Girabola: D’agosto voltou a ser primeiro e Petro vence Taça

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol InternacionalApós a realização da final da Taça, a época futebolística de 2017 em Angola chegou ao fim. Com o término das competições oficiais, é tempo de fazer um balanço geral às principais ocorrências que marcaram o futebol angolano durante estes dez meses. À primeira vista, pode-se concluir que foi uma época bastante emotiva para todos os adeptos, mas nas duas principais provas (Campeonato e Taça), a disputa pelos troféus ficou restringida aos dois maiores rivais da capital angolana: 1.º de Agosto e Petro de Luanda.

Começando pelo Girabola, a equipa d’Os Militares foi mais forte que a restante concorrência e conseguiu alcançar o bicampeonato, feito que já ocorria desde 1999. O clube treinado por Dragan Jovic (que entretanto anunciou que vai abandonar o comando técnico, devido a problemas de saúde) conquistou o campeonato na penúltima jornada, o que demonstra de facto que foi uma luta intensa até à reta final da prova com o Petro de Luanda, equipa que até chegou a estar no topo da tabela nas últimas jornadas, mas a derrota fora por 2-0 frente ao Desportivo da Huíla na 26.ª jornada, acabaria por ditar a perda da liderança na altura e provou ser um resultado que prejudicou as aspirações do clube petrolífero em ganhar o campeonato angolano e terminar com o jejum de 8 anos sem conquistar o Girabola.

Ao contrário do D’Agosto e Petro, que fizeram prevalecer ao longo do campeonato o estatuto de “Favorito” a conquistar o título, os outros dois habituais candidatos desiludiram esta edição: Kabuscorp e Rec. Libolo não conseguiram acompanhar o ritmo dos outros dois candidatos, e terminaram no 4.º e 5.º lugares respetivamente, atrás da “Equipa-Revelação” da edição de 2017: o Sagrada Esperança – comandados pelo turco Ekrem Asma, a equipa do Dundo surpreendeu tudo e todos ao terminar no top-3 da classificação final. Quanto à despromoção, o Santa Rita de Cássia e ASA não conseguiram os pontos suficientes para se manterem no Girabola e despediram-se assim da principal divisão angolana.

Petro de Luanda e 1.º de Agosto estiveram na disputa até final pelo Girabola e Taça Fonte: Facebook do Girabola Zap
Petro de Luanda e 1.º de Agosto estiveram na disputa até final pelo Girabola e Taça
Fonte: Facebook do Girabola Zap

Quanto à Taça de Angola, o troféu voltou a ser discutido por 1.º de Agosto e Petro de Luanda, embora com um desfecho totalmente diferente. Num jogo realizado no passado dia 11 de Novembro (dia da Independência Angolana), o Petro foi mais forte e conquistou a 11ª Taça de Angola, impedindo assim o seu rival de celebrar a dobradinha.

Em conclusão, a época de 2017 foi bastante entretida e interessante de ser acompanhada, sendo que houve de tudo um pouco: golaços, fintas, tristezas e, sobretudo, muita festa, que carateriza muito bem como é vivido o Desporto Rei pelos adeptos angolanos. Agora é tempo de recarregar energias para a próxima época, que certamente será igual ou melhor que esta, o que se espera que se confirme.

Até fevereiro de 2018 então!

 

Foto de Capa: Wikipedia

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Anatoliy Trubin é o primeiro guarda-redes a marcar com a camisola do Benfica

O golo histórico de Anatoliy Trubin no último lance do embate com o Real Madrid foi a primeira vez que um guarda-redes marcou com a camisola do Benfica.

Álvaro Arbeloa e o golo de Anatoliy Trubin: «Não é a primeira vez que um guarda-redes me marca um golo»

Na sala de conferência de imprensa do Estádio da Luz, Álvaro Arbeloa comentou a derrota do Real Madrid frente ao Benfica.

Dois golos que convenceram: Benfica vai propor uma renovação de contrato a Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup pode ter assegurado o seu futuro no Benfica com os dois golos frente ao Real Madrid. Encarnados já pensam em propor uma renovação.

Álvaro Arbeloa explica derrota do Real Madrid no Estádio da Luz: «O Benfica mostrou intensidade, defendeu muito bem e atacou muito bem»

Na sala de conferência de imprensa do Estádio da Luz, Álvaro Arbeloa comentou a derrota do Real Madrid frente ao Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges confessa: «Estou feliz por ver as duas equipas portuguesas qualificadas e espero que as da Liga Europa também o façam»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.

Palmeiras de Abel Ferreira empata e Luís Castro é derrotado na estreia pelo Grémio: Eis os resultados da jornada de abertura do Brasileirão

Na primeira jornada do Brasileirão, o Palmeiras de Abel Ferreira empatou 2-2 no terreno do Atlético Mineiro e o Grémio de Luís Castro foi derrotado por 2-1 pelo Fluminense.

Rui Borges: «Renovação? Não estou preocupado com isso»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.