📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Da formação também saem craques

- Advertisement -

internacional cabeçalho

Alexandre Lacazette e Paco Alcácer. Dois jovens em grande forma, que têm brilhado nos respectivos campeonatos e que, pelo potencial que apresentam, podem ser avançados de referência no futebol europeu durante vários anos.

No Valência, que está a ser a grande sensação da Liga Espanhola, vários jovens têm estado em destaque. Rodrigo e André Gomes, ex-Benfica, e Gayá, lateral-esquerdo na linha de Jordi Alba e Bernat, têm feito excelentes exibições, mas a principal figura tem sido Paco Alcácer. Formado no Mestalla, o jogador de 21 anos tem dado continuidade às boas indicações que deixou na época passada, assumindo um papel preponderante na equipa de Nuno Espírito Santo. O espanhol não vive exclusivamente de golos (apesar de já levar 4 no campeonato) e, a actuar como único avançado de um 4-2-3-1, Paco destaca-se pela sua inteligência na leitura de jogo, ora dando apoio frontal, ora procurando os corredores laterais. Num conjunto em que os alas (Piatti e Rodrigo) e o médio ofensivo (André Gomes) têm demonstrado enorme facilidade de aparecer em zonas de finalização, o jovem tem tido sucesso no capítulo das assistências, somando 4 até ao momento.

Nuno terá uma boa dor de cabeça quando Negredo estiver recuperado. Tendo em conta o que tem feito o actual titular, terá de ser o ex-jogador do City a provar que merece a titularidade, havendo também a possibilidade (pouco provável nesta fase) de o técnico português optar por um sistema com dois avançados. A alternativa, e única maneira de os dois avançados serem compatíveis, é deslocar Paco para o flanco direito, onde tem jogado Rodrigo.

Paco Alcácer protagonizou uma estreia fulgurante pela selecção principal  Fonte: gentevalencia.com
Paco Alcácer protagonizou uma estreia fulgurante pela selecção principal
Fonte: gentevalencia.com

A evolução que Paco tem tido no Valência não passou despercebida a Del Bosque, que já vê o jovem como a segunda opção para o ataque, logo atrás de Diego Costa. O avançado tinha marcado no encontro na Eslováquia (derrota por 2-1) e foi premiado com a inclusão no 11 que alinhou frente ao Luxemburgo (em simultâneo com o hispano-brasileiro). Paco correspondeu e somou o terceiro golo na qualificação, com apenas 3 remates feitos. O instinto e a eficácia que tem vindo a demonstrar no Mestalla foram transportados para a selecção, o que representa mais um passo importante na afirmação do jovem ao mais alto nível. O problema do Valência é que Paco tem uma cláusula de rescisão de apenas 18 milhões de euros, o que poderá fazer com que rume rapidamente a outras paragens.

Num Lyon bem diferente daquele que dominou o futebol francês durante vários anos, Alexandre Lacazette tem sido claramente a figura maior. Saído da formação do clube, que tem revelado alguns talentos nos últimos anos (Anthony Lopes, Umtiti e Fekir são os últimos), o avançado é um elemento muito acima da média no Olympique e, se continuar em boa forma, será um alvo muito apetecível para emblemas com outro poderio. Aos 23 anos, o francês está um jogador diferente de quando começou a sua carreira; inicialmente era um jogador de ala, explosivo e forte tecnicamente, mas agora, apesar de manter essas características, é um avançado mais completo, tendo evoluído bastante no capítulo da finalização. Leva já 7 golos no campeonato, 3 deles apontados ao Lille na última jornada.

Lacazette tem sido o grande destaque do Lyon esta época  Fonte: madeinfoot.com
Lacazette tem sido o grande destaque do Lyon esta época
Fonte: madeinfoot.com

Internacional pela selecção gaulesa, Lacazette tem uma concorrência fortíssima na luta por um lugar na convocatória. Benzema é indiscutível e não faz parte destas contas, Gignac é o melhor marcador do campeonato francês, Remy é um jogador da confiança de Deschamps (treinou-o no Marselha) e ainda há Giroud. Tendo em conta que o Lyon é actualmente uma equipa modesta, o avançado terá mais condições de ir à selecção regularmente se provar que consegue destacar-se num emblema mais competitivo. Não faltam interessados no seu concurso e, tal como Paco Alcácer, deverá chegar mais cedo ou mais tarde aos grandes palcos.

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Patinagem de velocidade no gelo: Jéssica Rodrigues volta a fazer história e bate recorde nacional dos 500 metros

Jéssica Rodrigues brilhou na Taça do Mundo em Calgary e estabeleceu um novo recorde nacional nos 500 metros. Ficou, porém, a 54 centésimos dos mínimos olímpicos para Milão-Cortina 2026.

Paul Pogba voltou aos relvados e até Bruno Fernandes reagiu: «O futebol não acabou para mim»

Paul Pogba voltou aos relvados neste sábado. O médio internacional francês alinhou na partida do AS Mónaco e até Bruno Fernandes reagiu ao retorno do jogador nas redes sociais.

João Palhinha responde a lenda do Liverpool: «Algumas pessoas precisam de falar mal sobre as outras para aparecerem nos ecrãs de televisão»

João Palhinha não deixou passar em claro as críticas de Jamie Carragher e garantiu que está a viver um bom momento na temporada.

Nuno Espírito Santo lamenta empate do West Ham frente ao Bournemouth: «A oportunidade escapou das nossas mãos»

Nuno Espírito Santo analisou o empate do West Ham frente ao Bournemouth na Premier League. O técnico lamentou que a equipa não tenha conseguido vencer o encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli rendido a jogador do FC Porto: «Hoje ele provou a sua atitude, não só tecnicamente como também com a sua liderança»

Francesco Farioli fez a análise à vitória do FC Porto frente ao Sintrense, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Marco Silva rendido a ex-Benfica após a vitória do Fulham: «Ele é um grande exemplo»

Marco Silva deixou muitos elogios para Raúl Jiménez, após a vitória do Fulham. O técnico português enalteceu as qualidades humanas do avançado internacional mexicano.

Francesco Farioli e o triunfo do FC Porto : «A nossa exibição foi sólida, realmente profissional, com boa intensidade»

Francesco Farioli fez a análise à vitória do FC Porto frente ao Sintrense, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.