O Girabola e a sua falta de visibilidade

Cabeçalho Futebol Internacional

O Girabola, campeonato nacional de Angola que já decorre há mais de 37 anos, a sua 1.ª edição realizou-se no ano de 1979, tem sido vítima do menosprezo dos vários entendidos em assuntos relacionados com o Desporto Rei espalhados pelo Mundo, ao longo dos anos, uma vez que, na minha opinião, raramente é falado e discutido pelos mesmos nos meios de informação, como televisão, sites desportivos ou redes sociais, sendo essa uma situação que acaba por comprometer o desenvolvimento sustentado e contínuo do futebol angolano.

Um dos motivos que podem explicar esse desprezo pode ser o facto de ser um campeonato de pouca nomeada, isto é de não ter uma grande importância para o progresso futebolístico global, o que acaba por fazer com que os jogadores e treinadores mais reputados no futebol não queiram aventurar-se pelo campeonato angolano. Outro possível motivo para o desconhecimento do Girabola por parte das pessoas deve-se, sobretudo, à pouca divulgação e fraca promoção feita ao campeonato pelos canais televisivos angolanos, embora estes façam uma cobertura extensiva dos jogos de cada jornada que decorrem durante os fins-de-semana.

Um último mas não menos importante motivo que poderá estar na origem do fraco conhecimento é a pouca aposta na abertura de academias de formação de jogadores, devido à falta de boas condições para proporcionar aos jovens a possibilidade de seguirem as pisadas de importantes jogadores angolanos como Mantorras, Manucho, Djalma, entre outros que brilharam e continuam a brilhar ao mais alto nível nos campeonatos europeus. Tendo em especial atenção este último aspeto, acaba por se tornar inviável o aparecimentos de novos “craques” e, consequentemente, os olheiros dos grandes clubes europeus não irão certamente ter em conta o Girabola como um campeonato onde surgem novas mais-valias para as suas respetivas equipas.

Há muito qualidade por explorar no Girabola Fonte: Girabola ZAP
Há muito qualidade por explorar no Girabola
Fonte: Girabola ZAP

Com vista a uma rápida solução deste problema, penso que a F.A.F. (Federação Angolana de Futebol), enquanto principal responsável pela organização da prova, deveria ter um papel mais ativo no sentido de conseguir identificar formas e meios de retornar esta situação, através de um diálogo constante com os clubes, numa tentativa de fazer com que estes criem academias de futebol com ótimas condições para o desenvolvimento das capacidades técnico-táticas dos seus jovens atletas, tendo em especial referência exemplos passados, mas também recentes, como os casos de Gerson Dala e Ary Papel, dois jovens que, após uma ótima época desportiva ao serviço do 1.º de Agosto, foram contratados pelo Sporting Clube de Portugal. Uma outra forma de contornar este conjuntura negativa, talvez passasse pela Federação, em conjunto com os canais televisivos angolanos, empenhar-se em conseguir realizar contratos de cedência de direitos de imagem com cadeias televisivas internacionais, com o principal objetivo de fazer chegar os jogos do Girabola a um público externo que vibra bastante com jogos de futebol.

Em suma, sinto que se a F.A.F., os clubes angolanos e os canais televisivos cooperarem conjuntamente na resolução deste dilema, creio que tudo o que rodeia este magnífico desporto poderá a ficar a ganhar: na ótica do jogador, este sentir-se-á mais motivado para dar o seu contributo à sua equipa, pois sabe que os olheiros de grandes clubes poderão estar a observá-lo, com vista a uma futura aquisição; na ótica do clube, seria bastante benéfico dado que as transmissões dos jogos do campeonato poderão acarretar proveitosas receitas para as finanças dos clubes; e, por último, na ótica do adepto, que passará a poder vivenciar de perto verdadeiros espetáculos futebolísticos ao fim-de-semana, tanto nos estádios como no conforto do seu lar.

Foto de capa: Girabola ZAP

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona vai propor acordo com Marc-André Ter Stegen e jogador pode ficar livre no mercado

O Barcelona está em busca de um acordo com Marc-André Ter Stegen para rescindir o contrato do guarda-redes.

Benfica não vai além de um empate frente ao Lusitano de Évora

O Benfica e o Lusitano de Évora empataram a três bolas durante este sábado, em jogo de treino de preparação para o Mundial de Clubes 2025.

AC Milan rejeita proposta abaixo dos 20 milhões de euros por Mike Maignan

O Chelsea quer contratar Mike Maignan ao AC Milan. Rossoneri rejeitam proposta de menos de 20 milhões de euros, vinda do Chelsea.

William Carvalho apontado à saída do Real Betis

William Carvalho pode estar de saída do Real Betis. Internacional português joga no clube espanhol desde 2018/19.

PUB

Mais Artigos Populares

Rio Ave vai jogar na Primeira Liga 25/26 após bater Famalicão no playoff

O Rio Ave garantiu este sábado a promoção à Primeira Liga Feminina. Equipa do Vila do Conde venceu playoff ao Famalicão.

Sergi Altimira e Caio Barone apontados ao FC Porto

Sergi Altimira e Caio Barone foram apontados ao FC Porto nas últimas horas. O médio espanhol pertence ao Sevilha e o guarda-redes está no Flamengo.

Benfica com orçamento para 2025/26 chumbado

O Benfica viu o orçamento do clube para 2025/26 rejeitado pelos sócios. Sócio estão reunidos em Assembleia Geral.