Revista do Mundial 2018 – Portugal

QUÃO ALTO PODE SONHAR?

Fonte: FPF

Muitas vezes, parece que é moda ser pessimista relativamente à seleção nacional, independentemente da qualidade dos convocados. Aliás, o europeu foi uma das alturas em que este sentimento era mais vincado e, talvez, mais justificado. Mas todos sabemos como isso acabou.

Será errado, porém, estabelecer como expectativa mínima uma vitória no Mundial, esperar uma repetição do que aconteceu em 2016. Os jogadores são outros, os adversários são outros e a exigência é outra. Sendo pragmático, ao olhar para o grupo em que Portugal se insere, podemos esperar um segundo lugar, atrás da Espanha. Isto significa enfrentar o primeiro classificado do grupo A, composto por Rússia, Arábia Saudita, Uruguai e Egito. São quatro seleções que Portugal tem certamente a capacidade de derrotar, ainda que os uruguaios e os egípcios se possam revelar treiçoeiros (no amigável de março, Salah e companhia deixaram isso bem claro à Seleção Portuguesa).

Assim, sonhar com os quartos de final é mais que razoável. A partir daí, quem sabe o que pode acontecer? A partir do momento em que só se encontram oito seleções em competição, o pragmatismo começa a perder algum efeito; os favoritos deixam de o ser.

Foi dito no início que não se falaria mais do Europeu de 2016. Mas é necessário abrir aqui uma exceção. Porque se há coisa que essa competição ensinou àqueles de Quinas ao peito é que é possível ir mais longe. Já não somos a eterna seleção do “quase”.

 Foto de capa: FPF

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Philippe Coutinho fica em definitivo no Vasco da Gama e com uma novidade

Após o empréstimo de uma temporada, Coutinho desvinculou-se do Aston Villa e fica em definitivo no Rio de Janeiro.

Arsenal em silêncio após acusações formais de violação a Thomas Partey

Thomas Partey foi acusado formalmente de cinco crimes de violação um de agressão sexual. Arsenal garantiu que não se vai pronunciar.

Burnley oficializa contratação de Kyle Walker ao Manchester City

Kyle Walker é a mais recente contratação do Burnley. O lateral inglês deixou o Manchester City em definitivo.

Manchester United falha objetivo de Ruben Amorim

Ruben Amorim queria dar estabilidade ao grupo e fechar quatro vendas antes da pré-época. Manchester United continua com os jogadores no plantel.

PUB

Mais Artigos Populares

Como 1907 continua a fechar reforços e paga 19 milhões de euros por mais um avançado

O Como 1907 é um dos emblemas mais ativos no mercado. Nicolas Kuhn está a caminho de Itália proveniente do Celtic.

Inter oficializa a contratação de Ange-Yoan Bonny

Ange-Yoan Bonny, avançado gaulês de 21 anos, deixou o Parma e assinou até 2030 com o Inter de Milão.

Arsenal disposto a pagar 90 milhões de euros por reforço… e não é Viktor Gyokeres

O Arsenal visa reforçar o plantel este mercado. Rodrygo (Real Madrid) é alvo dos gunners para esta janela de transferências.