Revista do Mundial 2018 – Portugal

- Advertisement -

QUÃO ALTO PODE SONHAR?

Fonte: FPF

Muitas vezes, parece que é moda ser pessimista relativamente à seleção nacional, independentemente da qualidade dos convocados. Aliás, o europeu foi uma das alturas em que este sentimento era mais vincado e, talvez, mais justificado. Mas todos sabemos como isso acabou.

Será errado, porém, estabelecer como expectativa mínima uma vitória no Mundial, esperar uma repetição do que aconteceu em 2016. Os jogadores são outros, os adversários são outros e a exigência é outra. Sendo pragmático, ao olhar para o grupo em que Portugal se insere, podemos esperar um segundo lugar, atrás da Espanha. Isto significa enfrentar o primeiro classificado do grupo A, composto por Rússia, Arábia Saudita, Uruguai e Egito. São quatro seleções que Portugal tem certamente a capacidade de derrotar, ainda que os uruguaios e os egípcios se possam revelar treiçoeiros (no amigável de março, Salah e companhia deixaram isso bem claro à Seleção Portuguesa).

Assim, sonhar com os quartos de final é mais que razoável. A partir daí, quem sabe o que pode acontecer? A partir do momento em que só se encontram oito seleções em competição, o pragmatismo começa a perder algum efeito; os favoritos deixam de o ser.

Foi dito no início que não se falaria mais do Europeu de 2016. Mas é necessário abrir aqui uma exceção. Porque se há coisa que essa competição ensinou àqueles de Quinas ao peito é que é possível ir mais longe. Já não somos a eterna seleção do “quase”.

 Foto de capa: FPF

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.