📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fair Play financeiro, um entrave à competitividade?

- Advertisement -

E é a partir deste ponto que as regras de fair play financeiro poderão não ser um bom caminho para aumentar a competitividade do futebol. Se os clubes pequenos obtêm poucas receitas, nunca poderão investir tanto como os grandes na construção de um plantel, e muito dificilmente poderão lutar de igual para igual com estes. Tudo isto poderia mudar se estivessem permitidos a gastar mais do que os valores recebidos. Com a injecção de capitais por parte de grupos de investimento, um clube de pequena/média dimensão poderia construir um plantel mais valioso que lhe permitisse aproximar a sua qualidade à dos maiores clubes, aumentando assim a competitividade das nossas competições. Este factor poderia funcionar como impulsionador, pois conseguindo um clube contratar jogadores de nomeada e lutar por lugares mais cimeiros da classificação, tendencialmente conseguirá aumentar a média de assistência nos seus jogos, bem como o número de associados. Assim, teria possibilidades de captar mais patrocinadores e negociar as transmissões televisivas por valores mais elevados. Ou seja, iria conseguir a entrada de mais dinheiro, e poderia portanto gastar mais, mantendo assim padrões de competitividade mais elevados.

Na Europa, temos como exemplo os casos de Manchester City e Chelsea em Inglaterra, cujo crescimento aumentou em muito a competitividade da liga. O mesmo estará para acontecer em Itália, com a entrada de capital chinês a prometer “ressuscitar” os grandes clubes de Milão, e aconteceu também em França, com o PSG a voltar ao “poder” com dinheiro proveniente das arábias. Neste caso específico, não contribuiu para o aumento da competitividade na liga francesa pois foi o único clube alvo de tão elevados investimentos, sendo que mesmo assim, o capital investido no AS Mónaco (bastante menor devido ao fair play financeiro) permitiu a subida do clube à primeira liga, e permitiu a construção das bases para o sucesso que esta época obteve. Sendo que estes casos não são comparáveis aos do nosso futebol, pois são clubes com uma massa adepta bastante grande e que recebiam já valores de patrocínios e transmissões televisivas muitíssimo superiores aos recebidos pelos clubes nacionais, são situações que demonstram que estes investimentos podem aumentar a competitividade dos campeonatos e melhorar o futebol.

Da China, por exemplo, surgiu um forte investimento em clubes europeus Fonte: sportt.com.br
Da China, por exemplo, surgiu um forte investimento em clubes europeus
Fonte: sportt.com.br

Sendo a liga portuguesa uma das seis mais importantes da europa, e sendo Portugal um país com uma imagem futebolística potenciada pelo título europeu conquistado pela selecção nacional, seria certamente apelativo para grupos de investimento estrangeiros, que mesmo assim já se vão encontrando presentes no nosso futebol. Todos ficariam a ganhar: os pequenos poder-se-iam tornar mais competitivos, e os grandes seriam obrigados a superar-se devido à existência de uma maior concorrência.

Fonte de Capa: pt.uefa.com

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Confirmado: Daniel Alves compra São João de Ver da Liga 3

Daniel Alves é o novo proprietário do São João de Ver. O antigo internacional brasileiro passa a ser dono da equipa da Liga 3.

Kevin Jansson confirmado como reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora oficializou a contratação de Kevin Jansson. O médio sueco de 25 anos estava ao serviço do Norrkoping.

Manchester City empata contra o Sunderland e fica mais longe do Arsenal

O Manchester City não foi além de um empate a zero contra o Sunderland, em jogo da 19.ª jornada da Premier League.

Arouca confirma contratação do lateral neerlandês Bas Kuipers

Bas Kuipers é reforço confirmado do Arouca. O lateral-esquerdo neerlandês foi emprestado pelo Twente até ao final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

La Liga 2: há equipa que se vai mexer em janeiro e está de olho no mercado português

A Cultural Leonesa quer procurar reforços em janeiro para melhorar o seu plantel. A equipa está atenta ao mercado português.

Swansea de Vítor Matos bate WBA e soma segunda vitória consecutiva no Championship

O Swansea derrotou o West Bromwich Albion por 1-0, na jornada 25 do Championship. Jay Fulton fez o golo da equipa de Vítor Matos.

Atlético Madrid fez abordagem por internacional português: mudança pode fazer-se em janeiro

O Atlético Madrid está interessado em Nuno Tavares. O internacional português pertence aos quadros da Lazio, equipa da Serie A.