Revista do Mundial 2018 – Portugal

QUÃO ALTO PODE SONHAR?

Fonte: FPF

Muitas vezes, parece que é moda ser pessimista relativamente à seleção nacional, independentemente da qualidade dos convocados. Aliás, o europeu foi uma das alturas em que este sentimento era mais vincado e, talvez, mais justificado. Mas todos sabemos como isso acabou.

Será errado, porém, estabelecer como expectativa mínima uma vitória no Mundial, esperar uma repetição do que aconteceu em 2016. Os jogadores são outros, os adversários são outros e a exigência é outra. Sendo pragmático, ao olhar para o grupo em que Portugal se insere, podemos esperar um segundo lugar, atrás da Espanha. Isto significa enfrentar o primeiro classificado do grupo A, composto por Rússia, Arábia Saudita, Uruguai e Egito. São quatro seleções que Portugal tem certamente a capacidade de derrotar, ainda que os uruguaios e os egípcios se possam revelar treiçoeiros (no amigável de março, Salah e companhia deixaram isso bem claro à Seleção Portuguesa).

Assim, sonhar com os quartos de final é mais que razoável. A partir daí, quem sabe o que pode acontecer? A partir do momento em que só se encontram oito seleções em competição, o pragmatismo começa a perder algum efeito; os favoritos deixam de o ser.

Foi dito no início que não se falaria mais do Europeu de 2016. Mas é necessário abrir aqui uma exceção. Porque se há coisa que essa competição ensinou àqueles de Quinas ao peito é que é possível ir mais longe. Já não somos a eterna seleção do “quase”.

 Foto de capa: FPF

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto de olho na contratação de jovem guarda-redes brasileiro

O FC Porto quer contratar Phillipe Gabriel. O jovem...

Alvo do Benfica leva nega do treinador para deixar o clube: «Não é a altura certa para sair»

O interesse do Benfica em Anis Hadj Moussa pode esfriar. Robin van Persie, técnico do Feyenoord, fechou a porta da saída ao avançado argelino.

Negócio fechado: Ex-Gil Vicente Samuel Lino deixa o Atlético Madrid e ruma ao Brasil por 22 milhões de euros

Samuel Lino vai ser reforço do Flamengo. O avançado brasileiro de 25 anos vai deixar o Atlético Madrid e assinar pelo clube canarinho.

Lyon confirma contratação de Ruben Kluivert ao Casa Pia

Ruben Kluivert é reforço do Lyon de Paulo Fonseca. O defesa-central neerlandês de 24 anos deixou o Casa Pia a título definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes promete congelamento dos preços do Red Pass e novo portal de bilhética

João Noronha Lopes deixou duas promessas em campanha. O candidato à presidência do Benfica garantiu que não haverá aumento do Red Pass, entre 2025 e 2029.

Matheus Cunha elogia Ruben Amorim e admite: «Manchester United sempre foi o clube dos meus sonhos»

Matheus Cunha falou em conferência de imprensa sobre a pré-temporada do Manchester United. O avançado brasileiro deixou elogios para Ruben Amorim.

O que esperar de Bronny James? | NBA

Por muito que se tente dissociar Bronny James do nome que carrega, essa tarefa será sempre incompleta.