CAN 2017: Quartos de Qualidade

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

O momento das grandes decisões em relação à futura seleção vencedora do CAN’17 já começou, com oito países a ambicionarem atingir a glória no torneio mais importante do continente africano – Camarões, Burquina Faso, Senegal, Tunísia, República Democrática do Congo, Marrocos, Egito e Gana –,  antevendo-se uma disputa bastante renhida para decidir quem é que conquista a 31.ª edição da Taça das Nações Africanas. Com quatro jogos de elevadíssima qualidade e suspense, nas próximas linhas darei conta daquilo a que se assistiu nos jogos dos Quartos-de-final.

O 1.º jogo dos Quartos opôs as seleções da Burquina Faso, treinada pelo português Paulo Duarte, e da Tunísia. Antes do início da partida, a atribuição do favoritismo a uma das seleções parecia uma tarefa difícil de ser executada, devido ao valor semelhante entre ambos os conjuntos.

Numa 1.ª parte, onde o objetivo de jogo foi mais defender do que atacar, a nota de destaque vai para o tremendo espetáculo que os adeptos proporcionaram nas bancadas, impedindo que a partida entrasse num ritmo não tão entusiástico. Já na 2.ª parte, houve mais ousadia dos dois lados, devido à ambição de marcar o primeiro golo do encontro e, por conseguinte, controlar o percurso do jogo, embora com uma tremenda falta de acerto na hora de finalizar.

Quando já se começava a prever que seria necessário ir a prolongamento para desatar o teimoso 0-0, eis que surge Aristide Bancé (81’) para inaugurar o marcador e dar a liderança da partida à Burquina Faso. Como seria de expectar, os tunisinos partiram em busca do golo do empate, embora a esperança da Tunísia tenha sido estagnada aos 85´, devido ao golo de Prejuce Nakoulma. Com o 2-0 final, a seleção d’Os Potros (alcunha da seleção da Burquina Faso) garantiu o acesso à Meia-final do torneio.

Burkina surpreendeu a Tunísia e apurou-se para as meias-finais da CAN Fonte: CAN
Burkina Faso surpreendeu a Tunísia e apurou-se para as meias-finais da CAN
Fonte: CAN

O encontro entre o Senegal e os Camarões primou-se pelo equilíbrio e respeito mútuo entre os conjuntos. Num jogo entre duas seleções que podiam perfeitamente disputar a final de dia 5, houve oportunidades de golo para ambos os lados, contudo, com o Senegal a dispor das ocasiões mais flagrantes para levar de vencida os Camarões nos 90’.

Com o 0-0 verificado no final do tempo regulamentar, foi necessário recorrer ao prolongamento para se encontrar a  segunda seleção semifinalista do CAN´17. Na 1.ª parte do prolongamento, a seleção camaronesa esteve pertíssimo de desempatar o jogo aos 104’ mas o guarda-redes senegalês, Abdoulaye Diallo, levou a melhor sobre os avançados dos Camarões. Nos segundos 15’ do prolongamento, não se verificou alterações no marcador e teve de se recorrer à marcação de grandes penalidades para se apurar o vencedor da partida e, aí, a vitória sorriu aos Camarões (4-5 no final da marcação das grandes penalidades), com Vincent Aboubakar a ser o herói dos camaroneses, ao marcar o quinto e decisivo penalty, após Sadio Mané ter falhado o último dos senegaleses.

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.