Girabola: D’agosto voltou a ser primeiro e Petro vence Taça

Cabeçalho Futebol InternacionalApós a realização da final da Taça, a época futebolística de 2017 em Angola chegou ao fim. Com o término das competições oficiais, é tempo de fazer um balanço geral às principais ocorrências que marcaram o futebol angolano durante estes dez meses. À primeira vista, pode-se concluir que foi uma época bastante emotiva para todos os adeptos, mas nas duas principais provas (Campeonato e Taça), a disputa pelos troféus ficou restringida aos dois maiores rivais da capital angolana: 1.º de Agosto e Petro de Luanda.

Começando pelo Girabola, a equipa d’Os Militares foi mais forte que a restante concorrência e conseguiu alcançar o bicampeonato, feito que já ocorria desde 1999. O clube treinado por Dragan Jovic (que entretanto anunciou que vai abandonar o comando técnico, devido a problemas de saúde) conquistou o campeonato na penúltima jornada, o que demonstra de facto que foi uma luta intensa até à reta final da prova com o Petro de Luanda, equipa que até chegou a estar no topo da tabela nas últimas jornadas, mas a derrota fora por 2-0 frente ao Desportivo da Huíla na 26.ª jornada, acabaria por ditar a perda da liderança na altura e provou ser um resultado que prejudicou as aspirações do clube petrolífero em ganhar o campeonato angolano e terminar com o jejum de 8 anos sem conquistar o Girabola.

Ao contrário do D’Agosto e Petro, que fizeram prevalecer ao longo do campeonato o estatuto de “Favorito” a conquistar o título, os outros dois habituais candidatos desiludiram esta edição: Kabuscorp e Rec. Libolo não conseguiram acompanhar o ritmo dos outros dois candidatos, e terminaram no 4.º e 5.º lugares respetivamente, atrás da “Equipa-Revelação” da edição de 2017: o Sagrada Esperança – comandados pelo turco Ekrem Asma, a equipa do Dundo surpreendeu tudo e todos ao terminar no top-3 da classificação final. Quanto à despromoção, o Santa Rita de Cássia e ASA não conseguiram os pontos suficientes para se manterem no Girabola e despediram-se assim da principal divisão angolana.

Petro de Luanda e 1.º de Agosto estiveram na disputa até final pelo Girabola e Taça Fonte: Facebook do Girabola Zap
Petro de Luanda e 1.º de Agosto estiveram na disputa até final pelo Girabola e Taça
Fonte: Facebook do Girabola Zap

Quanto à Taça de Angola, o troféu voltou a ser discutido por 1.º de Agosto e Petro de Luanda, embora com um desfecho totalmente diferente. Num jogo realizado no passado dia 11 de Novembro (dia da Independência Angolana), o Petro foi mais forte e conquistou a 11ª Taça de Angola, impedindo assim o seu rival de celebrar a dobradinha.

Em conclusão, a época de 2017 foi bastante entretida e interessante de ser acompanhada, sendo que houve de tudo um pouco: golaços, fintas, tristezas e, sobretudo, muita festa, que carateriza muito bem como é vivido o Desporto Rei pelos adeptos angolanos. Agora é tempo de recarregar energias para a próxima época, que certamente será igual ou melhor que esta, o que se espera que se confirme.

Até fevereiro de 2018 então!

 

Foto de Capa: Wikipedia

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Cardoso regressa ao FC Porto após experiência no Mundial de Clubes 2025

Fábio Cardoso vai regressar ao FC Porto. Defesa-central esteve emprestado ao Al Ain e ainda jogou o Mundial de Clubes 2025.

Fabinho diz adeus a Diogo Jota: «Ainda está difícil de acreditar…»

Fabinho reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

Trent Alexander-Arnold despede-se de Diogo Jota: «Para sempre o número 20»

Trent Alexander-Arnold reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

Benfica resolve problema com excedentário e empresta avançado ao Genoa

O Benfica já fechou o empréstimo de Casper Tengstedt. O avançado dinamarquês vai ser cedido ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristina Martín-Prieto fez o 5-0 da Espanha frente a Portugal no Euro 2025 Feminino

Cristina Martín-Prieto fez o 5-0 da Espanha frente a Portugal, na primeira jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Francisco Neto após a goleada sofrida por Portugal com a Espanha: «Entrámos receosos, a culpa é minha porque não desbloqueei as jogadoras»

Francisco Neto reagiu à goleada sofrida por Portugal frente à Espanha, na jornada de abertura do Euro 2025 de Futebol Feminino.

Guilherme Peixoto deixa Benfica e parte para os Países Baixos

O Twente oficializou a contratação de Guilherme Peixoto ao Benfica. Lateral-direito de 19 anos muda-se para os Países Baixos.