📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fair Play financeiro, um entrave à competitividade?

- Advertisement -

E é a partir deste ponto que as regras de fair play financeiro poderão não ser um bom caminho para aumentar a competitividade do futebol. Se os clubes pequenos obtêm poucas receitas, nunca poderão investir tanto como os grandes na construção de um plantel, e muito dificilmente poderão lutar de igual para igual com estes. Tudo isto poderia mudar se estivessem permitidos a gastar mais do que os valores recebidos. Com a injecção de capitais por parte de grupos de investimento, um clube de pequena/média dimensão poderia construir um plantel mais valioso que lhe permitisse aproximar a sua qualidade à dos maiores clubes, aumentando assim a competitividade das nossas competições. Este factor poderia funcionar como impulsionador, pois conseguindo um clube contratar jogadores de nomeada e lutar por lugares mais cimeiros da classificação, tendencialmente conseguirá aumentar a média de assistência nos seus jogos, bem como o número de associados. Assim, teria possibilidades de captar mais patrocinadores e negociar as transmissões televisivas por valores mais elevados. Ou seja, iria conseguir a entrada de mais dinheiro, e poderia portanto gastar mais, mantendo assim padrões de competitividade mais elevados.

Na Europa, temos como exemplo os casos de Manchester City e Chelsea em Inglaterra, cujo crescimento aumentou em muito a competitividade da liga. O mesmo estará para acontecer em Itália, com a entrada de capital chinês a prometer “ressuscitar” os grandes clubes de Milão, e aconteceu também em França, com o PSG a voltar ao “poder” com dinheiro proveniente das arábias. Neste caso específico, não contribuiu para o aumento da competitividade na liga francesa pois foi o único clube alvo de tão elevados investimentos, sendo que mesmo assim, o capital investido no AS Mónaco (bastante menor devido ao fair play financeiro) permitiu a subida do clube à primeira liga, e permitiu a construção das bases para o sucesso que esta época obteve. Sendo que estes casos não são comparáveis aos do nosso futebol, pois são clubes com uma massa adepta bastante grande e que recebiam já valores de patrocínios e transmissões televisivas muitíssimo superiores aos recebidos pelos clubes nacionais, são situações que demonstram que estes investimentos podem aumentar a competitividade dos campeonatos e melhorar o futebol.

Da China, por exemplo, surgiu um forte investimento em clubes europeus Fonte: sportt.com.br
Da China, por exemplo, surgiu um forte investimento em clubes europeus
Fonte: sportt.com.br

Sendo a liga portuguesa uma das seis mais importantes da europa, e sendo Portugal um país com uma imagem futebolística potenciada pelo título europeu conquistado pela selecção nacional, seria certamente apelativo para grupos de investimento estrangeiros, que mesmo assim já se vão encontrando presentes no nosso futebol. Todos ficariam a ganhar: os pequenos poder-se-iam tornar mais competitivos, e os grandes seriam obrigados a superar-se devido à existência de uma maior concorrência.

Fonte de Capa: pt.uefa.com

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nice x Braga: eis os onzes prováveis

O Nice e o Braga enfrentam-se durante a tarde desta quinta-feira, em jogo da sexta jornada da Europa League.

Arsenal pondera avançar por internacional português para fazer companhia a Viktor Gyokeres: jogador do Real Madrid também está a ser apontado

O Arsenal está interessado em contratar um novo extremo. Rafael Leão é um dos nomes que agrada aos ingleses.

Clayton Silva está a brilhar pelo Rio Ave e tem pretendente na Premier League

Clayton Silva pode ser a próxima grande venda do Rio Ave. O jogador está a ser pretendido pelo West Ham United, emblema da Premier League.

O plano tático do Benfica que dominou o Nápoles

Há muitos méritos na vitória do Benfica sobre o Nápoles na Champions League. O que as águias fizeram em casa roçou a perfeição, tanto no delineamento do plano, como na sua execução.

PUB

Mais Artigos Populares

Wolverhampton deixa mensagem a Rui Patrício após o fim da carreira do guarda-redes: «Foi um prazer ter-te aqui»

O Wolverhampton não se esqueceu das três temporadas que Rui Patrício fez ao serviço do clube e deixou uma mensagem de despedido ao guarda-redes português.

FC Porto planeia pequeno estágio de inverno para atacar a segunda metade da época

Francesco Farioli confirmou a intenção de fechar o grupo por quatro ou cinco dias após a deslocação aos Açores. O destino ainda é incerto, mas pode passar pelo estrangeiro.

FC Porto com baixa de peso na convocatória para a partida contra o Malmo

Gabri Veiga não vai poder ir a jogo na partida entre o FC Porto e o Malmo. O jogador ainda está a recuperar de lesão.