A aposta em Terzic é brincar com o fogo em Dortmund

- Advertisement -

Após a pesada derrota por cinco bolas a uma sofrida no passado domingo perante o VfB Stuttgart 1893, Lucien Favre abandonou o cargo de técnico principal do BVB Dortmund. O treinador suíço de 63 anos termina assim a sua ligação ao emblema germânico, quando cumpria a terceira época no clube.

Lucien Favre deixou a formação de Dortmund na quinta posição da tabela classificativa, que no jogo seguinte ao seu despedimento, venceu o Werder Bremen, e assim ascendeu ao quarto lugar. O clube germânico perdeu a Supertaça da Alemanha frente ao rival FC Bayern Munique, mas apesar do pouco sucesso a nível nacional, está nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Apesar da sua larga experiência, o treinador suíço não conseguiu encantar os fãs no período em que orientou a formação do BVB Dortmund. O grande objetivo era colocar um ponto final na hegemonia interna do poderoso FC Bayern Munique, mas nas duas épocas anteriores, terminou ambas na segunda posição do campeonato alemão.

Pelo BVB Dortmund, Favre apenas venceu um troféu em cerca de dois anos e meio. Foi na época transata, sangrando-se campeão da Supertaça alemã. Ao nível de competições europeias, em todas as vezes possíveis conseguiu passar a fase de grupos da Liga dos Campeões, mas nunca venceu as eliminatórias nos oitavos de final da prova.

O clube já anunciou que até ao final da presente temporada será Edin Terzic a assumir o comando técnico, não permitindo criar especulação sobre que seria o sucessor de Favre. Terzic, é uma aposta de risco, visto que este será o seu primeiro desafio como treinador principal, e terá a árdua tarefa de tentar recuperar a desvantagem de seis pontos para o atual líder Bayer 04 Leverkusen. O técnico alemão, que ocupava a função de treinador adjunto no atual quarto classificado da liga alemã, entrou com o pé direito, conquistando os três pontos numa vitória sofrida, logo na sua estreia.


É certo que uma “chicotada psicológica” nem sempre gera um impacto positivo nos resultados de uma equipa, mas Terzic tem ao seu dispor um plantel recheado de grandes estrelas, e entrou com um resultado positivo. A distância para o primeiro lugar não era humilhante e impossível de reduzir continuando com Lucien Favre no comando do BVB Dortmund, mas a goleada caseira imposta pelo VfB Stuttgart 1893 acabou por ditar o fim de uma era, e terminar assim a ligação com o técnico suíço, que na minha opinião, foi precipitada.

Edin Terzic ainda está a dar os primeiros passos nesta função, mas com apenas 38 anos, tem já uma derradeira oportunidade de demonstrar o seu talento e potencial. A complexidade desta tarefa não deve só à grande competitividade no principal escalão do futebol alemão, mas também ao facto que terá de lidar com o orgulho ferido do seu plantel. Apenas o tempo poderá ditar se esta foi a decisão mais acertada.

Diogo Mimoso Ferreira
Diogo Mimoso Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
Adepto desde muito jovem de bom futebol disputado dentro das 4 linhas, desde o Tiki-taka ao catenaccio. Saiu do litoral e estuda na Beira interior, tentando cumprir o seu sonho desde criança: Comentar e analisar futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli em conferência de imprensa: «Disse aos jogadores para terem orgulho da exibição que fizeram»

Francesco Farioli marcou presença na conferência de imprensa após o FC Porto x Sporting para a Taça de Portugal.

Lazio vence Atalanta nos penáltis e define final da Taça de Itália

Jogo emocionante e disputa de penáltis. A Lazio foi a Bergamo vencer a Atalanta e chegar à final da Taça de Itália.

Rui Borges após o empate sem golos no Dragão: «Soubemos sofrer, bem organizados, coesos»

Rui Borges marcou presença na sala de imprensa para fazer a análise ao FC Porto x Sporting da meia-final da Taça de Portugal.

Rui Borges revela lesões de Gonçalo Inácio e Morten Hjulmand e responde a Francesco Farioli: «Deve-se ter esquecido das bolas e das toalhas»

Rui Borges analisou o desfecho da meia-final da Taça de Portugal. O FC Porto recebeu o Sporting no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Jan Bednarek deixa críticas a lance crítico que definiu o jogo e aponta FC Porto superior: «Eles fizeram tudo para sobreviver e atrasar o...

Jan Bednarek já reagiu ao desfecho do FC Porto x Sporting, jogo decisivo das meias-finais da Taça de Portugal. Dragões eliminados

Luis Suárez aborda cansaço e confessa: «Hoje aumenta a alegria porque fica mais perto um título para os adeptos, para nós e para as...

Luis Suárez já reagiu ao desfecho do FC Porto x Sporting, jogo decisivo das meias-finais da Taça de Portugal. Leões em frente.

Benfica e Sporting goleiam e seguem em frente: eis o quadro das meias-finais da Taça de Portugal de Futsal

O Benfica e o Sporting venceram os respetivos jogos e carimbaram o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal de Futsal. Quadro está definido.