📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

BAYER LEVERKUSEN, campeão alemão 2023/24!

- Advertisement -

Apesar de ser um clube associado ao topo do futebol alemão, o Bayer Leverkusen, à entrada para esta época, não tinha ganho mais que dois troféus (principais) na sua longa história – uma Taça UEFA (atual Liga Europa) em 1987/88 e uma DFB-Pokal (taça alemã) em 1992/93. Aliás, não só é conhecido por ser um clube com a vitrine algo vazia no que conta a títulos, é famoso por perder campeonatos e taças à boca do sucesso. Entre 2000 e 2002, o clube encontrou-se em várias finais e consequentes oportunidades de oferecer o sabor da vitória aos seus adeptos. Dita a história que as várias derrotas em finais batizaram a instituição com uma nova alcunha, Neverkusen ou Vizekusen (em alemão).

20 anos depois, o Bayer tem a possibilidade de ganhar mais que o número de títulos conquistados em toda a sua história, numa época só. Para além da Bundesliga, vai à final da “Pokal” onde vai defrontar uma equipa do segundo escalão e, também, está nos quartos-de-final da Liga Europa, tendo já vencido o West Ham United na primeira mão por 2-0. Mas justo será dizer que o campeonato germânico era o objetivo mais desejado. Para além de ter sido inalcançado até então, simboliza a superação ao gigante bávaro, Bayern de Munique, que tem sido o clube hegemónico no país. Por isso, o feito de ser campeão, ainda sem derrotas somadas e com mais cinco jornadas por disputar, mostra a perfeição exigida a um rival que quer destronar o líder da última década. Mas como é que um Bayer que não lutava pelo título há duas décadas construiu uma equipa capaz desta temporada impecável que estamos a assistir?

Tudo começou em outubro de 2022, quando, no 17º posto, despediu Gerardo Seoane e o substituiu com um treinador que, à altura, tinha apenas três épocas de experiência enquanto treinador sénior, todas nos escalões inferiores espanhóis com a Real Sociedad B. Fazer de 2022/23 memorável ia ser uma tarefa complicada, depois de um início tão duro, mas apesar das adversidades, Xabi Alonso atingiu o 5º lugar no campeonato e as meias-finais na Liga Europa. Um plano de jogo parecia assente e colocou-se na cabeça dos adeptos a questão de até onde poderia ter ido esta equipa se tivesse tido o treinador espanhol desde o início. A equipa jogava bem, mas se queria dar o próximo passo precisava de reforços do tamanho da ambição. Entre outros, Alejandro Grimaldo, Granit Xhaka, Jonas Hofmann e Victor Boniface chegaram no verão e inseriram-se imediatamente no onze inicial e, em maior destaque numa fase ou noutra, têm apresentado rendimento sempre que estão em campo e têm sido vitais para a manutenção da liderança ao longo da época. O Bayer joga, consistentemente, num 1-3-4-2-1 assimétrico com o ala direito mais projetado (quase como um extremo) que o ala esquerdo, um duplo pivô à frente da defesa e dois médios ofensivos atrás de um avançado. Alonso valoriza a bola e o controlo do jogo pela manutenção dela, e assim tem garantido sustentabilidade de resultados, semana após semana.

As boas notícias são que o sucesso pode não ser esporádico e que há intenções de clube e treinador em manter o conto de fadas para lá desta época. Após demasiados rumores a ligar Xabi Alonso com os cargos técnicos dos maiores clubes europeus, o espanhol confirmou que tenciona ficar na Renânia e comandar os “leões” nas campanhas de defesa da Bundesliga e de regresso à Liga dos Campeões. Teremos uma nova dinastia na Alemanha? Fica a questão, mas antes de olhar para o futuro e tentar responder às diversas questões que vêm aí, os adeptos do Bayer, mais que todos os outros, só têm de celebrar o maior feito da sua história.

Subscreve!

Artigos Populares

Internacional brasileiro quer voltar ao Palmeiras: «É o meu desejo e o deles também»

Gabriel Jesus admitiu que tem como objetivo voltar a vestir a camisola do Palmeiras, mas ainda não existe uma data definida para o regresso.

Francisco Trincão marca e Sporting quebra resistência do Marinhense à meia hora de jogo

Foi Francisco Trincão o autor do golo inaugural da eliminatória. O Sporting recebe o Marinhense no Estádio de Alvalade.

Alexander Isak não impressiona desde a sua chegada ao Liverpool: custou 145 milhões de euros

Alexander Isak custou 145 milhões de euros ao Liverpool, mas ainda não se afirmou ao serviço do emblema de Anfield.

José Mourinho entra no negócio dos vinhos com o «Special One Wine»

José Mourinho anunciou o lançamento da sua marca de vinhos chamada «Special One Wine», este sábado nas suas redes sociais.

PUB

Mais Artigos Populares

Morten Hjulmand e Victor Froholdt são 2 dos 3 candidatos a melhor futebolista dinamarquês de 2025

A Federação Dinamarquesa anunciou que Martin Hjulmand e Victor Froholdt são candidatos ao prémio de melhor futebolista dinamarquês de 2025.

Arne Slot reage a goleada sofrida pelo Liverpool: «Se as coisas correm bem ou correm mal, a responsabilidade é sempre minha»

Arne Slot falou depois da derrota sofrida pelo Liverpool contra o Nottingham Forest e assumiu o mau momento.

União de Leiria não dá azo a surpresas e segue em frente na Taça de Portugal

A União de Leiria venceu o 1º Dezembro por três bolas a uma, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal.