BAYER LEVERKUSEN, campeão alemão 2023/24!

- Advertisement -

Apesar de ser um clube associado ao topo do futebol alemão, o Bayer Leverkusen, à entrada para esta época, não tinha ganho mais que dois troféus (principais) na sua longa história – uma Taça UEFA (atual Liga Europa) em 1987/88 e uma DFB-Pokal (taça alemã) em 1992/93. Aliás, não só é conhecido por ser um clube com a vitrine algo vazia no que conta a títulos, é famoso por perder campeonatos e taças à boca do sucesso. Entre 2000 e 2002, o clube encontrou-se em várias finais e consequentes oportunidades de oferecer o sabor da vitória aos seus adeptos. Dita a história que as várias derrotas em finais batizaram a instituição com uma nova alcunha, Neverkusen ou Vizekusen (em alemão).

20 anos depois, o Bayer tem a possibilidade de ganhar mais que o número de títulos conquistados em toda a sua história, numa época só. Para além da Bundesliga, vai à final da “Pokal” onde vai defrontar uma equipa do segundo escalão e, também, está nos quartos-de-final da Liga Europa, tendo já vencido o West Ham United na primeira mão por 2-0. Mas justo será dizer que o campeonato germânico era o objetivo mais desejado. Para além de ter sido inalcançado até então, simboliza a superação ao gigante bávaro, Bayern de Munique, que tem sido o clube hegemónico no país. Por isso, o feito de ser campeão, ainda sem derrotas somadas e com mais cinco jornadas por disputar, mostra a perfeição exigida a um rival que quer destronar o líder da última década. Mas como é que um Bayer que não lutava pelo título há duas décadas construiu uma equipa capaz desta temporada impecável que estamos a assistir?

Tudo começou em outubro de 2022, quando, no 17º posto, despediu Gerardo Seoane e o substituiu com um treinador que, à altura, tinha apenas três épocas de experiência enquanto treinador sénior, todas nos escalões inferiores espanhóis com a Real Sociedad B. Fazer de 2022/23 memorável ia ser uma tarefa complicada, depois de um início tão duro, mas apesar das adversidades, Xabi Alonso atingiu o 5º lugar no campeonato e as meias-finais na Liga Europa. Um plano de jogo parecia assente e colocou-se na cabeça dos adeptos a questão de até onde poderia ter ido esta equipa se tivesse tido o treinador espanhol desde o início. A equipa jogava bem, mas se queria dar o próximo passo precisava de reforços do tamanho da ambição. Entre outros, Alejandro Grimaldo, Granit Xhaka, Jonas Hofmann e Victor Boniface chegaram no verão e inseriram-se imediatamente no onze inicial e, em maior destaque numa fase ou noutra, têm apresentado rendimento sempre que estão em campo e têm sido vitais para a manutenção da liderança ao longo da época. O Bayer joga, consistentemente, num 1-3-4-2-1 assimétrico com o ala direito mais projetado (quase como um extremo) que o ala esquerdo, um duplo pivô à frente da defesa e dois médios ofensivos atrás de um avançado. Alonso valoriza a bola e o controlo do jogo pela manutenção dela, e assim tem garantido sustentabilidade de resultados, semana após semana.

As boas notícias são que o sucesso pode não ser esporádico e que há intenções de clube e treinador em manter o conto de fadas para lá desta época. Após demasiados rumores a ligar Xabi Alonso com os cargos técnicos dos maiores clubes europeus, o espanhol confirmou que tenciona ficar na Renânia e comandar os “leões” nas campanhas de defesa da Bundesliga e de regresso à Liga dos Campeões. Teremos uma nova dinastia na Alemanha? Fica a questão, mas antes de olhar para o futuro e tentar responder às diversas questões que vêm aí, os adeptos do Bayer, mais que todos os outros, só têm de celebrar o maior feito da sua história.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Duarte, presidente da Câmara Municipal: «Campeão está de volta e o FC Porto está mais forte do que nunca»

Pedro Duarte, presidente da Câmara Municipal do FC Porto, recebeu a comitiva azul e branca e prestou declarações em dia de festa do clube.

Reinaldo Teixeira felicita FC Porto: «Um triunfo que já estava selado, mas hoje com uma festa vibrante e oficialmente assinalada»

Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, deu os parabéns ao FC Porto pela conquista da Primeira Liga. Eis a mensagem.

Geovany Quenda faz último jogo em Alvalade: «Tem sido difícil para mim, a despedida…»

Geovany Quenda falou sobre a despedida de Alvalade. Jovem dos leões está de saída do Sporting para rumar a Inglaterra.

Rafa Silva atinge marca especial no Estoril Praia x Benfica

Rafa Silva celebra o golo 100 pelo Benfica. Internacional português chegou à marca no jogo frente ao Estoril Praia.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas após nova conquista do FC Porto: «Somos o clube com mais títulos do futebol português e não temos de inventar taças latinas...

André Villas-Boas falou na festa do título do FC Porto. Dragões em festa depois da conquista do 31.ª campeonato nacional da sua história.

Borja Sainz em dia de festa do FC Porto: «Esta família merece o melhor»

Borja Sainz falou na festa do título do FC Porto. Dragões em festa depois da conquista do 31.ª campeonato nacional da sua história.

Pepê recorda época anterior e elogia Francesco Farioli: «É uma pessoa especial»

Pepê falou na festa do título do FC Porto. Dragões em festa depois da conquista do 31.ª campeonato nacional da sua história.