai e Egito. São quatro seleções que Portugal tem certamente a capacidade de derrotar, ainda que os uruguaios e os egípcios se possam revelar treiçoeiros (no amigável de março, Salah e companhia deixaram isso bem claro à Seleção Portuguesa).

Assim, sonhar com os quartos de final é mais que razoável. A partir daí, quem sabe o que pode acontecer? A partir do momento em que só se encontram oito seleções em competição, o pragmatismo começa a perder algum efeito; os favoritos deixam de o ser.

Foi dito no início que não se falaria mais do Europeu de 2016. Mas é necessário abrir aqui uma exceção. Porque se há coisa que essa competição ensinou àqueles de Quinas ao peito é que é possível ir mais longe. Já não somos a eterna seleção do “quase”.

 Foto de capa: FPF

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting e Benfica unidos pela mesma causa: equipas dividiram pagamento de avião privado

O Sporting e o Benfica decidiram pagar um avião privado para garantirem os regressos mais rápidos de Luis Suárez e Richard Ríos.

Rodrigo Mora e o mercado: «As notícias chegam-me sempre, eu peço para que não mandem porque não gosto mesmo de ver»

Rodrigo Mora é um dos jogadores com mais potencial do FC Porto e um dos destaques do futebol nacional. O jogador falou sobre o seu atual momento.

Vitória SC com as portas abertas: os jogadores que saíram de Guimarães nas últimas semanas

O Vitória SC perdeu vários nomes no mercado de transferências de verão e existem jogadores que ainda podem deixar o Minho.

Benfica: Bruno Lage com ‘entrave’ para a partida contra o Santa Clara

O Benfica já começou a preparar a partida frente ao Santa Clara, mas apenas vai realizar um treino com o plantel completo.

PUB

Mais Artigos Populares

Amar Dedic deixa mensagem breve depois de revelada a sua lesão

Amar Dedic já deixou uma mensagem nas suas redes sociais a tranquilizar os adeptos do Benfica, depois de revelada a sua lesão.

Reinaldo Teixeira comenta polémicas relacionadas com futuros jogos do FC Porto: «À Liga cabe avaliar e tomar decisões com base nos regulamentos»

Reinaldo Teixeira abordou a polémica que envolveu as partidas do Nacional da Madeira e do Arouca frente ao FC Porto, que se realizam em setembro.

Seguem as saídas: Vitória SC perto de perder mais um jogador

O Vitória SC está perto de ver Nuno Santos rumar ao futebol russo. O médio ofensivo está a um passo de assinar pelo Sochi.