📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«O Sporting CP esteve interessado e tinha vontade de jogar em Portugal» – Entrevista BnR com Raffael

- Advertisement -

Na cidade de Monchengladbach, vive o clube da cidade que ainda sonha com o título da 1. Bundesliga esta época e tivemos a possibilidade de entrevistar Raffael, um dos jogadores mais influentes do Borussia VfL Monchengladbach. A inspiração do pai, a vinda madrugadora para a Europa, os grandes anos em terras germânicas e uma paragem atribulada em Kiev são os grandes temas da entrevista com o jogador. Para além de tudo isto, a relação com Portugal através do seu irmão Ronny e também a possibilidade de jogar no Sporting Clube de Portugal também foram abordadas!

– O passado no Brasil e a vinda para a Europa –

«Hoje, até fico mais satisfeito por saber que a situação é diferente porque os jogadores brasileiros mais jovens não têm muitas dificuldades para vir para a Europa».

BnR: Nasceu em Fortaleza (Ceará) e o seu pai foi jogador dos maiores clubes do Estado do Ceará, como o Ceará SC e o Fortaleza ES. Qual é que foi a importância do seu pai para que entrasse para o futebol?

Raffael: O meu pai teve toda a influência na minha decisão (risos). A cem por cento mesmo. Decidi tornar-me jogador de futebol porque o meu pai foi um jogador de futebol e essa influência devo totalmente a ele.

NESTE FIM DE SEMANA HÁ UMA BATALHA DE BORUSSIAS! RAFFAEL PODE SER OPÇÃO NA TURMA DE MONCHENGLADBACH CONTRA O BVB DORTMUND DE HAALAND! QUEM VAI VENCER? APOSTA JÁ NA BET.PT!

BnR: Começou por jogar Futsal em Fortaleza durante quatro anos. O quão importante foi a modalidade no seu crescimento enquanto jogador?

Raffael: O Futsal foi muito importante no início da minha carreira porque foi o meu primeiro contacto com a bola e nesta modalidade aprendes muitas coisas. E essas coisas que aprendi foram muito úteis para usar depois no Futebol de 11. Até hoje, às vezes, consigo fazer um passe como fazia na altura que praticava a modalidade.

BnR: Veio para a Europa muito cedo, com 18 anos, para jogar na Suíça no FC Chiasso. Qual é que acha que é a principal diferença, atualmente, da chegada de um jovem brasileiro à Europa com a sua chegada naquela altura em 2003?

Raffael: De 2003 para agora acho que mudou muita coisa, principalmente, no aspeto físico. Os jogadores hoje posso dizer que correm mais e têm muito mais um físico para essa caraterística. Hoje, até fico mais satisfeito por saber que a situação é diferente porque como disse eles [jogadores brasileiros mais jovens] não têm muitas dificuldades para vir para cá [Europa] visto que têm todo o apoio necessário e isso para um jogador é bom e ajuda muito a concentrar-se apenas no Futebol.

Raffael chegou à Europa para jogar no FC Chiasso e em duas temporadas marcou 30 golos em 61 jogos com a camisola do clube suíço!
Fonte: FC Chiasso

BnR: Qual seria o conselho que daria a um jovem jogador brasileiro que viesse jogar para um país totalmente desconhecido como aconteceu consigo?

Raffael: O meu conselho seria para começar a procurar o mais rapidamente possível adaptar-se ao país, aprender a língua e aprender a cultura do país – neste caso, se viesse para a Alemanha seria a alemã, que é uma cultura muito interessante. Acho que isto que disse ajuda à adaptação mais rápida de um jogador para não ultrapassar essas dificuldades.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United encantado com internacional inglês: jogador custa 85 milhões de euros

O Manchester United está disposto a avançar para a contratação de Elliot Anderson, médio que representa o Notingham Forest.

Vitória do Al Nassr de Cristiano Ronaldo continua a gerar polémica: ex-Sporting reagiu nas redes sociais

O Al Nassr bateu o Al Fayha por 2-1, com um golo aos 90+14'. O jogo está a gerar bastante polémica na Arábia Saudita.

Lionel Messi marca mas Inter Miami perde para os playoffs da MLS

Lionel Messi marcou um golo durante a madrugada, mas o Inter Miami perdeu frente ao Nashville por duas bolas a uma.

Benfica aumenta série sem perder frente ao Vitória SC na Primeira Liga: última derrota foi em 2012

O Benfica aumentou a sequência de jogos sem perder frente ao Vitória SC. A última derrota das águias frente ao emblema de Guimarães para o campeonato foi em 2012.

PUB

Mais Artigos Populares

Ian Cathro responde ao Bola na Rede: «Gostava mesmo muito de repetir este jogo, não sei, 7 vezes»

Ian Cathro marcou presença na sala de imprensa, após a goleada do Estoril Praia ao Rio Ave, por 0-4, na 10ª jornada da Primeira Liga.

Benfica tem baixa confirmada para o jogo frente ao Casa Pia

O Benfica já tem uma baixa confirmada para o encontro da próxima jornada: Nicolás Otamendi não joga com o Casa Pia.

Sotiris Silaidopoulos responde ao Bola na Rede: «Começamos o jogo sem agressividade e o Estoril aproveitou»

O Estoril Praia venceu o Rio Ave por 0-4 na Primeira Liga. Sotiris Silaidopoulos analisou o jogo em conferência de imprensa.