📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O substituto perfeito para Lewandowski

- Advertisement -

A notícia da transferência de Lewandowski para o Bayern de Munique não foi propriamente uma novidade. Há muito que se sabia que o avançado deixaria o Dortmund no final da temporada para se juntar a Götze na Baviera. Será uma baixa de peso para o Borussia, que assim se vê obrigado a ir ao mercado para contratar um goleador. Não é tarefa fácil, uma vez que Lewandowski é um dos melhores do mundo na sua posição, mas, na minha opinião, Edin Dzeko pode ser um substituto à altura.

O bósnio foi muito feliz com a camisola do Wolfsburgo / Fonte: http://i.telegraph.co.uk
O bósnio foi muito feliz com a camisola do Wolfsburgo / Fonte: http://i.telegraph.co.uk

Depois de ter dado nas vistas no Wolfsburgo, onde foi o melhor marcador do campeonato alemão, Dzeko rumou ao Manchester City, clube que pagou 35 milhões de euros pela sua contratação. Não foi, de todo, a melhor opção para a sua carreira. Nunca foi um indiscutível em Inglaterra – muito por culpa da enorme qualidade da concorrência –, isto apesar de ser um dos avançados mais eficazes do futebol europeu (na relação minutos-golos). Se estivesse num clube onde tivesse mais tempo de jogo, não tenho dúvidas de que o bósnio estaria ao nível dos melhores do mundo. É rara a ocasião em que entra em campo e não marca. Com Agüero lesionado, Pellegrini tem lançado Dzeko a titular e, para não variar, o ponta-de-lança não tem desiludido. Marcou ao West Ham para a Taça da Liga – prova em que é o melhor marcador – e voltou a fazê-lo no jogo com o Newcastle, para a Premier League. Apesar desta titularidade (provisória), penso que a saída do City é a decisão mais acertada para a carreira do goleador.

Dzeko é sinónimo de golos, mas não só. O bósnio é um ponta-de-lança extremamente completo, que não se limita a esperar pela bola. Joga muito bem de costas para a baliza e tem uma técnica invulgar para um jogador da sua envergadura (1,92m). Na grande área não costuma perdoar, seja com o pé direito, com o pé esquerdo ou de cabeça. Comparando-o com Lewandowski, ganha no jogo aéreo – capítulo em que é um dos melhores do mundo –, mas perde por não ser tão rápido e ágil como o polaco. Ainda assim, penso que, em termos globais, são avançados que têm muito em comum.

Dzeko em duelo com Kuba / Fonte: spox.com
Dzeko em duelo com Kuba / Fonte: spox.com

Se o Dortmund quiser dar luta ao Bayern, vai ter de investir a sério. O Borussia terá obrigatoriamente de abandonar a política que vinha seguindo nos últimos anos, até porque a chegada à final da Liga dos Campeões deu ao clube o estatuto de uma das melhores equipas da Europa. A contratação de Mkhitaryan por valores a rondar os 30 milhões de euros pode ser um indicador de que o emblema alemão está finalmente disposto a contratar jogadores “feitos”, que representem uma mais-valia no imediato. Nesse sentido, a aquisição de Dzeko seria perfeita. O avançado de 27 anos certamente veria com bons olhos um regresso ao campeonato alemão – que já conhece bem – e o Dortmund ganharia um ponta-de-lança que encaixa no modelo de jogo da equipa e que seria garantia de muitos golos. Se o negócio acontecer, arriscaria dizer que, em pouco tempo, o bósnio será capaz de fazer esquecer Lewandowski. Para já, Pellegrini sabe que tem um jogador que, quando entra em campo, é para fazer a rede balançar.

PS – Fez-se justiça. Cristiano Ronaldo é o vencedor do prémio para o melhor jogador do mundo no ano de 2013, conquistando a segunda Bola de Ouro da carreira. Parabéns, campeão!

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Ponck assina pelo AVS SAD até final da temporada

Carlos Ponck, internacional por Cabo Verde, está regressa à Primeira Liga para reforçar a defesa do AFS, atual último classificado.

Surpresa: Bruno Lage pode regressar ao ativo na Premier League

Bruno Lage está sem clube desde que deixou o comando técnico do Benfica. O treinador pode regressar ao Wolverhampton, conjunto da Premier League.

Hugo Almeida despedido na primeira experiência como treinador principal

Hugo Almeida, antigo avançado português, não resistiu à série de maus resultados e deixou o comando técnico do Hatayspor, da segunda divisão da Turquia, por mútuo acordo.

Will Still despedido do Southampton … a menos de 48 horas do lançamento do Football Manager 2026

Will Still, treinador belga, conhecido pela ligação curiosa ao famoso Football Manager, foi afastado do comando técnico do Southampton após um arranque de época dececionante.

PUB

Mais Artigos Populares

«Pode ser excessivo enquadrar isto no conceito de coação»: O que arrisca o FC Porto com a denúncia de Fábio Veríssimo? A análise de Diogo Soares...

O Bola na Rede entrou em contacto com Diogo Soares Loureiro, advogado especialista em Direito Desportivo, para saber as possíveis implicações para o FC Porto da denúncia de Fábio Veríssimo.

Juventus com baixa praticamente confirmada frente ao Sporting

Khéphren Thuram não deverá marcar presença na partida entre a Juventus e o Sporting, relativa à quarta jornada da Champions League.

FC Porto já prepara Europa League e Francesco Farioli chamou 2 jovens ao treino

O FC Porto treinou durante esta terça-feira, tendo em vista o encontro frente ao Utrecht, relativo à quarta jornada da Europa League.