O 11 do século XXI do BVB Dortmund

O BVB Dortmund terminou o século XX com uma das épocas de glória do clube. Depois de, nos anos 90, vencer duas Bundesliga, duas taças da Alemanha, uma Champions League e uma Taça Intercontinental, a formação da Vestefália do Norte voltou aos grandes triunfos após uma grande crise financeira.

Com o virar do século, e apesar da conquista do título em 2002, os auri-negros viram-se novamente num pesadelo graças a uma má gestão das finanças do clube. Num ato de fair-play, o FC Bayern Munique emprestou dois milhões de euros ao seu rival para conseguirem sobreviver. Depois de algumas vendas e dificuldades para se manterem na principal divisão alemã, os títulos voltaram à cidade de Dortmund.

A confiança depositada no novo treinador, Jurgen Klopp, e algumas contratações certeiras, foram o início de mais uma época gloriosa na história dos Schwarzgelben. Nos últimos anos, no entanto, algumas trocas com os Bávaros enfraqueceram o BVB Dortmund, mas tornaram o emblema do vale do Ruhr uma instituição estável e sem problemas financeiros.

Nesta edição do 11 do século, tive a difícil tarefa de escolher os melhores jogadores do BVB Dortmund desde 2000 até aos dias de hoje. Confesso que o mais difícil foi escolher entre tanta qualidade que os germânicos tiveram no meio-campo, mas optei por um 4-2-3-1 que provavelmente dava uma boa dor de cabeça aos adversários.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.