Liga Alemã: Depressa e bem não há quem

- Advertisement -

cab bundesliga liga alema

A segunda jornada do campeonato alemão teve o condão de confirmar algumas dúvidas e conseguir suscitar outras. Nos nove jogos realizados registaram-se quatro empates e em termos de golos foi um fim-de-semana apático.

A confirmação acabou por ser o Borussia Dortmund. A transformação que Tuchel está a trazer à formação que Klopp moldou tem sido a recuperação de valores e o aguçamento da capacidade de chegar à baliza adversária. A avalanche ofensiva traduz-se em muitos golos e a equipa voltou a golear por 0-4. Ginter, que jogou como lateral-direito, abriu o marcador, Reus fez golo na marcação de um pénalti sofrido por Schmelzer (incrível profundidade ofensiva que vem dando pela esquerda), Kagawa facturou com enorme classe e Aubameyang fechou as contas. O Ingolstadt não teve capacidade de contrariar o poderio dos amarelos e pretos e não conseguiu repetir o resultado da primeira jornada.

O campeão sofreu para vencer no campo do Hoffenheim e só na etapa final do jogo é que conseguiu consumar a reviravolta. Os pupilos de Pep estão habituados a fazer história mas neste jogo foram adeptos de um momento histórico. Um mau passe de Alaba deixou Volland isolado e o alemão, com Neuer pela frente, não tremeu e bateu o recorde de golo mais rápido de sempre da Bundesliga, marcando aos 8 segundos. Markus Gisdol montou uma equipa capaz de causar alguns calafrios ao Bayern e só se podem queixar deles próprios. Thomas Müller voltou a marcar – já é um dos candidatos a melhor marcador – e empatou o jogo para os bávaros, mas na recta final do jogo Boateng leva dois amarelos em dois minutos e concede um pénalti. Quando era expectável que o Hoffenheim passasse a ser o dono do jogo, o contrário aconteceu. Neuer assumiu o papel de melhor guarda-redes do mundo e defendeu o pénalti. O Bayern moralizou-se e foi através de uma jogada individual de Douglas Costa, quem mais, que conseguiu desbloquear o resultado através de Lewandowski – o craque polaco foi suplente mas era a referência ofensiva que estava a faltar no esquema de Guardiola.

aa
Volland marcou o golo mais rápido de sempre da Bundesliga
Fonte: Facebook do Bayern

As restantes vitórias deram-se em jogos bastante diferentes. O Bayer Leverkusen arrancou uma vitória a ferros e foi através de um livre teleguiado de Çalhanoğlu, provavelmente o maior especialista mundial, que conseguiram chegar à vitória. O Mainz impediu que o Gladbach de Lucien Favre conquistasse a primeira vitória e venceu por 1-2, com golos de Samperio e Clemens; o Hamburgo venceu em casa o Estugarda (3-2), num jogo onde Ginczek brilhou pelos visitantes com dois golos e Djourou deu a vitória no último minuto.

Num fim-de-semana de muitos empates, o Wolfsburgo viu Simon Zoller fazer um grande golo pelo Colónia e só chegou ao golo do empate através de Bendtner, que vai sendo uma arma secreta vinda do banco. A equipa de Dieter Hecking, tal como o Gladbach, está longe da forma da época passada e a iminente saída de Kevin De Bruyne terá certamente um efeito negativo. Noutro jogo com um grande golo, o Augsburgo empatou a uma bola com o Frankfurt e o destaque é o golo de antologia que Caiuby facturou. O recém-promovido Darmstadt continua sem perder e sem ganhar. O Schalke tinha a obrigação de vencer em casa mas os visitantes mostraram que não vinham para ser bobos da corte e foram mesmo os primeiros a marcar. A equipa da casa igualou através de Draxler (tem tudo para fazer uma grande época mas ainda pode deixar Gelsenkirchen) e estabeleceu um resultado que só beneficia os objectivos do Darmstadt. O primeiro jogo da jornada foi a previsão do que viria aí. O Hertha de Berlim jogou com o Werder Bremen e o resultado foi um empate a uma bola, com golos de Stocker para os da casa e Ujah, possante avançado nigeriano vindo do Colónia, para os visitantes.

Na segunda jornada já se destacam três equipas com duas vitórias em dois jogos: Borussia Dortmund, Bayern Munique e Bayer Leverkusen. A ida de De Bruyne para o Manchester City acaba por ser a notícia da semana – não fosse ele o melhor jogador da Bundesliga da época passada – e abala as ambições do Wolfsburgo.

Jogador da semana:

Hakan Çalhanoğlu – O maior especialista de livres do futebol alemão e provavelmente mundial. Incrível a capacidade que o jogador tem em colocar a bola com régua e esquadro através da marcação de bolas paradas. No jogo deste fim-de-semana decidiu com um livre fantástico e ainda fez estremecer o ferro noutro. Tecnicamente refinado, o turco ainda junta a sua fantástica capacidade de pressão, algo essencial na filosofia de jogo de Roger Schmidt.

Treinador da semana:

Thomas Tuchel – O treinador do momento. O Dortmund já vai na frente e com dois resultados volumosos. A equipa tem confiança e é incrível a mudança de mentalidade que Tuchel conseguiu implementar aquando da sua chegada. Mkhitaryan está pronto para ser figura de proa e Aubameyang prepara-se para assaltar o trono de melhor marcador, tudo graças a Tuchel.

Foto de Capa: Facebook do Bayer Leverkusen

Alexandre Ribeiro
Alexandre Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Nasceu com a bola nos pés mas rapidamente percebeu que fora de campo o proveito poderia ser maior. Desde cedo que se deixou fascinar pela força, beleza e capacidade de renovação que o futebol pode ter.                                                                                                                                                 O Alexandre não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Joan Laporta ao ataque: «Há certos árbitros que, quando nos apitam, nos fod**»

Joan Laporta, ex-presidente do Barcelona, deixou duras críticas às arbitragens nos jogos do clube espanhol.

Manchester United tem definido sucessor de Diogo Dalot em caso de saída do internacional português

O Manchester United prepara o cenário da saída de Diogo Dalot. Julian Ryerson, defesa do Borussia Dortmund, é o nome identificado.

Barcelona tem em cima da mesa proposta de 300 milhões de euros para vender jogador

O Barcelona pode bater todos os recordes de transferências se assim o quiser. Em cima da mesa culé há uma proposta megalómana por Lamine Yamal.

Caso dos emails: FC Porto condenado a pagar indemnização ao Benfica

O Tribunal Constitucional confirmou uma indemnização de 605 mil euros do FC Porto ao Benfica no âmbito do caso dos emails.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Zalazar deixa Braga desconfortável depois de dar entrevista sem autorização e pode sofrer consequências

Rodrigo Zalazar deu a entrevista ao jornal AS à revelia do Braga. Estrutura dos minhotos mostrou-se descontente com as palavras do médio.

José Mourinho criticado em Inglaterra após Benfica x Real Madrid: «Os comentários de José Mourinho são repugnantes e uma desgraça»

José Mourinho foi criticado por Jamie O'Hara na sequência da reação do técnico português ao alegado caso de racismo contra Vinícius Júnior.

Micael Sequeira assinala feito do Sporting apesar da eliminação: «Acabámos por ganhar a uma equipa que já existe desde 1970»

O Sporting perdeu nas grandes penalidades contra o Hammarby e foi eliminado da Europa Cup. Micael Sequeira, técnico leonino, falou no jogo.